Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Objetivo

O projeto Diálogos sobre Racismo, que promoverá uma série de debates on-line referentes ao tema, tem o propósito de ampliar o conhecimento de estudantes e de toda a sociedade acerca dos aspectos que envolvem a discriminação racial nos diversos espaços sociais.

Por meio de webinários gratuitos e abertos ao público em transmissão pelo YouTube, profissionais de várias áreas e ativistas do movimento negro discutirão a questão étnico-racial em suas múltiplas faces, possibilitando profunda reflexão aos participantes.

Com a proposta, a Universidade se posiciona publicamente no combate às inúmeras formas de violência geradas pela discriminação racial nas esferas sociais, a exemplo dos recentes acontecimentos mundo afora, como o assassinato do afro-americano George Floyd, que motivou uma série de movimentos antirracistas de repercussão global.

PROJETO PALAVRA LIVRE – DEBATES DIÁLOGOS SOBRE RACISMO 2023

CRONOGRAMA DE PALESTRAS

 

DATA/HORA TEMA PALESTRANTE CURRÍCULO LOCAL INSCRIÇÃO
26/10/2023
19h30 às 21h00
Educação amefricana: pensamento de Lélia Gonzalez.

Moderador: Prof. Dr. Guilherme Perez Cabral

Professora Luci Chrispin Pinho Micaela Currículo Prédio H02 Sala 900
Campus I

https://forms.office.com/r/0HPNAfrcmr

06/11/2023
19h30 às 21h00
Impactos psicossociais do racismo.

Moderador: Dra. Ana Carolina Lemos Pereira


Professora Maisa Elena Ribeiro
Currículo Prédio H02 Sala 900
Campus I

https://forms.office.com/r/AHVcjy2ZDC

16/11/2023
19h30 às 21h00
Racismo Institucional: o lugar da escola.

Moderador: Profa. Dra. Eliete Aparecida de Godoy


Professora Márcia Lúcia Anacleto de Souza
Currículo Prédio H02 Sala 900
Campus I

https://forms.office.com/r/9YdkhQ0mk2

23/11/2023
19h30 às 21h00
Educação para as relações étnico raciais nas engenharias, ciências exatas e tecnologias.

Moderador: Profa. Dra. Ivenise T. G. Santinon


Professor Huyra Estevão de Araújo
Currículo Bloco D
Sala 700
Campus I

https://forms.office.com/r/a4KSHpBvHk

30/11/2023
19h30 às 21h00
Sistemas de justiça e segurança pública e racismo estrutural.

Moderador: Prof. Dr. Luis Renato Vedovato


Dr. Elizeu Soares Lopes
Currículo Bloco D
Sala 700
Campus I

https://forms.office.com/r/DEvCryC2qz

07/12/2023
19h30 às 21h00
Necropolítica: a sombra da morte e a semente da resistência.

Moderador: Profa. Dra. Ana Paula Fraga Bolfe


Cláudio Aparecido da Silva.
Currículo Bloco D
Sala 700
Campus I

https://forms.office.com/r/rUssVSFHcd

Professora  Luci Chrispin Pinho Micaela.

Doutoranda na PPGE – UNICAMP; Mestre em Administração e Planejamento. História e Cultura Afro-brasileira – Centro de Estudos Afro-Brasileiro Cândido Mendes – RJ. Bacharel em Ciências Econômicas – PUC/ Campinas. Magistério.

Membro do Grupo de Pesquisa – Gepeja – Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens Adultos -UNICAMP. Membro Colaboradora na Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil – OAB Campinas. Membro e colaboradora do Coletivo de Mulheres Negras Teresa de Benguela. Membro da Coordenadora Municipal do Movimento Negro Unificado – MNU Campinas e Membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros – CADARA na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Secadi – Ministério da Educação.

Professora Maisa Elena Ribeiro.

Psicóloga Social, Mestre em Psicologia (PUCC); Doutoranda em Educação (UNICAMP), Professora e Coordenadora do Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais do Unisal-Unidade Campinas; Coordenadora do Núcleo Campinas da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP).

Professora Márcia Lúcia Anacleto de Souza.

Pedagoga, doutora em Educação pela UNICAMP, atualmente Orientadora Pedagógica na Rede Municipal de Campinas. Pesquisadora e formadora nos temas: infâncias negras e quilombolas; relações étnico-raciais, educação e formação de professores.

Professor Huyra Estevão de Araújo.

Graduado em Física, Mestre e Doutor na área de Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. Desde 2014, é Professor do IFSP. Em 2017-2018 foi Pesquisador Visitante Fulbright na University of South Carolina nos Estados Unidos.  Coordena e atua em Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de Materiais Cerâmicos Avançados, Formação de Professores, Promoção de Equidade de Raça e Gênero em na área de Ciências da Natureza, Tecnologias e Engenharias. Foi parte do comitê gestor do Projeto AFROIF CEERT. Atuou como Consultor Técnico-Pedagógico na construção dos Currículos de Referência da Educação Básica do IFSP entre 2018 e 2021. É atualmente parte da Coordenação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSP (NEABI-IFSP).

Dr. Elizeu Soares Lopes.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo participou da Coordenação das ações para a construção de projetos de Lei relacionados a inclusão social; Coordenação e elaboração de ações estratégicas para a participação na Comissão de Direitos Humanos; Realizou interface e controle de demandas variadas junto ao Executivo. Acompanhamento legislativo em diferentes comissões para elaboração de pareceres para projetos de lei e emendas constitucionais. Foi Ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo Responsável pelas atribuições de controle social e promoção de Direitos Humanos, nos termos da Lei Complementar nº 826, de 20 de junho de 1997.

Desenvolveu o Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo nas Instituições Policiais do Estado de São Paulo, com participação de diversos segmentos da sociedade civil,.com publicação de relatório final em Diário Oficial. Atuou na implementação de estratégias de inovação tecnológica e de aprimoramento das atividades da Ouvidoria e das Forças de Segurança.

Cláudio Aparecido da Silva.

Ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo. Atuou como Coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo/SP e também como Coordenador do SOS Racismo, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de 2019 a 2021, serviço da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que acolhe denúncias de crimes raciais.

Sua gestão como Coordenador de Políticas para a Juventude destacou-se por programas como o Juventude Viva, voltado para os territórios mais vulneráveis da cidade, o ingresso da Casa Ângela, para partos humanizados no SUS (Sistema Único de Saúde), enfrentamento à violência obstétrica que atinge majoritariamente meninas negras e periféricas, pesquisa que levantou informações sobre letalidade na cidade de São Paulo nos últimos 10 anos, além da ideia de ser levado ao Papa Francisco o disco dos Racionais MC´s, como um presente da cidade de São Paulo, entre outras.

Foi Secretário Nacional de Combate ao Racismo durante sete anos;
Apesar de ampla vivência em casos de racismo e violência policial, no movimento popular, garante que sua gestão será marcada pelo diálogo, e que fará tudo para que a Ouvidoria seja uma porta para todos: cidadãos e policiais, com suas denúncias, elogios e ideias, e uma ponte com as forças de segurança do estado para uma equilibrada distribuição de justiça e legitimação da atividade da atividade policial.

Parceiros

  • Centro de Referência em Direitos Humanos na prevenção e combate ao Racismo e discriminação religiosa;
  • Frente Regional de combate ao Racismo e todas as formas conexas de discriminação de Campinas e Região.

Webinars Racismo – Histórico

2 de Dezembro de 2021

25 de Novembro de 2021

18 de Novembro de 2021

11 de Novembro de 2021

05 de Novembro de 2021

21 de Outubro de 2021

Vídeos: “Espaços e saberes africanos”

Produção que aborda aspectos da cultura africana e afro-brasileira.

Samba de Bumbo Nestão Estevam

Cultura Negra – Fala da Júlia Madeira

Grupo Serrinha

Comunidade da Tradição do Culto Afro Ilesin Ogun Lakayie Osinmole

Espaço Gourmet Flor do Dendê

Comunidade Jongo Dito Ribeiro – Casa de Cultura Fazenda Roseira

Ilè Asé Obá Adákédájó Omí Aladò