PUC-Campinas e IAC assinam acordo para criação de Curso de Engenharia Agronômica

Será o primeiro curso de Agronomia de Campinas e as aulas começam em 2024

A PUC-Campinas assinou com o IAC (Instituto Agronômico) o acordo de cooperação para o oferecimento de seu novo curso de Engenharia Agronômica, que começará a funcionar em 2024. A assinatura foi firmada entre o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o diretor-geral do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Júlio Junqueira de Queiroz, e o Prefeito de Campinas Dario Saadi.

O evento ocorreu na tarde de terça-feira (27/06) na sede do IAC, durante as comemorações dos 136 anos do instituto de pesquisa. Também estiveram presentes Carlos Nabil Ghobril, Coordenador Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), e Luis Carlos Guedes Pinto, ex-Secretário Estadual e ex-Ministro da Agricultura.

Parceria PUC-Campinas e IAC from PUC-Campinas on Vimeo.

“Vocês não imaginam a emoção de estar aqui assinando esse convênio com o IAC, que é um patrimônio de Campinas e um orgulho para o Estado de São Paulo. Um instituto que marca a história de nossa cidade, vivendo e superando com ela momentos difíceis, como a febre amarela, depois a gripe espanhola e a crise da bolsa de valores em 1929, que destruiu a economia mundial, em especial a indústria cafeeira. Essa parceria que hoje nós firmamos ajudará novamente a cidade a atingir mais um novo patamar científico e tecnológico, dando força para o IAC tenha mais 136 anos de vida e a PUC-Campinas mais 82 anos. Nosso curso ajudará a trazer mais jovens para circular no dia a dia do IAC, trazendo novas ideias e ajudando a trilhar novos caminhos”, disse o Reitor Prof. Dr. Germano.

“O acordo com a PUC-Campinas permitirá o treinamento de novos profissionais na área que mais demanda e dá oportunidade de trabalho no Brasil atualmente, que é o agronegócio. De 1994 para cá aumentamos em 25 vezes o montante do valor movimentado pelo agronegócio brasileiro, criando empregos para nossos jovens. E agora, vamos oferecer para eles formação na área”, disse o diretor do IAC.

“O IAC é um orgulho de Campinas e, apesar de sua tradição, mostra com essa parceria com a PUC-Campinas que está pensando também em seu futuro, com a renovação de profissionais para a área de agricultura”, disse o prefeito Dario.

O secretário de Agricultura destacou a importância da parceria entre as instituições. “Tenho certeza que o curso de Engenharia Agronômica da PUC-Campinas com o IAC será um sucesso. Atualmente o agronegócio carrega a economia nacional, como Brasil na liderança mundial da produção agrícola e conservação ambiental, e a demanda por profissionais crescerá cada vez mais. Atualmente temos a China como um grande parceiro e acredito que a Índia será outro mercado com grande crescimento para nosso setor agrícola”, disse.

Perfil Profissional

O curso terá duração de 5 anos, com 60 vagas e uma carga horária de 3708 horas. Será oferecido em período integral (matutino e vespertino) nos quatro primeiros anos, buscando uma sólida formação nos conteúdos para a formação profissional e o desenvolvimento do cidadão. O quinto ano do curso, ofertado nos períodos vespertino e noturno, dará condições ao aluno para a realização de atividades profissionais ou profissionalizantes, em paralelo com o curso. Essa possibilidade vem ao encontro dos anseios de candidatos para o ingresso no mundo do trabalho.

O objetivo é formar engenheiros agrônomos com visão humanística, crítica, inovadora e multidisciplinar, atuante em projetos agroindustriais e do agronegócio, na gestão de políticas e de novos mercados no setor. O profissional deverá ser promotor e usuário das novas tecnologias no campo, objetivando a produção sustentável em sua prática profissional, pautada em princípios éticos e de responsabilidade ambiental e social.

A parceria com o IAC visa desenvolver ações inovadoras de caráter técnico e de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) para formação e inserção de novos talentos no agro brasileiro, com foco na estruturação regional de novos segmentos do agronegócio.

O curso buscará transformar conhecimentos teóricos em aplicados, por meio de atividades práticas a partir do desenvolvimento de Projetos Integradores (3° ao 8° período do curso). Haverá a possibilidade de realização dos Estágios Supervisionados e dos Projetos Finais de Curso nas dependências, laboratórios e áreas agrícolas experimentais do IAC, contando com o conhecimento e o material de trabalho dos seus pesquisadores. Serão realizadas visitas técnicas durante todo o curso nos Núcleos Regionais do Instituto.

IAC

O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas é instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas. Em 1892 passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.

Sua atuação garante a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo.

Marcelo Andriotti
27 de junho de 2023