PUC-Campinas é destaque em matéria de capa da Revista Ensino Superior

Periódico especializado mostra motivos da Universidade estar em ranking das melhores do mundo

A PUC-Campinas foi um dos destaques na edição da Revista Ensino Superior de agosto, em reportagem que foi matéria de capa sobre as instituições de ensino brasileiras que marcam presença em rankings internacionais. A Universidade entrou na lista das melhores do mundo da QS World Ranking, uma das duas avaliações de qualidade de ensino superior mais respeitadas no meio acadêmico internacional.

Na reportagem, o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior explica alguns dos principais motivos que levaram a PUC-Campinas a ser uma das 35 instituições brasileiras no ranking, estando entre as sete que não são financiadas por recursos estatais e a única entre elas fora das capitais.

Com o título “Comparação internacional ajuda a melhorar IES”, o periódico mostra que universidades brasileiras se destacaram em indicadores como qualidade do ensino e pesquisa, empregabilidade e internacionalização segundo o QS World Ranking.

O Reitor falou em entrevista sobre algumas das qualidades da PUC-Campinas. “Todos os nossos professores são qualificados, com 80% tendo doutorado e 95% pelo menos mestrado. Eles participam todo ano de uma oficina de capacitação para docentes e estamos atualizando nossos planos pedagógicos. Além das bolsas da Capes e CNPq, a universidade investe em bolsas, sendo mais de 150 de iniciação científica que nós patrocinamos em inovação tecnológica”, afirmou.

A publicação, que é voltada especialmente aos gestores de faculdades, centros universitários e universidades, ressalta que as melhores classificadas no ranking têm como características comuns a seleção de periódicos de alto nível para a publicação de artigos; corpo docente composto por doutores; sistemas de reconhecimento e avaliação dos professores; e planos de financiamento e incentivo a pesquisa com bolsas e premiações financeiras.

A PUC-Campinas também é reconhecida pela sua boa reputação com empregadores e a relação do seu meio acadêmico com o setor produtivo regional, nacional e internacional. “Há uma presença muito intensa dos nossos alunos em estágios no setor produtivo local com quase oito mil deles estagiando. Incentivamos que os alunos participem da vida de uma empresa, tanto na fase de estágio obrigatório como na residência tecnológica que temos em alguns cursos”, disse o Reitor.

Marcelo Andriotti
5 de agosto de 2022