Pela primeira vez desde sua implantação, em 2009, as Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Brasil puderam apresentar Projetos e Programas de Extensão no Edital ProExt 2015, publicado pelo Ministério da Educação, em parceria com dezoito Ministérios e Secretarias do Governo Federal.

A PUC-Campinas submeteu treze Projetos e dois Programas de Extensão ao Edital e, com exceção de apenas um projeto não classificado, os entregues foram avaliados positivamente no mérito com desempenho médio, numa escala que varia de 0 a 100, de 83,3 pontos para os Projetos e 91,8 para os Programas.

A Universidade obteve a aprovação de recursos para três Projetos e um Programa, perfazendo um total de R$ 448.311,90, o maior montante de recursos liberados dentre todas as Instituições de Ensino Comunitárias do Brasil.

Os projetos e programas classificados foram nas áreas de Educação, Cultura e Arte, Promoção da Saúde, Geração de Trabalho e Renda, Patrimônio Cultural Brasileiro, Direitos Humanos, Esporte e Lazer, Relação entre Estado e Sociedade e Meio Ambiente e Recursos Naturais.

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas, Profa. Dra. Vera Engler Cury, os projetos e programas classificados indicam que a Universidade está sintonizada com as diretrizes nacionais da extensão e com as demandas sociais. “Uma boa extensão universitária demonstra que estamos retornando à sociedade os recursos que são investidos na educação”, enfatizou.

"A publicação do resultado do Edital ProExt 2015, que se constitui como avaliação de mérito externa dos nossos Projetos e Programas, contribui para a qualificação da extensão na nossa Universidade. Os recursos liberados permitirão potencializar o número de alunos bolsistas trabalhando no desenvolvimento de atividades de extensão em parceria com as comunidades em nossa região”, acrescenta o Coordenador Geral dos Projetos de Extensão da PUC-Campinas, Prof. Dr. André Pires.

O Programa

Participam do ProExt as universidades públicas federais, estaduais e municipais, os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, os centros federais de educação tecnológica e as instituições comunitárias.

Para a edição 2015, o edital definiu um aumento do valor dos recursos, que podem ser destinados a programas com até dois anos de duração (até R$ 300 mil) e a projetos, com duração de um ano (R$ 100 mil).

Projetos classificados

Profa. Me. Beatriz Helena Bueno Brandão

“Comunidades Acessíveis: sensibilização para promover a inclusão”

Cultura e Arte