Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da PUC-Campinas realizou na quarta-feira (25), no Núcleo de Ação Social (NAS) – localizado na região do Real Parque, em Campinas – sua tradicional Ação Solidária. Foram mais de 150 alunos envolvidos, entre calouros e veteranos, em atividades como pintura, plantio de mudas, artesanato e muitas outras, com as mais de 40 crianças que estavam na Entidade.

Dois grafiteiros e também alunos da PUC-Campinas participaram da Ação colorindo os muros do NAS. Para a caloura Victoria Angeli Capovilla, a atividade, além de promover uma ação social, permite que os alunos trabalhem em equipe. “Podemos nos conhecer melhor fora das salas de aula”, constata.

A Ação Solidária da FAU é organizada pelos alunos envolvidos no Programa de Educação Tutorial (PET). Cerca de 17 alunos do PET participaram do evento, organizando as atividades e instruindo os calouros.

Aluna do segundo ano e umas das integrantes do Programa de Educação Tutorial, Lara Briane, revela que o PET também organiza diversos eventos dentro da Universidade. “A Ação Solidária é o primeiro evento do ano e seu objetivo é apresentar os novos alunos”, explica

A docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e tutora do PET, Profa. Dra. Renata Baesso Pereira, afirma que esse primeiro contato é fundamental para integrar os novos alunos com os veteranos. “É muito importante o contato dos estudantes com a comunidade, fora das paredes da Universidade, para que possam entender, como futuros profissionais, as reais demandas do mundo do trabalho”, assegura.

Para o Presidente do Comitê Permanente de Acolhida aos Calouros, Prof. Me. José Donizeti de Souza, a cultura das ações solidárias tem crescido na Instituição e deve continuar existindo. “Essa é uma parceria entre os alunos e a Universidade, na busca por acolher os ingressantes de maneira saudável”, finaliza.

A Ação Solidária da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo acontece desde 1999.

 

O NAS

O Núcleo de Ação Social (NAS) atende basicamente três grupos. O primeiro é composto por crianças de seis a 14 anos de idade; são cuidadas 90 crianças nesta faixa etária (duas turmas de manhã e duas turmas à tarde). Além das crianças, são atendidos cerca de 50 jovens, com idades de 15 aos 24 anos. No NAS são oferecidas aulas de informática, inglês e alguns cursos preparatórios para o mundo do trabalho. Existem também convênios com escolas de ensino profissionalizante.



Portal Puc-Campinas
27 de fevereiro de 2015