Estão abertas, até o dia 06 de novembro, as inscrições para o 1º Congresso Nacional sobre Inclusão de Pessoa com Deficiência da PUC-Campinas. O Congresso será realizado nos dias 6 a 8 de novembro, colocando em discussão temas relacionados às políticas públicas, ao papel do Estado e dos órgãos públicos, da Universidade, da sociedade civil e da iniciativa privada quanto aos direitos do cidadão deficiente.

A programação conta com palestras, mesas de discussões e apresentação de trabalhos científicos, mesclada por apresentações culturais. Paralelamente ao Congresso, ocorrerá o Festival de Arte Sem Barreira Albertina Brasil, da Funarte. Tanto as atividades científicas quanto as culturais ocorrerão no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas (Rodovia Dom Pedro I, km 136 – Parque das Universidades).

O Congresso busca estimular e reafirmar o compromisso com a reflexão e a ação dos agentes sociais em busca da superação dos obstáculos para o exercício da cidadania e da dignidade das pessoas deficientes, por intermédio do intercâmbio de experiências, da relação teoria e prática sobre inclusão e deficiência, da construção do conhecimento sobre o tema, na relação entre ensino, pesquisa e extensão.

O Programa Arte Sem Barreiras propõe ação de continuidade e o reconhecimento da arte como linguagem de integração e superação de barreiras e de aproximação dos diversos grupos culturais para alcançar uma sociedade inclusiva. Busca uma compreensão do fazer artístico das pessoas com deficiência, integrado à contemporaneidade estética e ao desenvolvimento sócio-econômico do país.

O Congresso e o Festival propõem ações que incorporarão uma mudança de olhar, ações imersas em perspectivas e repletas de ousadia, capazes de transpor desafios. Mais: um olhar além da diferença, com o sujeito interagindo com seus interlocutores, aproximando-se de formas culturalmente organizadas de ações, tornando-se o sujeito de seu próprio desenvolvimento, capaz de utilizar seus potenciais e possibilidades.

Serviço:
Informações sobre as inscrições e a programação completa do evento podem ser obtidas no Portal PUC-Campinas, www.puc-campinas.edu.br.

Serviço. O Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente (Ciad) completa 15 anos em 2006. Está localizado no Campus I da PUC-Campinas (Rodovia D. Pedro I, Km 136, Parque das Universidades). Mais informações pelo telefone (19) 3756-7116.

Este e outros press releases sobre a PUC-Campinas, assim como contato de fontes e canais para divulgação de pesquisas e envio de sugestões de pauta podem ser acessados no site da Assessoria de Imprensa – www.puc-campinas.edu.br/imprensa.

20 de outubro de 2006