Observatório PUC-Campinas
Observatório
PUC-Campinas
Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno
faefi_jogos_adaptados_08_10_2018 (7)

Projeto de Aluno da Educação Física promove a conscientização de crianças para o esporte inclusivo

Atividade faz parte do projeto proposto pela Disciplina de Estágio Supervisionado II

faefi_jogos_adaptados_08_10_2018 (2)

Para Lucas Henrique Barrozo, aluno do 6º período da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, a Disciplina de Estágio Supervisionado II exigia, mais do que um projeto, um propósito. Foi assim que ele conseguiu reunir cerca de 30 crianças para uma atividade inclusiva na Universidade.

Os alunos do 5º ano de uma escola municipal de Campinas foram à quadra coberta do Complexo do Centro de Ciência Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA), no Campus I, dia 8 de outubro. Lá, tiveram uma experiência de empatia que marcará o futuro de cada um.

faefi_jogos_adaptados_08_10_2018 (21)

A atividade proposta por, Lucas Henrique Barrozo, uniu o útil ao agradável ao propor o tema Esporte Adaptado para seu projeto da Disciplina de Estágio Supervisionado II, ministrada pela Profa. Me. Ana Cláudia Santurbano Felipe Franco.

Segundo Barrozo, por ter um aluno cadeirante na escola, os professores do Ensino Fundamental sugeriram que o projeto trabalhasse a inclusão e, por conta do espaço, ele, então, sugeriu trazer os alunos para a Universidade para que eles pudessem vivenciar os esportes adaptados. “A ideia inicial é eles vivenciarem todas as modalidades coletivas e individuais para pessoas com deficiência para eles verem como é difícil, mas ao mesmo tempo perceberem que é possível uma pessoa com deficiência participar de um esporte, competir, correr, brincar, que ela pode fazer tudo”, explicou.

A ideia foi abraçada pela escola, de acordo com a professora da Escola Municipal Maria Luiza Pompeo de Camargo, Maria Cristina Torres, que ressaltou a importância da ação para a construção da cidadania. “Com certeza vai ser uma geração muito melhor que a minha foi, entendendo e sentindo a diversidade, acima de respeitar e muito longe de só tolerar, precisa compreender”, finalizou.

faefi_jogos_adaptados_08_10_2018 (14)

Confira também o vídeo:


Pesquisar

Veja também

20 Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica e de Extensão são premiados

Presidente da OAB Campinas considera o Mestrado em Direito um marco para a cidade

Lista de aprovados no Vestibular 2019 para o Curso de Medicina

Processo Seletivo de Teologia – 1º semestre de 2019

Premiação dos Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica e de Extensão