Professora da PUC-Campinas lança livro infantil de contos em espanhol

Obra é destinada a crianças a partir de 8 anos, jovens e estudantes de espanhol em geral

Paula Yáñez Baz, professora de espanhol da PUC-Campinas, lançou dia 5 de dezembro, em Campinas, o livro “Explorando el mundo con Aitana. México”, com ilustrações de Fernanda Leite. Os contos sobre viagens feitas pela autora são contados por um personagem inspirado na sua sobrinha. Além de ser voltada para o público infantil e juvenil, a obra também é indicada para estudantes de espanhol em geral.

Nascida em Málaga, Espanha, Paula está na Universidade por meio de um acordo firmado entre a PUC e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI) para incentivar o aprendizado da língua espanhola. A professora desenvolve atividades junto à Faculdade de Letras e à Coordenadoria de Cursos de Extensão, por meio dos cursos do idioma abertos a todos os alunos, professores e funcionários da Universidade.

“Eu escrevi contos que são ‘narrados’ pela minha sobrinha, que fala sobre minhas viagens e experiências em cada um dos lugares que eu já visitei ou onde morei. O primeiro a ser lançado é sobre o México, e depois serão abordados mais cinco países: Peru, Costa Rica, Chipre, Irlanda e Brasil”, disse Paula.

No livro ela fala sobre curiosidades da cultura, dos costumes, dos lugares, da gastronomia e outros temas de um jeito fácil de entender tanto para crianças após 8 anos como para estudantes de espanhol. No final do livro também há algumas perguntas de compreensão.

Além de aproximar ao leitor a cultura e a língua espanhola, a autora busca transmitir valores sobre feminismo, antifascismo, antirracismo, cuidado com a natureza, ao próximo etc.

Ela também criou uma conta de instagram : @lasaventurasdeaitana19 e um blog: lasaventurasdeaitana.com  , com curiosidades sobre a cultura de países de fala hispânica, assim como dicas sobre a língua espanhola.

Marcelo Andriotti
1 de dezembro de 2021