Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Professor Pesquisador da PUC-Campinas integra Comissão que avalia Educação Superior no INEP 

Prof. Dr. Adolfo Ignacio Calderón compõe lista divulgada pelo Ministério da Educação com outros 41 especialistas

O Prof. Dr. Adolfo Ignacio Calderón Flores, titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenador do Grupo de Avaliação, Políticas Educacionais e Sistemas Educacionais (GRAPSE) da PUC-Campinas, teve seu nome incluído em lista divulgada pelo Ministério da Educação no dia 30 de agosto, que lhe confere a condição de membro da Comissão de Assessoramento para Revisão e Avaliação da Educação Superior do INEP.

Junto a outros 41 especialistas, o pesquisador terá a responsabilidade de revisar os fundamentos teóricos e metodológicos da avaliação da educação superior realizada no Brasil, podendo propor o aperfeiçoamento dos processos avaliativos e estatísticos, bem como contribuir com a melhoria da avaliação de desempenho dos estudantes e da formação e capacitação de servidores do INEP.

Para Calderón, a indicação representa um enorme reconhecimento, sobretudo por compor uma Comissão formada por importantes professores, pesquisadores e gestores, como o coordenador da Área de Educação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Robert Evan Verhine, o ex-presidente do INEP Reynaldo Fernandes, que se destacou pela criação do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), além de outros grandes especialistas no campo da avaliação.

“Fora isso, a nomeação prestigia o trabalho desenvolvido pela Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, por meio do Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE), espaço no qual são realizadas pesquisas e se formam mestres e doutores no campo da avaliação da educação superior”, destaca.

Prof. Dr. Adolfo Ignacio Calderón

É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil e membro titular do Conselho Científico da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). Coordenador acadêmico da Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior (REDE RANKINTACS) e coordenador do Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE) da PUC-Campinas.



Vinícius Purgato
3 de agosto de 2019