Prof. Dr. Arthur da Motta Trigueiros Neto

Procurador do Estado de São Paulo

Autor de mais de 20 livros publicados por diversas editoras (Saraiva, Método, Impetus, Foco etc.), entre eles o “Manual de Ética Profissional do Advogado”, da Editora Foco, lançado no dia 23/5/2017 no Auditório Cardeal Agnelo Rossi (Campus I), quando ministrou palestra sobre Ética profissional aos alunos e Professores da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, o Procurador do Estado de São Paulo, Prof. Dr. Arthur Trigueiros foi estudante da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, entre 2000 e 2004.

Com 35 anos de idade, o Prof. Dr. Arthur Trigueiros foi o mais jovem Procurador do Estado de São Paulo, de seu concurso, a atingir o nível superior de sua carreira (nível V), espelhando na trajetória profissional seu desempenho acadêmico exemplar.

Confira abaixo entrevista com o Prof. Dr. Arthur Trigueiros.

Portal Alumni PUC-Campinas: Por que o senhor escolheu a PUC-Campinas para realizar sua Graduação?

Prof. Dr. Arthur Trigueiros: Escolhi a PUC-Campinas por sua tradição e reputação. Somente prestei vestibular para a PUC-Campinas.

Portal Alumni PUC-Campinas: Como acredita que o Curso de Direito na PUC-Campinas efetivamente contribuiu para o seu aprendizado e para ingressar em sua trajetória profissional?

Prof. Dr. Arthur Trigueiros: Tudo o que aprendi durante a graduação foi fundamental para minha aprovação no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e na Procuradoria Geral do Estado de SP (PGE-SP). A dedicação dos professores e a forma de transmitir o conhecimento permitiram-me absorver o suficiente para a construção de um conhecimento teórico sólido, essencial para a vida profissional.

Portal Alumni PUC-Campinas: Em sua passagem pela PUC-Campinas, gostaria de citar alguma ação mais marcante ou uma lembrança que possui de algum docente em especial?

Prof. Dr. Arthur Trigueiros: Durante a graduação tive muitos momentos marcantes, especialmente o de ter conhecido minha esposa, com a qual tive a felicidade de ter dois filhos (um casal). Quanto às lembranças de professores, todos, em maior ou menor grau, me marcaram positivamente. Por conta de eu ter sido monitor de Processo Civil (Prof. Denis) e de Penal (Prof. Paiva), descobri em mim a vontade de lecionar, profissão da qual me orgulho de exercer desde o ano de 2005, concomitantemente com a Procuradoria do Estado de São Paulo.

Portal Alumni PUC-Campinas: Quais são suas melhores lembranças na PUC-Campinas?

Prof. Dr. Arthur Trigueiros: São muitas lembranças positivas, entre elas destaco as amizades duradouras, inclusive com companheiros da Procuradoria, como o Dr. José Renato Rocco, padrinho de meu casamento.

Portal Alumni PUC-Campinas: Você ainda mantém vínculo com a PUC-Campinas?

Prof. Dr. Arthur Trigueiros: Sim, principalmente por meio de palestras as quais sou convidado e tenho muita alegria em participar.

Portal Alumni PUC-Campinas: Em sua opinião, que relação uma Instituição de ensino deveria ter com seus egressos?

Prof. Dr. Arthur Trigueiros: A manutenção do vínculo entre Instituição e egressos é muito importante. Acredito que a Instituição deva fomentar encontros, participação em eventos internos, enfim, estimular que os egressos compartilhem suas experiências com os novos alunos, um aprendizado fundamental para quem está desbravando o início profissional.

Portal Alumni PUC-Campinas: Quais são suas atividades preferidas nas horas livres?

Prof. Dr. Arthur Trigueiros: Sempre gostei de ler. Incentivado pelo meu pai, desde jovem tenho o hábito de ler autores como: Gabriel Garcia Marquez, José Saramago, Jorge Amado, entre outros. O gosto pela leitura me auxiliou demais na Faculdade de Direito e hoje divido meu tempo vago com a família e as leituras, sejam as específicas do universo jurídico, como os grandes autores da literatura nacional e mundial.

Portal Alumni PUC-Campinas: Gostaria de deixar um conselho aos alunos de Direito da PUC-Campinas?

Prof. Dr. Arthur Trigueiros: Embora possa parecer clichê, meu conselho é: Estudem! Estudem muito! Uma graduação bem feita vai ser fundamental para o sucesso profissional. A dedicação de hoje é a colheita da vitória de amanhã.

Armando Martinelli Neto
1 de dezembro de 2017