Formar docentes e pesquisadores de alto nível na área de Psicologia contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade do ensino da graduação no país e da produção de conhecimentos científicos.
Objetivos
Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas foi criado no final da década de setenta. Originou-se a partir de um Curso de Especialização que ao consolidar-se oportunizou a criação de um Mestrado Acadêmico com uma área de concentração em psicologia clínica. Do ponto de vista teórico foram respeitadas as duas principais abordagens que já estavam presentes na formação dos graduandos do então Instituto de Psicologia – comportamental e psicanalítica. A construção do curso de Mestrado contou com a vinda de docentes prestigiados, reconhecidos tanto no Brasil quanto no exterior, que contribuíram para a formação dos primeiros mestres em Psicologia Clínica da Universidade e da região. Do final dos anos 70 ao início dos 90, foram formados 125 mestres em Psicologia Clínica e o corpo docente do programa integrava quinze pesquisadores. A partir de 1990, em função de uma demanda crescente, foi criada uma nova área de concentração no mestrado – psicologia escolar. Com o funcionamento desta nova área, várias mudanças ocorreram, dentre elas a reestruturação do espaço físico e a ampliação do corpo docente. A diversidade de posicionamentos teóricos e o contexto propício ao debate científico contribuíram para o necessário amadurecimento do Programa, qualificando-o para a submissão à CAPES da proposta do curso de Doutorado que contou com a aprovação, apoio e entusiasmo institucional. O incentivo havia surgido dos próprios avaliadores da CAPES que consideraram que já havia maturidade suficiente para a criação do nível doutorado de forma a tornar o Programa completo. Em 1995, inicia-se o doutorado em Psicologia da PUC-Campinas, constituindo-se na primeira experiência institucional neste nível de formação.
De maneira processual e contínua, a PUC-Campinas foi respondendo a evolução das políticas públicas para o ensino superior brasileiro e constituindo, em seu âmbito, as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisa, desde a implantação do Programa de Iniciação Científica filiado ao PIBIC/CNPq até a implantação de uma carreira docente que prioriza a vinculação em tempo integral de todos os docentes pesquisadores com a Universidade, com metade das horas destinadas exclusivamente ao desenvolvimento de projetos de pesquisa no contexto dos Grupos de Pesquisa institucionais certificados junto ao Diretório de Grupos de CNPq. De modo análogo, a Faculdade Psicologia ao longo das décadas vem reestruturando seu currículo de forma a atender não só às diretrizes da área, mas também às mudanças estruturais da própria sociedade brasileira com repercussões para a categoria profissional do Psicólogo. As reestruturações curriculares objetivam, dentre várias dimensões, a integração da pesquisa com o ensino, da graduação com a pós-graduação, qualificando a formação do psicólogo de maneira integral e inserindo-o nos debates nacionais.
A Pós-Graduação Stricto Sensu, por outro lado, foi se ajustando às mesmas exigências, reformulando suas linhas de pesquisa e produção para dar consistência à área de concentração PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO E CIÊNCIA, que passou a caracterizar o Programa como um todo a partir de 2005. A estrutura curricular atual permanece com uma única área de concentração e duas linhas de pesquisa – intervenções psicológicas e processos de desenvolvimento humano, e instrumentos e processos em avaliação psicológica – em relação às quais integram-se grupos de pesquisa que contemplam a diversidade de teorias e práticas que constituem a profissão.
Público Alvo
Graduados em Psicologia e áreas conexas.
Processo Seletivo
Período de Inscrições: de 1º de outubro a 3 de novembro de 2021 |
documentos necessários - clique aqui calendário - clique aqui |
O Processo de Seleção é composto das seguintes fases:
- 1ª fase eliminatória: prova de conhecimentos e suficiência em língua estrangeira, além de prova de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros;
- 2ª fase eliminatória: entrevista, a ser realizada por docentes designados pelo Programa em função das linhas de pesquisa;
- 3ª fase classificatória: média geral obtida a partir das notas parciais da prova de conhecimentos, do anteprojeto, do currículo e da entrevista.
Orientações gerais:
Em virtude da pandemia de COVID-19 (novo coronavírus) que acomete o país, as provas de conhecimentos específicos e os exames de suficiência em língua estrangeira do Processo Seletivo 2022 dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-Campinas serão realizados de forma remota, sendo certo que o link para acesso à plataforma será enviado ao e-mail cadastrado no ato da inscrição.
Dias antes da realização das provas, a Coordenadoria do Programa encaminhará um link de acesso à plataforma que será usada para o teste dos equipamentos e explicação dos procedimentos.
Ressaltamos que, para a realização das provas e para o teste da plataforma, será necessário utilizar equipamento que possua câmera instalada ou integrada ao computador. Durante todo o período de execução da prova, o candidato deverá permanecer com sua câmera ligada e manter o seu rosto visível, de modo que o seu descumprimento poderá ser motivo de desclassificação imediata ou posterior do candidato.
Caso o candidato tenha que se retirar do local de prova para ir ao banheiro, deverá solicitar autorização, por escrito, no chat, ao Coordenador de Sala e, nesse caso, o candidato deverá estar ciente que não poderá desconectar-se do sistema, que o tempo perdido não será adicionado ao tempo total de prova.
O candidato deverá realizar a prova de forma individual, sem comunicação com qualquer pessoa e por qualquer meio, exceto com o Coordenador de Sala, e em ambiente sem a presença de qualquer outra pessoa durante todo o período de prova, sendo o seu desrespeito motivo de desclassificação.
É de responsabilidade do candidato dispor de toda a infraestrutura para a realização das provas e entrevistas no formato on-line, conforme calendário determinado pelo respectivo Programa de Pós-Graduação. A PUC-Campinas não se responsabiliza por problemas de ordem técnica dos computadores, por falhas de conexão com a Internet, por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação, queda de energia ou quaisquer outros fatores que impossibilitem a realização da prova.
Considerando a necessidade de digitação de respostas, recomendamos a utilização de computadores desktop ou portáteis (notebook).
Caso falte energia elétrica ou ocorra falha de conexão com a Internet, o candidato deverá reiniciar a máquina, seguir os mesmos passos do início e dar continuidade à prova, a partir da questão em que parou, não sendo acrescentado tempo adicional de prova, após o término, para a sua finalização.
A convocação para a 2ª fase, que se refere à etapa das entrevistas, será divulgada na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade, de acordo com calendário estabelecido.
As entrevistas serão realizadas com cada candidato individualmente e de forma virtual, em horário previamente determinado. Um novo link para acesso à plataforma, correspondente à etapa de entrevista, será encaminhado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição para os candidatos convocados.
O resultado final do processo seletivo e a convocação para matrícula serão divulgados conforme o calendário na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.
Procedimento para confirmação da inscrição:
Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.
A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da conferência dos documentos comprobatórios anexados ao Formulário de Inscrição, além do pagamento da taxa de inscrição.
Obs.: A inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.
Obs. 2: As inscrições realizadas em 03/11/2021 devem ser pagas, exclusivamente, por meio da opção "cartão de crédito".
Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e/ou sobre o curso, por gentileza, entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico identificado na página do respectivo Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.
Calendário do Processo Seletivo:
Prova escrita de conhecimentos específicos
08/11/2021 (das 9h às 12h)
Exame de suficiência em língua estrangeira
Língua Inglesa
08/11/2021 (das 14h às 17h)
Exame de suficiência em língua portuguesa (para candidatos estrangeiros)
09/11/2021 (das 14h às 17h)
Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória)
19/11/2021 (às 17h)
Entrevistas
23 e 24/11/2021
Publicação dos resultados classificatórios
10/12/2021 (às 17h)
Todas as etapas do processo de seleção serão realizadas de forma remota, conforme descrito nas Orientações Gerais.
Documentos Necessários
Para o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, será necessário anexar os seguintes documentos:
- Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, a ser documentado/comprovado em campos específicos do formulário. (Em caso de dúvidas sobre a comprovação do Currículo, por gentileza, entrar em contato com a Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico).
- Histórico Escolar do Curso de Graduação *
- Diploma do Curso de Graduação *, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação) **
- RG (ou RNE, se estrangeiro)
- CPF
- Anteprojeto de Pesquisa
* Só serão aceitos os diplomas de Graduação emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.
** OBS.: Por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.
Anteprojeto:
O anteprojeto deverá ser apresentado de maneira clara e resumida ocupando, no máximo, 10 páginas digitadas em espaço 1,5, letra Arial 12.
Deverá apresentar: Título; Justificativa (científica, social, pessoal para realização da pesquisa); Fundamentação teórica (referencial teórico e conceitos básicos envolvidos nos eixos dos fundamentos); Métodos (fundamentos metodológicos, participantes, material e procedimento); Plano para Análise dos Resultados; Cronograma; Referências Bibliográficas.
Observação: Trata-se de um anteprojeto, que deve exclusivamente fornecer ao colegiado do Programa condições para identificar possibilidades de acolhida do candidato nas diferentes Linhas de Pesquisa, bem como dar indicações do grau de familiaridade do candidato com o campo da pesquisa/ciência.
ANDRÉ LUIZ MONEZI ANDRADE - Doutor
JOÃO CARLOS CASELLI MESSIAS - Doutor
LETICIA LOVATO DELLAZZANA ZANON - Doutora
RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO - Doutora
RODOLFO AUGUSTO MATTEO AMBIEL - Doutor
SOLANGE MUGLIA WECHSLER - Doutora
SONIA REGINA FIORIM ENUMO - Doutora
TANIA MARA MARQUES GRANATO - Doutora
TATIANA DE CASSIA NAKANO PRIMI - Doutora
- CAPES/MEC (*): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.
- CNPq/MCTIC (*): Mestrado (GM).
* As bolsas da CAPES/MEC e do CNPq/MCTIC dependem de disponibilização e/ou manutenção das cotas institucionais pelas Agências de Fomento do Governo Federal.
- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.
- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar respeitando o número de cotas disponível por ano no Programa de Pós-Graduação.
- Núcleo de Atenção Solidária (NAS)/PUC-Campinas: em atendimento às normas do Edital publicado anualmente, bolsa não-restituível nos termos da Lei no 12.101/09 e da Portaria Normativa no 15, de 11 de agosto de 2017, do Ministério da Educação (MEC).
Maiores informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.
A PUC-Campinas realiza, anualmente, um processo de seleção para ingresso de novos alunos regulares em seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. As inscrições ocorrem, regularmente, no mês de outubro, e a seleção, no mês de novembro.
O Processo de Seleção contempla as seguintes etapas:
- Prova dissertativa de conhecimentos da área;
- Análise pontuada do curriculum vitae do candidato;
- Prova de suficiência em língua estrangeira;
- Análise pontuada do anteprojeto de pesquisa;
- Entrevista.
O número de vagas é fixado, anualmente, pela Reitoria, ouvida a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Para a conclusão (*) do Mestrado em Psicologia como Profissão e Ciência, visando o título de Mestre, são necessários um total de 32 créditos, assim distribuídos:
1) 03 disciplinas obrigatórias de 03 créditos, perfazendo um total de 09 créditos;
2) 03 disciplinas eletivas de 03 créditos, perfazendo um total de 09 créditos;
3) 03 Módulos de Seminário Avançado de Pesquisa – disciplina obrigatória de 02 créditos, perfazendo um total de 06 créditos;
4) Aprovação em Exame de Qualificação: até o final do terceiro semestre de curso de Mestrado, o aluno deverá submeter seu projeto de dissertação a um Exame de Qualificação.
5) Dissertação: 08 créditos.
(*) Para a obtenção do título de Mestre, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
As disciplinas obrigatórias são especificadas a seguir:
- Ensino e Supervisão em Psicologia
- Métodos de Pesquisa em Psicologia I
- Métodos de Pesquisa em Psicologia II
A duração mínima do Mestrado em Psicologia como Profissão e Ciência é de 12 e a máxima de 24 meses.
Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:
1º semestre | 2º semestre | 3º semestre | 4º semestre |
---|---|---|---|
Obrigatória (1) | Obrigatória (3) | Eletiva (3) | Orientação |
Obrigatória (2) | Eletiva (2) | SAP III | - |
Eletiva (1) | SAP II | Orientação | - |
SAP I | Orientação | - | - |
Orientação | - | - | - |
Disciplinas
A CONDIÇÃO HUMANA NO TRABALHO
A ÉTICA DO CUIDADO NA PSICOTERAPIA: ESTUDOS SOBRE OS TEMAS E PROBLEMAS ATUAIS DAS PRÁTICAS PSICOTERÁPICAS
A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI
A TEORIA DE HENRI WALLON E ASPECT AFETIVOS DESENV
ASPECTOS CLÍNICOS E TEÓRICOS DO MÉTODO DE PESQUISA E DE TRATAMENTO NA PSICANÁLISE
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA PEDIÁTRICA
AVALIAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA:PROC INSTRUM (M-D)
CLÍNICA E PESQUISA PSICANALÍTICA DA MATERNIDADE
DISSERT MESTRADO-PSICOLOGIA (M)
ENSINO E SUPERVISÃO EM PSICOLOGIA (M)
ESTÁGIO DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO (M)
ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS HUMANAS
ESTUDOS AVANÇADOS DO DESENVOLVIMENTO
HUMANISMO EM PSICOLOGIA CLÍNICA (M-D)
IDENTIFICAÇÃO DA CRIATIVIDAD E ESTILOS PENSAR(M-D)
INVESTIGAÇÃO E PSICANÁLISE:MÉTOD PSICANALÍTIC(M-D)
LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA I (M)
MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA II (M)
O COTIDIANO NA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
ORIENT DISSERTAÇÃO MESTRADO (M)
PESQ PSICOLOGIA:DESENVOLVIM METODOLÓGICOS(M-D)
PRÁT PSICOLÓGICAS CLÍNICAS EM INSTITUIÇÕES (M-D)
PROCEDIM EXPR TRANSIC PESQ CLÍN IMAG COLET (M-D)
PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE
PROCESSOS DE STRESS, COPING E SAÚDE
PROCESSOS PSICOTERÁPICOS E TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO PSICOAFETIVO
PSICANÁLISE E NARRATIVA
PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E MUDANÇA SOCIAL (M-D)
PSICOLOGIA CRÍTICA: TEORIA E PRÁTICA
PSICOLOGIA E INCLUSÃO: PERSPECTIVAS TEOR-PRÁTICAS
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (M-D)
PSICOLOGIA ESCOLAR: QUESTÕES E CONTROVÉRSIAS (M-D)
PSICOMETRIA
QUESTÕES E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO COGNITIVA
SAÚDE MENTAL E TRABALHO
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA I (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA III (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA IV (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA V (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA VI (M-D)
TEMAS AVANÇ DESENVOLV CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO(M-D)
TENDÊNCIAS AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICO-EDUC(M-D)
TÓPICOS EM PSICOLOGIA
Atenção psicológica clínica em instituições: prevenção e intervenção
O grupo vem desenvolvendo pesquisas científicas sobre práticas psicológicas clinicas que privilegiam modalidades diferenciadas de atencão psicológica em contextos institucionais variados. Objetiva-se a proposição de programas de prevenção e intervenção clínicas que possam gerar serviços de atenção psicológica adequados as necessidades de indivíduos e coletivos. Os pesquisadores compartilham, além da linha de pesquisa, a intenção de elaborar, a partir de uma compreensão da prática, uma redefinição do conceito tradicionalmente associado à psicologia clínica, de modo a legitimar modalidades de atenção psicológica outras, que constituam uma perspectiva ampliada em relação aos modelos psicoterápicos tradicionais. A partir de uma interlocução, fenomenologicamente fundada, entre perspectivas humanistas e winnicottianas, encontra-se em pleno desenvolvimento uma reflexão metodológica centrada no uso de narrativas, que permite uma aproximação heuristicamente fecunda ao acontecer clínico, o que vem produzindo interessantes reflexos em teses, dissertações e artigos. Além disso, o cultivo de pesquisas de caráter etnográfico tem permitido a inclusão do contexto institucional como inerente à proposta de intervenção. Criou-se no âmbito da PUC Campinas um Laboratório de Pesquisa intitulado " Laboratório de Psicologia Clínica Social," como um desdobramento das iniciativas das pesquisadoras, com o objetivo de abrigar um Acordo de Cooperação internacional com a Universidade de Paris X, mais especificamente com o Laboratoire de Psychologie des Atteints Somatiques et Identitaires. Todas estes empreendimentos inserem-se no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- TANIA MARA MARQUES GRANATO
- VERA ENGLER CURY
Avaliação psicológica do potencial humano
Tem por objetivo desenvolver instrumentos e processos para avaliação de potencial humano em diferentes áreas: cognitiva, criativa, emocional e social. Desenvolve estudos e pesquisas para construção e/ou adaptação de testes, escalas, inventários, assim como outras medidas, que possam subsidiar o processo de avaliação psicológica de crianças, jovens e adultos, nos mais diferentes contextos. Este grupo está sediado no Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas (LAMP), na PUC-Campinas, criado em 1994 e tem atuado nas seguintes temáticas: a) avaliação da inteligência; b) avaliação e desenvolvimento da criatividade; c) avaliação do temperamento e tipos psicológicos; d) avaliação dos estilos de pensar; d) identificação de lideranças; e) avaliação do desenvolvimento infantil; f) identificação de indivíduos com altas habilidades; g); avaliação da personalidade . Suas produções envolvem a publicação de artigos, manuais de testes psicológicos, livros, participação em associações científicas.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- SOLANGE MUGLIA WECHSLER
- TATIANA DE CASSIA NAKANO PRIMI
GEPINPSI - Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação
As repercussões seguem sendo a continuidade, por mais de uma década, de aprimoramento e disseminação de ação preventiva em contextos educativos e comunitários, pela via da participação social e da organização coletiva. O grupo está organizado pelo aprofundamento da praxis que integra teoria e prática, com fundamentos da Psicologia da Libertação de Ignácio Martín-Baró, Psicologia Crítica Alemã de Klaus Holzkamp e Historico- Cultural com a interlocução de diferentes países, principalmente do continente americano e europeu em países com Dinamarca, Alemanha, Inglaterra e Grécia. As contribuições do grupo desenham um modelo de atuação profissional em comunidades e escolas públicas, formula políticas públicas para Educação, Assistência Social e Direitos Humanos. Visa a descolonização da Psicologia para o contexto brasileiro repercutindo na formação de novos profissionais para a área e para acompanhar o desenvolvimento integral de crianças.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO
Processos de Constituição do Sujeito em práticas educativas
Desenvolvem-se pesquisas que visam compreender e analisar os processos de constituição de sujeitos em práticas educativas, focalizando os aspectos psicossociais que os caracterizam. Assumem-se os pressupostos teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural, sobretudo os de Vigotski e seus seguidores. Utiliza-se a arte como mediação dos processos psicológicos para acessar as vivências dos sujeitos. Como resultado, se constrói novas compreensões para dados fenômenos e a sistematização do método. Destaca-se, ainda, a formação de profissionais de psicologia para atuar em contextos coletivos, a partir da Psicologia Escolar Crítica, que se contrapõe às visões hegemônicas do papel do psicólogo na escola. São produzidos, também, materiais para educadores e formadores de psicólogos, visando disseminar visões e modos de compreensão do desenvolvimento que o tomam como janelas de possibilidades infinitas que tem no meio sua fonte, valorizando os espaços educativos, sobretudo a escola.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- VERA LUCIA TREVISAN DE SOUZA
- WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA
Psicologia da Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
O estudo da saúde física e mental de crianças e adolescentes constitui o campo multidisciplinar da Psicologia da Saúde, visando compreender processos que afetam o desenvolvimento infanto-juvenil, incluindo variáveis dos cuidadores familiares e profissionais de saúde e da educação. Partindo de uma experiência de mais de 25 anos de pesquisas na UFES, em 2015, formou-se este GP na PUCCAMP, incluindo pesquisadores e alunos dos Programas de Psicologia e de Ciências da Saúde. As pesquisas têm gerado publicações de artigos e livros, intervenções, instrumentos sobre desenvolvimento e saúde da criança/ adolescente em situações de riscos biopsicossociais; processos de estresse e enfrentamento de crianças, adolescentes, cuidadores e profissionais de saúde e educação; e avaliação e intervenção psicológica em problemas de saúde. Com a produção de um conhecimento baseado em evidências e centrado nos contextos locais, procura-se contribuir e capacitar recursos humanos na área.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- ANDRÉ LUIZ MONEZI ANDRADE
- LETICIA LOVATO DELLAZZANA ZANON
- SONIA REGINA FIORIM ENUMO
Psicologia do Trabalho e Carreira: Pesquisa e Intervenção
O propósito essencial do grupo consiste em pesquisar aspectos psicológicos envolvidos na relação das pessoas com o trabalho em suas múltiplas dimensões. Tem como finalidade produzir conhecimento passível de promover saúde, qualidade de vida no trabalho e melhores decisões de carreira por meio de estratégias de avaliação, intervenção e proteção a transtornos mentais ocupacionais. Adota recursos metodológicos qualitativos, quantitativos e de desenho misto vinculados aos referenciais da Teoria Social Cognitiva de Carreira e da Psicossociologia do Trabalho.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- JOÃO CARLOS CASELLI MESSIAS
- RODOLFO AUGUSTO MATTEO AMBIEL
Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica
Pesquisas sobre aspectos teóricos e práticas que visam a construção, adaptação e uso de instrumentos e procedimentos da avaliação psicológica, em diferentes áreas de atuação.
Intervenções Psicológicas e Processos de Desenvolvimento Humano
Estudos que visam aos processos de desenvolvimento humano em contextos clínicos, institucionais, educativos, comunitários e laborais, e a intervenções psicossociais e psicoterápicas, segundo diferentes abordagens e modelos teóricos.
