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Programa de Pós-Graduação em Educação

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EDITAL nº 001/2020 – PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL COM INGRESSO PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO 1º SEMESTRE DE 2021

Acesse o Edital 01/2020
Acesse o Resultado 01/2020
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Objetivos

- Formar e qualificar docentes e pesquisadores para ampliar a produção do conhecimento em Educação com vistas à atuação profissional na Região Metropolitana de Campinas e no Brasil;

 

- Produzir pesquisas qualificadas sobre Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Gestão e Avaliação de políticas em educação;

 

- Produzir e divulgar o conhecimento científico em Educação, seja por meio de participação seletiva em atividades promovidas por sociedades e organismos da área de educação, nacionais e internacionais, seja por meio de periódicos qualificados pelo sistema QUALIS/CAPES;

 

- Disseminar e socializar o conhecimento produzido objetivando contribuir para o aprimoramento das políticas, programas e projetos de caráter educacional, elaborados pelo poder público nos três níveis de governo e/ou no âmbito do setor privado.

Histórico

A proposta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC-Campinas foi elaborada no início dos anos 90, tendo obtido recomendação da CAPES/MEC em 1997. Da criação do Programa até o ano de 2006, a Área de Concentração foi Ensino Superior e as Linhas de Pesquisa: Estudos em Avaliação, e Universidade, Docência e Formação de Professores.

 

A partir da promulgação da Lei nº. 9394/96, que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, houve várias alterações nas políticas educacionais do país, o que trouxe reflexos imediatos nas problematizações dos projetos de pesquisa dos docentes e nos interesses de investigação que moviam os candidatos a procurarem Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Diante desse quadro, o Corpo Docente Permanente do Programa elaborou uma Proposta Pedagógica, que, tendo sido aprovada pelo Conselho Universitário em 30/11/2006, passou a vigorar a partir de 2007, contemplando a Área de Concentração: Educação, e as Linhas de Pesquisa: Estudos em Avaliação, e Práticas Pedagógicas e Formação do Educador.

 

A partir de 2010, em busca de aprimoramento constante e em consonância com as orientações da Comissão da Área de Educação da CAPES/MEC, o Corpo Docente Permanente do Programa prosseguiu discutindo o Projeto Pedagógico do Curso, tendo, então, elaborado uma proposta, readequando as Linhas de Pesquisa e algumas disciplinas, que, aprovada na 470ª Reunião do Conselho Universitário, realizada em 22/09/2011, contempla a Área de Concentração: Educação, e as Linhas de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, e Políticas Públicas em Educação.

 

Esta proposta curricular reestruturada passa a vigorar, então, para os ingressantes a partir de 2012.

Público Alvo

- Profissionais da área de educação e afins.

 

- Profissionais graduados em Ensino Superior interessados nas questões educacionais.

Processo Seletivo

Período de Inscrições (com prorrogação): até 03 de novembro de 2020

documentos necessários - clique aqui

calendário - clique aqui

 

O Processo de Seleção é composto das seguintes fases:
- 1ª fase eliminatória: prova de conhecimentos e suficiência em língua estrangeira, além de prova de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros;
- 2ª fase eliminatória: entrevista;
- 3ª fase classificatória: média geral obtida a partir das notas parciais da prova de conhecimentos, do anteprojeto, do currículo e da entrevista.

 

Orientações gerais:

Em razão dos imensos desafios trazidos pela COVID-19 (novo coronavírus), as relações de consumo acabaram sofrendo interferências, assim, em virtude da pandemia que acomete o país, as provas de conhecimentos específicos e os exames de suficiência em língua estrangeira do Processo Seletivo 2021 dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-Campinas serão realizados de forma remota, sendo certo que o link para acesso à plataforma será enviado ao e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Dias antes da realização das provas, a Coordenadoria do Programa encaminhará um link de acesso à plataforma que será usada para o teste dos equipamentos e explicação dos procedimentos.

Ressaltamos que, para a realização das provas e para o teste da plataforma, será necessário utilizar equipamento que possua câmera instalada ou integrada ao computador. Durante todo o período de execução da prova, o candidato deverá permanecer com sua câmera ligada e manter o seu rosto visível, de modo que o seu descumprimento poderá ser motivo de desclassificação imediata ou posterior do candidato.

Caso o candidato tenha que se retirar do local de prova para ir ao banheiro, deverá solicitar autorização, por escrito, no chat, ao Coordenador de Sala e, nesse caso, o candidato deverá estar ciente que não poderá desconectar-se do sistema, que o tempo perdido não será adicionado ao tempo total de prova.

O candidato deverá realizar a prova de forma individual, sem comunicação com qualquer pessoa e por qualquer meio, exceto com o Coordenador de Sala, e em ambiente sem a presença de qualquer outra pessoa durante todo o período de prova, sendo o seu desrespeito motivo de desclassificação.

É de responsabilidade do candidato dispor de toda a infraestrutura para a realização das provas e entrevistas no formato on-line, conforme calendário determinado pelo respectivo Programa de Pós-Graduação. A PUC-Campinas não se responsabiliza por problemas de ordem técnica dos computadores, por falhas de conexão com a Internet, por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação, queda de energia ou quaisquer outros fatores que impossibilitem a realização da prova.

Considerando a necessidade de digitação de respostas, recomendamos a utilização de computadores desktop ou portáteis (notebook).

Caso falte energia elétrica ou ocorra falha de conexão com a Internet, o candidato deverá reiniciar a máquina, seguir os mesmos passos do início e dar continuidade à prova, a partir da questão em que parou, não sendo acrescentado tempo adicional de prova, após o término, para a sua finalização.

A convocação para a 2ª fase, que se refere à etapa das entrevistas, será divulgada na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade, de acordo com calendário estabelecido.

As entrevistas serão realizadas com cada candidato individualmente e de forma virtual, em horário previamente determinado. Um novo link para acesso à plataforma, correspondente à etapa de entrevista, será encaminhado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição para os candidatos convocados.

O resultado final do processo seletivo e a convocação para matrícula serão divulgados conforme o calendário na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.

 

Procedimento para confirmação da inscrição:

Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da conferência dos documentos comprobatórios anexados ao Formulário de Inscrição, além do pagamento da taxa de inscrição.

Obs.: A inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.

 

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e/ou sobre o curso, por gentileza, entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico identificado na página do respectivo Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.

 

 

Calendário do Processo Seletivo:

 

Prova escrita de conhecimentos específicos
11/11/2020 (das 9h às 12h)

 

Exame de suficiência em língua estrangeira
11/11/2020 (das 14h às 17h)

Opções: inglês ou espanhol

 

Exame de suficiência em língua portuguesa (para candidatos estrangeiros)
12/11/2020 (das 14h às 17h)

 

Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória) com o agendamento das entrevistas
20/11/2020 (às 17h)

 

Entrevistas

24/11/2020 a 03/12/2020

 

Publicação dos resultados classificatórios
07/12/2020 (às 17h)

 

Todas as etapas do processo de seleção serão realizadas de forma remota, conforme descrito nas Orientações Gerais.

 

Bibliografia recomendada:

 

Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n.77, 53-61, maio, 1991.

PRADO, G.V.T.; SOLIGO, R. A.  Memorial de formação - quando as memórias narram a história de formação. In: Guilherme do Val Toledo Prado; Rosaura Soligo. (Org.). Porque escrever é fazer história - revelações- subversões- superações. 2ed.Campinas: Alínea, 2007, v. 1, p. 45-60.

SARMENTO, Teresa. Formação de Professores para uma Sociedade Humanizada. Rev. Educ. PUC-Campinas, Campinas, 22(2): 285-297, maio/ago., 2017.

 

Linha de pesquisa: Políticas Públicas em Educação

BARBOSA, M. L. O. Democratizac¸a~o ou massificac¸a~o do Ensino Superior no Brasil? Revista de Educac¸a~o PUC-Campinas, v. 24, n. 2, p.240-253, 2019.

Prado, G.V.T.; SOLIGO, R. A.  Memorial de formação - quando as memórias narram a história de formação. In: Guilherme do Val Toledo Prado; Rosaura Soligo. (Org.). Porque escrever é fazer história - revelações- subversões- superações. 2ed.Campinas: Alínea, 2007, v. 1, p. 45-60.

SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p. 20-45, Dec. 2006.

 

 

Documentos Necessários

Para o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, será necessário anexar os seguintes documentos:
- Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, a ser documentado/comprovado em campos específicos do formulário. (Em caso de dúvidas sobre a comprovação do Currículo, por gentileza, entrar em contato com a Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico).
- Histórico Escolar do Curso de Graduação *
- Diploma do Curso de Graduação *, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação) **
- RG (ou RNE, se estrangeiro)
- CPF
- Anteprojeto de Pesquisa

 

* Só serão aceitos os diplomas de Graduação emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.

** OBS.: Por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.


Forma de apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

O Anteprojeto de Pesquisa deverá, obrigatoriamente, vincular-se a uma das linhas de pesquisa, (i) Formação de Professores e Práticas Pedagógicas ou (ii) Políticas Públicas em Educação. Itens para elaboração do Anteprojeto de Pesquisa: título, linha de pesquisa, introdução teórica e problematização, objetivos específicos, método e procedimentos metodológicos, resultados esperados, cronograma e referências. A introdução teórica e o problema devem referir-se a um tema que tenha articulação com uma das linhas de pesquisa e devem contemplar uma revisão da literatura, a partir de uma base de dados reconhecida como, por exemplo, Scielo (http://www.scielo.org), Scielo Educ@ (http://educa.fcc.org.br/scielo.php) ou Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/).

 

Como guia orientador para a elaboração do Anteprojeto, sugere-se o texto:

MEGID NETO, Jorge. Como elaborar projetos de pesquisa em educação. In: KLEINKE, Maurício U.; MEGID NETO, Jorge (orgs.). Fundamentos de matemática, ciências e informática para os anos iniciais do ensino fundamental – Livro III. FE/ Unicamp. 2011.

 

Como guia orientador para a revisão bibliográfica, sugere-se o texto:

BARIANI, I. C. D.; DIAS, C. G.; MIRANDA, I. de; COLOSSO, M.; ROSA, M. M. Z.; MARCIANO, R. P.; VILELE, R. R. Orientações para busca bibliográfica on-line. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Volume 11, Número 2, Julho/Dezembro 2007.

 

Aspectos formais para a apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

Na capa devem constar os seguintes dados: nome do candidato, título, linha de pesquisa e ano. A fonte recomendada para a elaboração do Anteprojeto de Pesquisa é Arial 12. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5. O papel deve ser A4. É preciso numerar as páginas no alto à direita. A forma de citações (curtas ou longas) e as referências devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT. Formatação: margens superior e esquerda = 3 cm, margens direita e inferior = 2 cm.

ADOLFO IGNACIO CALDERÓN - Doutor

ANDRE PIRES - Doutor

ARTUR JOSE RENDA VITORINO - Doutor

ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI - Doutora

HELOISA HELENA OLIVEIRA DE AZEVEDO - Doutora

JUSSARA CRISTINA BARBOZA TORTELLA - Doutora

MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID - Doutora

MARIA SILVIA PINTO DE MOURA L DA ROCHA - Doutora

MONICA PICCIONE GOMES RIOS - Doutora

SAMUEL MENDONÇA - Doutor

- CAPES/MEC (*): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.
* As bolsas da CAPES/MEC dependem de disponibilização e/ou manutenção das cotas institucionais pela Agência de Fomento do Governo Federal.

 

- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.

 

- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar respeitando o número de cotas disponível por ano no Programa de Pós-Graduação.

 

Maiores informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.

Anualmente, a PUC-Campinas realiza o processo de seleção para ingresso de novos alunos regulares nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Regularmente, as inscrições ocorrem em outubro e a seleção em novembro.

O Processo de Seleção contempla as seguintes etapas:


- Prova dissertativa de conhecimentos da área;
- Análise pontuada do curriculum vitae do candidato;
- Prova de suficiência em língua estrangeira;
- Análise pontuada do anteprojeto de pesquisa;
- Entrevista.

 

Número de vagas fixado anualmente, pela Reitoria, ouvida a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Para a conclusão (*) do Mestrado em Educação, visando o título de Mestre, são necessários um total de 32 créditos, assim distribuídos:

 

1) 02 disciplinas obrigatórias de 03 créditos, perfazendo um total de 06 créditos;
2) 03 disciplinas eletivas de 03 créditos, perfazendo um total de 09 créditos;
3) 03 módulos de Seminários Avançados de Pesquisa, todos obrigatórios, perfazendo um total de 09 créditos;
4) Aprovação em Exame de Qualificação: até o final do terceiro semestre de curso de Mestrado, o aluno deverá submeter seu projeto de dissertação a um Exame de Qualificação.
5) Dissertação: 08 créditos.

 

(*) Para a obtenção do título de Mestre, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

As disciplinas obrigatórias são especificadas a seguir:

- Educação Brasileira

- Epistemologia da Pesquisa em Educação

 

A duração mínima do Mestrado em Educação é de 12 e a máxima de 24 meses.

Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:


1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º semestre
Obrigatória (1) Obrigatória (2) Eletiva (3) Orientação
Eletiva (1) Eletiva (2) SAP (3) -
SAP (1) SAP (2) Orientação -
Orientação Orientação - -

 

LISTA CLASSIFICATÓRIA DE CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA 2021

 

CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO

 

 

CANDIDATOS APROVADOS

 

1º Lais Helena Besseler de Oliva

2º Larissa Gabriela Alves

3º Camila Delcol de Oliveira Inocêncio

4º Bruno Nonato

5º Rodrigo Capparelli Fonseca

6º Yasmin Braz Stuchi 

7º Paula Fernandes Gáspari

8º Maynara de Oliveira Ribeiro

9º Luana Maurine Silva

10º Josney Mateus Kroll do Prado Brito

11º Paulo César Cadima Junior

12º Fioravante Castellani Neto

13º Vinicius Facure Alves

14º Eliane Ferreira Pinto

15º Elizabeth de Oliveira Garcia

16º Luiz Henrique Domingheti Biondo

 

 

CANDIDATOS EM LISTA DE ESPERA (EM ORDEM ALFABÉTICA)

 

Ana Flavia Araujo

Ana Vitória Bonatti Passos

André Luís Nalin

Andréia de Pierre Almeida

Daniele Camila Pinto

Fabio Dieusis Batista

Fernanda Regina Bianchi Nunes

Fernando Gomes de Oliveira

Flávia do Nascimento Cintra de Paula Silveira

Gabriel Aparecido Bragiatto

Gabriela Cristina de Carvalho

Jonathas Bueno Hara

Karlla Patrícia Zloccowick Borner de Oliveira

Livia Ramos

Marcela Suman Pereira

Margarete Aparecida Ligeiro

Margite Fumachi

Mariana Fiorio

Marilia Piragine Ribeiro Conti

Michele Cristina de Sousa Pedroso

Michele Siomara Valentina Garavello

Paola Zeuri

Sandra Dias Pereira

Simone Barboza da Silva

Sorel Celeste Tavarnez

Vera Cristina Vasconcelos Barsaglini

 

ATENÇÃO

 

Os 16 primeiros candidatos aprovados estão sendo convocados às vagas disponíveis.

 

A lista de espera apresenta os candidatos em ordem alfabética. A chamada dos candidatos desta lista ocorrerá de acordo com a disponibilidade de vagas dos orientadores.

 

Esta classificação não é válida para atribuição de Bolsas de Estudos, pois haverá, para este fim, um processo seletivo específico. 

 

Os candidatos convocados participarão de uma reunião com a Coordenadora do Programa, Profa. Dra. Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, na Plataforma Teams, no dia 10 de dezembro de 2020, às 14h. O link para a sala de reunião será encaminhado pela coordenação do PPGE na véspera, nos e-mails informados na inscrição.

Disciplinas

  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a Avaliação da Aprendizagem estabelecendo as relações entre planejamento e os diversos elementos que constituem o processo de ensino. Analisa os fatores intra e extra escolares que permeiam o processo avaliativo. Examina a prática avaliativa, evidenciando seus fundamentos teórico-metodológicos e criando um quadro de referências que suscite a reelaboração crítica da avaliação da aprendizagem.

  • AVALIAÇÃO DE PROJETOS, PROGRAMAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa os fundamentos da Avaliação de Políticas, Programas e Projetos de caráter público e, em uma perspectiva crítica, experiências realizadas em processo, visando oferecer subsídios para a elaboração de modelos operacionais.

  • CRIANÇA, ESCOLA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a construção dos conceitos de infância e criança, bem como o processo de institucionalização das escolas de Educação Infantil no Brasil, em seus aspectos histórico, político, social, econômico, cultural e ideológico. Analisa questões referentes à formação dos professores de Educação Infantil, ressaltando-se a importância de sua profissionalização.

  • CULTURA E EDUCAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a correlação entre cultura e educação, atendo-se aos autores denominados de intérpretes do Brasil e construtores da realidade brasileira.

  • DIDÁTICA E METODOLOGIA DE ENSINO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os fundamentos teóricos e metodológicos relacionados à docência, discutindo a relação destes com as práticas de ensino em seus diferentes níveis.

  • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO-EDUCAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 360

    Ementa:

  • EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a educação brasileira em seu processo histórico de constituição, com ênfase nos aspectos sócio-políticos, econômicos e culturais.

  • EDUCAÇÃO COMPARADA NO CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Realiza o estudo das investigações que visam compreender as políticas públicas em educação nos espaços de Estados-Nações por meio da análise histórico-comparada de comunidades imaginadas entre o espaço-mundo e o espaço estados-nação, cujas estruturas organizacionais são intensificadas pelas relações entre pesquisadores, volume de informações e construção de redes.

  • EDUCAÇÃO E REFORMA DO ESTADO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as políticas educacionais no contexto das reformas do Estado na sociedade capitalista.

  • EDUCAÇÃO, ESTADO E DEMOCRACIA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Trata dos fundamentos teóricos e filosóficos da constituição do Estado e da Democracia no contexto da sociedade moderna, Estudando a Educação no contexto dos direitos humanos.

  • EPISTEMOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os fundamentos da pesquisa científica e a estruturação do conhecimento na área das ciências humanas e sociais. Enfatiza os aspectos metodológicos referentes à pesquisa em educação.

  • EPISTEMOLOGIA PRAT ALFABETIZA,LETRAM E NUMERAM

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa os fundamentos teóricos e metodológicos das práticas pedagógicas de alfabetização, letramento e numeramento. Discute tendências sobre a produção de conhecimento na área da alfabetização e da educação matemática, identificando concepções a elas subjacentes.

  • ESCOLA E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AFETIVO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as dimensões cognitivas e sócio-afetivas do desenvolvimento infantil no âmbito da educação básica. Aborda a produção do conhecimento acerca dos processos de autorregulação da aprendizagem e da importância de práticas pedagógicas que favoreçam a autonomia das crianças.

  • ESCOLA, MEMÓRIA E CULTURA ESCRITA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as práticas, usos e representações da escrita na escola. Discute as relações entre escrita, memórias e materiais escolares, bem como a escola como espaço de produção cultural.

  • ESTÁGIO DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 30

    Ementa:

  • ESTÁGIO DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO II (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 30

    Ementa:

  • ESTUDOS EM AVALIAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os procedimentos utilizados pela escola para avaliar a aprendizagem de conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais, a partir das diferentes dimensões das relações interpessoais estabelecidas no contexto escolar, analisando-as na perspectiva de uma educação para autonomia.

  • ÉTICA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O DIREITO À EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Investiga os fundamentos éticos das políticas educacionais e o direito à educação, enquanto princípio constitucional expresso na forma de políticas públicas, à luz de uma sociedade democrática. Enfatiza conceitos como a liberdade, a igualdade, a justiça, a participação e a diversidade.

  • FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Promove a reflexão filosófico-educacional, enfocando as dimensões antropológicas, axiológicas e epistemológicas presentes na prática educativa.

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as teorias e tendências da formação de professores e suas implicações nas práticas pedagógicas, com ênfase na Estudagem histórico-crítica de educação.

  • GESTÃO DA EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a gestão da educação no contexto da Administração da Educação como campo de conhecimento, Estudando a sua trajetória histórica, a institucionalização da gestão democrática como princípio constitucional norteador da política educacional do Estado Brasileiro.

  • LÍNGUA ESPANHOLA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA FRANCESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • ORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃO MESTRADO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa:

  • PESQUISA COLABORATIVA E O USO DE NARRATIVAS EM INVESTIGAÇÕES

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: A disciplina tem como foco os estudos relacionados às práticas colaborativas, grupos colaborativos e a pesquisa colaborativa, sua constituição e fundamentos metodológicos. Também traz subsídios para o uso de narrativas como recurso de coleta de dados e na escrita narrativa de investigações.

  • PESQUISA E LINGUAGEM

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a linguagem como instrumento e como objeto na pesquisa qualitativa em educação. Discute metodologias de produção e tratamento de material empírico relativo aos processos de linguagem.

  • PLANEJAMENTO AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os aspectos históricos, políticos, ideológicos, culturais e técnicos do planejamento e da avaliação dos sistemas educacionais na sociedade capitalista contemporânea.

  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as políticas educacionais no Brasil com ênfase para o processo histórico de constituição do sistema de ensino e suas relações com o federalismo brasileiro. Analisa as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as perspectivas das políticas atuais em relação à educação.

  • POLÍTICAS FORMAÇÃO PROFESSORES TRABALHO DOCENTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as políticas de formação de professores, suas implicações na formação profissional e suas relações com a organização do trabalho no mundo contemporâneo.

  • POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda políticas públicas que, de maneira direta ou indireta, vinculam o enfrentamento da pobreza e/ou do subdesenvolvimento ao incremento da educação.

  • POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as políticas públicas e a intervenção estatal na garantia de direitos; a formulação e implementação de políticas educacionais, bem como o planejamento e avaliação de políticas públicas.

  • PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS EM PESQUISAS COM CRIANÇAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Investiga as especificidades de pesquisas na área da Educação que incluam crianças como participantes. Estuda a diversidade de procedimentos metodológicos para produção de material empírico a partir da análise de pesquisas clássicas e contemporâneas.

  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os fundamentos psicológicos do fenômeno educativo tal como se constituiram historicamente, desembocando na abordagem histórico-cultural como chave para pensar propostas na área.

  • PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCATIVOS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os fundamentos psicológicos do fenômeno educativo segundo a Estudagem histórico-cultural. Realiza discussões sobre os aspectos históricos, culturais e sociais implicados na constituição e no desenvolvimento dos sujeitos. Enfatiza as repercussões do trabalho escolar sobre a formação de alunos e professores.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA I (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos (mestrado e doutorado), priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos (mestrado e doutorado), priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA III (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • SPECIAL TOPICS ON EDUCATION - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO (M) (D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Examina questões relacionadas à produção de conhecimento científico no campo da educação, analisando e compartilhando a pesquisa de alto nível desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação. It examines issues related to the production of scientific knowledge within education field, analyzing and sharing the high level research developed in the Education post-graduate Program.

  • TEORIA DO CURRÍCULO E POLÍTICAS CURRICULARES

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a evolução do conceito de currículo e as tendências curriculares, com ênfase nas questões contemporâneas de currículo e suas expressões nas práticas da educação básica e superior, e analisa as políticas curriculares.

Educação, Pobreza e Políticas de Inclusão

O grupo desenvolve pesquisas que visam compreender formas de enfrentamento da pobreza relacionadas com a educação formal a partir de políticas públicas de inclusão social. Duas políticas públicas do governo federal relacionadas com a educação têm sido objeto de investigação dos pesquisadores do grupo, a saber, o Programa Bolsa Família e o Programa Universidade para Todos (Prouni). As pesquisas realizadas utilizam-se de variadas técnicas, tais como entrevistas, questionários, análise de informações em base de dados disponibilizadas (tais como a do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade, Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico) entre outras. Os pesquisadores são vinculados ao Observatório de Políticas Sociais de Inclusão no Brasil, rede de investigação que reúne professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas e do Núcleo de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp. As pesquisas do grupo são financiadas pela FAPESP, CNPq e Capes.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ANDRE PIRES

Formação e Trabalho Docente

Os estudos realizados no grupo buscam analisar a formação de professores da educação básica e suas práticas pedagógicas, sobretudo as referentes à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Há especiais investimentos no exame crítico da formação inicial e continuada de professores, nas relações destas com as práticas pedagógicas concretizadas na vida da escola e da sala de aula, na vida das crianças e das famílias. As abordagens teóricas que fundamentam as pesquisas realizadas pelos participantes do grupo são, prioritariamente: a tendência Histórico-crítica (na Pedagogia) e a teoria Histórico-cultural (na Psicologia). As produções dos pesquisadores tem sido publicadas em livros integrais, em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados e divulgadas através de apresentação em eventos científicos. Os participantes do grupo realizam, também, assessorias a Secretarias de Educação (em Campinas, Amparo, Itatiba e Pedreira) e tem tido, regularmente, oportunidade de ministrar cursos e palestras para professores, equipes gestoras e educadores das redes de ensino estadual e municipais.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI
  • HELOISA HELENA OLIVEIRA DE AZEVEDO
  • JUSSARA CRISTINA BARBOZA TORTELLA
  • MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID
  • MARIA SILVIA PINTO DE MOURA L DA ROCHA

GRAPSE - Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais

Com antecedentes no grupo Qualidade de Ensino, criado em 1998, pelo Dr. Newton Cesar Balzan, pesquisador senior do CNPq (QEPD), e no Grupo Gestão e Políticas Públicas em Educação, criado em 2010, o Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE) tem como objetivo produzir e disseminar conhecimento científico, empiricamente validado, no campo da avaliação educacional, com foco nas políticas, programas e sistemas de avaliação da educação básica e superior, tanto do setor estatal, privado e público-não estatal. Compõem o grupo, dois professores titulares do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Campinas, 4 doutorandos, 8 mestrandos e 2 bolsistas de iniciação científica. O grupo conta com o apoio de agências de fomento tais como CAPES, CNPq e FAPESP, participa de importantes associações científicas e de redes de pesquisa nacionais e internacionais (ABAVE, ANPAE, REIPPE, RIIED, RIAICES, REDE RANKINTACS).

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ADOLFO IGNACIO CALDERÓN
  • MONICA PICCIONE GOMES RIOS

Política e Fundamentos da Educação

O grupo investiga aspectos relativos aos fundamentos da educação no contexto das políticas públicas em educação, linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. Os projetos dos pesquisadores, em desenvolvimento no grupo no triênio (2020-2023), são: (i) Concepção de Pesquisa Educacional e Ciência e (ii) O Metaxo da Instituição Escola e o Problema Aceleração: Elaboração Teórica. Dos dois pesquisadores do grupo, um é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Os integrantes do grupo têm participado de eventos seletivos na área de Educação e de Direito e, além das publicações em periódicos qualificados, livros tem sido publicados, como é o caso de: Aristocratic Education in Nietzsche: individual achievement. USA, Maryland: GlobalSouth Press Inc, 2018. Um dos pesquisadores está na Presidência da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação e está na organização do IV Congresso da entidade, que tem como tema: Política e Filosofia na Escola: a urgência do pensamento.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ARTUR JOSE RENDA VITORINO
  • SAMUEL MENDONÇA

Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Estuda a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e suas práticas pedagógicas, enfocando os processos de ensino-aprendizagem e de profissionalização docente, articulados com os contextos socioculturais em que ocorrem.

Políticas Públicas em Educação

Estuda os fundamentos e a atuação do Estado na perspectiva da garantia da Educação como direito social nos diversos níveis e modalidades de ensino, enfocando os processos de formulação, planejamento, implantação, gestão e avaliação das políticas públicas relacionadas com educação.

Data de defesaTítuloAutorOrientadorTipo de documento
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
    Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado
  • Coordenador
    MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID
  • Área de Concentração
    Educação
  • Local Campus I
  • Avaliação CAPES Visitar Página Oficial

XI Simpósio de Pesquisa em Educação

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  • (19) 3343-7012
  • propesq@puc-campinas.edu.br
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