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Programa de Pós-Graduação em Educação

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Objetivos

- Formar e qualificar docentes e pesquisadores para ampliar a produção do conhecimento em Educação com vistas à atuação profissional na Região Metropolitana de Campinas e no Brasil;

 

- Produzir pesquisas qualificadas sobre Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Gestão e Avaliação de políticas em educação;

 

- Produzir e divulgar o conhecimento científico em Educação, seja por meio de participação seletiva em atividades promovidas por sociedades e organismos da área de educação, nacionais e internacionais, seja por meio de periódicos qualificados pelo sistema QUALIS/CAPES;

 

- Disseminar e socializar o conhecimento produzido objetivando contribuir para o aprimoramento das políticas, programas e projetos de caráter educacional, elaborados pelo poder público nos três níveis de governo e/ou no âmbito do setor privado.

Histórico

A proposta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC-Campinas foi elaborada no início dos anos 90, tendo obtido recomendação da CAPES/MEC em 1997. Da criação do Programa até o ano de 2006, a Área de Concentração foi Ensino Superior e as Linhas de Pesquisa: Estudos em Avaliação, e Universidade, Docência e Formação de Professores.

 

A partir da promulgação da Lei nº. 9394/96, que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, houve várias alterações nas políticas educacionais do país, o que trouxe reflexos imediatos nas problematizações dos projetos de pesquisa dos docentes e nos interesses de investigação que moviam os candidatos a procurarem Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Diante desse quadro, o Corpo Docente Permanente do Programa elaborou uma Proposta Pedagógica, que, tendo sido aprovada pelo Conselho Universitário em 30/11/2006, passou a vigorar a partir de 2007, contemplando a Área de Concentração: Educação, e as Linhas de Pesquisa: Estudos em Avaliação, e Práticas Pedagógicas e Formação do Educador.

 

A partir de 2010, em busca de aprimoramento constante e em consonância com as orientações da Comissão da Área de Educação da CAPES/MEC, o Corpo Docente Permanente do Programa prosseguiu discutindo o Projeto Pedagógico do Curso, tendo, então, elaborado uma proposta, readequando as Linhas de Pesquisa e algumas disciplinas, que, aprovada na 470ª Reunião do Conselho Universitário, realizada em 22/09/2011, contempla a Área de Concentração: Educação, e as Linhas de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, e Políticas Públicas em Educação.

 

Esta proposta curricular reestruturada passa a vigorar, então, para os ingressantes a partir de 2012.

Público Alvo

- Profissionais da área de educação e afins.

 

- Profissionais graduados em Ensino Superior interessados nas questões educacionais.

Processo Seletivo

Período de Inscrições: de 1º de outubro a 3 de novembro de 2021

documentos necessários - clique aqui

calendário - clique aqui

 

O Processo de Seleção é composto das seguintes fases:
- 1ª fase eliminatória: prova de conhecimentos e suficiência em língua estrangeira, além de prova de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros;
- 2ª fase eliminatória: entrevista;
- 3ª fase classificatória: média geral obtida a partir das notas parciais da prova de conhecimentos, do anteprojeto, do currículo e da entrevista.

 

Orientações gerais:

Em virtude da pandemia de COVID-19 (novo coronavírus) que acomete o país, as provas de conhecimentos específicos e os exames de suficiência em língua estrangeira do Processo Seletivo 2022 dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-Campinas serão realizados de forma remota, sendo certo que o link para acesso à plataforma será enviado ao e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Dias antes da realização das provas, a Coordenadoria do Programa encaminhará um link de acesso à plataforma que será usada para o teste dos equipamentos e explicação dos procedimentos.

Ressaltamos que, para a realização das provas e para o teste da plataforma, será necessário utilizar equipamento que possua câmera instalada ou integrada ao computador. Durante todo o período de execução da prova, o candidato deverá permanecer com sua câmera ligada e manter o seu rosto visível, de modo que o seu descumprimento poderá ser motivo de desclassificação imediata ou posterior do candidato.

Caso o candidato tenha que se retirar do local de prova para ir ao banheiro, deverá solicitar autorização, por escrito, no chat, ao Coordenador de Sala e, nesse caso, o candidato deverá estar ciente que não poderá desconectar-se do sistema, que o tempo perdido não será adicionado ao tempo total de prova.

O candidato deverá realizar a prova de forma individual, sem comunicação com qualquer pessoa e por qualquer meio, exceto com o Coordenador de Sala, e em ambiente sem a presença de qualquer outra pessoa durante todo o período de prova, sendo o seu desrespeito motivo de desclassificação.

É de responsabilidade do candidato dispor de toda a infraestrutura para a realização das provas e entrevistas no formato on-line, conforme calendário determinado pelo respectivo Programa de Pós-Graduação. A PUC-Campinas não se responsabiliza por problemas de ordem técnica dos computadores, por falhas de conexão com a Internet, por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação, queda de energia ou quaisquer outros fatores que impossibilitem a realização da prova.

Considerando a necessidade de digitação de respostas, recomendamos a utilização de computadores desktop ou portáteis (notebook).

Caso falte energia elétrica ou ocorra falha de conexão com a Internet, o candidato deverá reiniciar a máquina, seguir os mesmos passos do início e dar continuidade à prova, a partir da questão em que parou, não sendo acrescentado tempo adicional de prova, após o término, para a sua finalização.

A convocação para a 2ª fase, que se refere à etapa das entrevistas, será divulgada na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade, de acordo com calendário estabelecido.

As entrevistas serão realizadas com cada candidato individualmente e de forma virtual, em horário previamente determinado. Um novo link para acesso à plataforma, correspondente à etapa de entrevista, será encaminhado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição para os candidatos convocados.

O resultado final do processo seletivo e a convocação para matrícula serão divulgados conforme o calendário na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.

 

Procedimento para confirmação da inscrição:

Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da conferência dos documentos comprobatórios anexados ao Formulário de Inscrição, além do pagamento da taxa de inscrição.

Obs.: A inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.

Obs. 2: As inscrições realizadas em 03/11/2021 devem ser pagas, exclusivamente, por meio da opção "cartão de crédito".

 

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e/ou sobre o curso, por gentileza, entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico identificado na página do respectivo Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.

 

 

Calendário do Processo Seletivo:

 

Prova escrita de conhecimentos específicos

16/11/2021 (das 9h às 12h)

 

Exame de suficiência em língua estrangeira

16/11/2021 (das 14h às 17h)

Opções: inglês ou espanhol

 

Exame de suficiência em língua portuguesa (para candidatos estrangeiros)

17/11/2021 (das 14h às 17h)

 

Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória) com o agendamento das entrevistas

22/11/2021 (às 17h)

 

Entrevistas

24/11/2021 a 03/12/2021

 

Publicação dos resultados classificatórios

07/12/2021 (às 17h)

 

Todas as etapas do processo de seleção serão realizadas de forma remota, conforme descrito nas Orientações Gerais.

 

 

Bibliografia recomendada:

 

Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n.77, 53-61, maio, 1991.

PRADO, G.V.T.; SOLIGO, R. A.  Memorial de formação - quando as memórias narram a história de formação. In: Guilherme do Val Toledo Prado; Rosaura Soligo. (Org.). Porque escrever é fazer história - revelações- subversões- superações. 2ed. Campinas: Alínea, 2007, v. 1, p. 45-60.

SARMENTO, Teresa. Formação de Professores para uma Sociedade Humanizada. Rev. Educ. PUC-Campinas, Campinas, 22(2): 285-297, maio/ago., 2017.

 

Linha de pesquisa: Políticas Públicas em Educação

BARBOSA, M. L. O. Democratização ou massificação do Ensino Superior no Brasil? Revista de Educação PUC-Campinas, v. 24, n. 2, p.240-253, 2019.

Prado, G.V.T.; SOLIGO, R. A.  Memorial de formação - quando as memórias narram a história de formação. In: Guilherme do Val Toledo Prado; Rosaura Soligo. (Org.). Porque escrever é fazer história - revelações- subversões- superações. 2ed.Campinas: Alínea, 2007, v. 1, p. 45-60.

SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p. 20-45, Dec. 2006.

 

 

Documentos Necessários

Para o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, será necessário anexar os seguintes documentos:

- Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, a ser documentado/comprovado em campos específicos do formulário. (Em caso de dúvidas sobre a comprovação do Currículo, por gentileza, entrar em contato com a Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico poseduc.cchsa@puc-campinas.edu.br).

- Histórico Escolar do Curso de Graduação *

- Diploma do Curso de Graduação *, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação) **

- RG (ou RNE, se estrangeiro)

- CPF

- Anteprojeto de Pesquisa

 

* Só serão aceitos os diplomas de Graduação emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.

** OBS.: Por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.


Forma de apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

O Anteprojeto de Pesquisa deverá, obrigatoriamente, vincular-se a uma das linhas de pesquisa, (i) Formação de Professores e Práticas Pedagógicas ou (ii) Políticas Públicas em Educação. Itens para elaboração do Anteprojeto de Pesquisa: título, linha de pesquisa, introdução teórica e problematização, objetivos específicos, método e procedimentos metodológicos, resultados esperados, cronograma e referências. A introdução teórica e o problema devem referir-se a um tema que tenha articulação com uma das linhas de pesquisa e devem contemplar uma revisão da literatura, a partir de uma base de dados reconhecida como, por exemplo, Scielo (http://www.scielo.org), Scielo Educ@ (http://educa.fcc.org.br/scielo.php) ou Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/).

 

Como guia orientador para a elaboração do Anteprojeto, sugere-se o texto:

MEGID NETO, Jorge. Como elaborar projetos de pesquisa em educação. In: KLEINKE, Maurício U.; MEGID NETO, Jorge (orgs.). Fundamentos de matemática, ciências e informática para os anos iniciais do ensino fundamental – Livro III. FE/ Unicamp. 2011.

 

Como guia orientador para a revisão bibliográfica, sugere-se o texto:

BARIANI, I. C. D.; DIAS, C. G.; MIRANDA, I. de; COLOSSO, M.; ROSA, M. M. Z.; MARCIANO, R. P.; VILELE, R. R. Orientações para busca bibliográfica on-line. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Volume 11, Número 2, Julho/Dezembro 2007.

 

Aspectos formais para a apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

Na capa devem constar os seguintes dados: nome do candidato, título, linha de pesquisa e ano. A fonte recomendada para a elaboração do Anteprojeto de Pesquisa é Arial 12. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5. O papel deve ser A4. É preciso numerar as páginas no alto à direita. A forma de citações (curtas ou longas) e as referências devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT. Formatação: margens superior e esquerda = 3 cm, margens direita e inferior = 2 cm.

ADOLFO IGNACIO CALDERÓN - Doutor

ANDREZA BARBOSA - Doutora

ARTUR JOSE RENDA VITORINO - Doutor

CELI APARECIDA ESPASANDIN LOPES - Doutora

ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI - Doutora

HELOISA HELENA OLIVEIRA DE AZEVEDO - Doutora

JUSSARA CRISTINA BARBOZA TORTELLA - Doutora

MARIA SILVIA PINTO DE MOURA L DA ROCHA - Doutora

MONICA PICCIONE GOMES RIOS - Doutora

SAMUEL MENDONÇA - Doutor

- CAPES/MEC (*): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.
* As bolsas da CAPES/MEC dependem de disponibilização e/ou manutenção das cotas institucionais pela Agência de Fomento do Governo Federal.

 

- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.

 

- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar respeitando o número de cotas disponível por ano no Programa de Pós-Graduação.

 

- Núcleo de Atenção Solidária (NAS)/PUC-Campinas: em atendimento às normas do Edital publicado anualmente, bolsa não-restituível nos termos da Lei no 12.101/09 e da Portaria Normativa no 15, de 11 de agosto de 2017, do Ministério da Educação (MEC).

 

Maiores informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.

Anualmente, a PUC-Campinas realiza o processo de seleção para ingresso de novos alunos regulares nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Regularmente, as inscrições ocorrem em outubro e a seleção em novembro.

O Processo de Seleção contempla as seguintes etapas:


- Prova dissertativa de conhecimentos da área;
- Análise pontuada do curriculum vitae do candidato;
- Prova de suficiência em língua estrangeira;
- Análise pontuada do anteprojeto de pesquisa;
- Entrevista.

 

Número de vagas fixado anualmente, pela Reitoria, ouvida a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Para a conclusão (*) do Mestrado em Educação, visando o título de Mestre, são necessários um total de 32 créditos, assim distribuídos:

 

1) 02 disciplinas obrigatórias de 03 créditos, perfazendo um total de 06 créditos;
2) 03 disciplinas eletivas de 03 créditos, perfazendo um total de 09 créditos;
3) 03 módulos de Seminários Avançados de Pesquisa, todos obrigatórios, perfazendo um total de 09 créditos;
4) Aprovação em Exame de Qualificação: até o final do terceiro semestre de curso de Mestrado, o aluno deverá submeter seu projeto de dissertação a um Exame de Qualificação.
5) Dissertação: 08 créditos.

 

(*) Para a obtenção do título de Mestre, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

As disciplinas obrigatórias são especificadas a seguir:

- Educação Brasileira

- Epistemologia da Pesquisa em Educação

 

A duração mínima do Mestrado em Educação é de 12 e a máxima de 24 meses.

Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:


1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º semestre
Obrigatória (1) Obrigatória (2) Eletiva (3) Orientação
Eletiva (1) Eletiva (2) SAP (3) -
SAP (1) SAP (2) Orientação -
Orientação Orientação - -

 

Disciplinas

  • CULTURA E EDUCAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a correlação entre cultura e educação, atendo-se aos autores denominados de intérpretes do Brasil e construtores da realidade brasileira.

  • DIDÁTICA E METODOLOGIA DE ENSINO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os fundamentos teórico-metodológicos relacionados à docência e suas implicações nas práticas de ensino em diferentes níveis.

  • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO-EDUCAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 360

    Ementa:

  • EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a educação brasileira em seu processo histórico de constituição, com ênfase nos aspectos sócio-políticos, econômicos e culturais.

  • EDUCAÇÃO COMPARADA COMO CAMPO DE ESTUDO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Reflete sobre a definição da educação comparada como campo de estudo específico na Ciência da Educação.

  • EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa as relações entre a educação e a democracia.

  • EPISTEMOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Investiga autores e teorias que fundamentam o conhecimento científico. Analisa o estatuto epistemológico da área de educação.

  • ESCOLA E CULTURA ESCRITA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa a produção, usos e representações da escrita em suas relações com diferentes formas de registros que circulam no espaço escolar.

  • ESCOLA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as dimensões cognitiva e afetiva do desenvolvimento humano no contexto educacional, discutindo as práticas pedagógicas e a constituição dos sujeitos.

  • ESCOLA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a construção histórica da escola, da formação dos professores e de sua profissionalização.

  • ESTÁGIO DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 30

    Ementa:

  • ESTÁGIO DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO II (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 30

    Ementa:

  • ESTUDOS EM AVALIAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa os fundamentos dos diversos níveis da avaliação educacional - aprendizagem, institucional e de sistemas - sobre múltiplas perspectivas teórico-conceituais.

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as teorias e tendências da formação de professores e suas implicações nas práticas pedagógicas, com ênfase na abordagem histórico-crítica de educação.

  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os fundamentos da educação pela análise de teorias e autores que se relacionam com o campo educacional.

  • LÍNGUA ESPANHOLA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA FRANCESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • ORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃO MESTRADO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa:

  • PESQUISA COLABORATIVA E O USO DE NARRATIVAS EM INVESTIGAÇÕES

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Discute a constituição e os fundamentos metodológicos relacionados às práticas, grupos e pesquisas colaborativas. Reflete sobre o uso de narrativas na escrita acadêmica e na produção de material empírico.

  • PESQUISA E LINGUAGEM

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a linguagem como instrumento e como objeto na pesquisa em educação. Discute metodologias de produção e tratamento de material empírico relativo aos processos de linguagem.

  • PESQUISAS COM CRIANÇAS: ASPECTOS HISTÓRICOS, METODOLÓGICOS E ÉTICOS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Investiga aspectos históricos e especificidades de pesquisas com crianças na área da Educação, com ênfase na diversidade de procedimentos metodológicos e aspectos éticos.

  • PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os aspectos históricos, políticos, ideológicos, culturais e técnicos do planejamento e da avaliação dos sistemas educacionais.

  • POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO DOCENTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as políticas de formação de professores, suas implicações na formação profissional e suas relações com a organização do trabalho no mundo contemporâneo.

  • POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa as políticas de inclusão no sistema público e privado da educação básica e superior a partir da Constituição Federal de 1988.

  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda políticas educacionais em curso, na educação básica e superior, com ênfase nos aspectos teóricos, metodológicos e normativos.

  • POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa os fundamentos das políticas públicas educacionais e os seus ciclos - formulação, implementação e avaliação - no contexto dos estados modernos.

  • PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCATIVOS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os fundamentos psicológicos do fenômeno educativo, com base na Teoria Histórico-Cultural. Enfatiza o papel da escola na formação de alunos e professores.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA I (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa, aprofundando as questões éticas, proporcionando a revisão de literatura, o desenvolvimento metodológico e o processo analítico das pesquisas dos discentes, respeitando o estágio em que se encontram. Propicia a articulação entre as temáticas desenvolvidas nos Grupos de Pesquisas.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa, aprofundando as questões éticas, proporcionando a revisão de literatura, o desenvolvimento metodológico e o processo analítico das pesquisas dos discentes, respeitando o estágio em que se encontram. Propicia a articulação entre as temáticas desenvolvidas nos Grupos de Pesquisas.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA III (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa, aprofundando as questões éticas, proporcionando a revisão de literatura, o desenvolvimento metodológico e o processo analítico das pesquisas dos discentes, respeitando o estágio em que se encontram. Propicia a articulação entre as temáticas desenvolvidas nos Grupos de Pesquisas.

  • SPECIAL TOPICS ON EDUCATION - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO (M) (D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Examina questões relacionadas à produção de conhecimento científico no campo da educação, analisando e compartilhando a pesquisa de alto nível desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação. It examines issues related to the production of scientific knowledge within education field, analyzing and sharing the high level research developed in the Education post-graduate Program.

  • TEMAS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda temas e autores clássicos e contemporâneos da ciência da educação.

  • TEORIA DO CURRÍCULO E POLÍTICAS CURRICULARES

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as tendências e as políticas curriculares, com ênfase nas questões contemporâneas de currículo e suas expressões nas práticas da educação básica e superior.

Formação e Trabalho Docente

Os estudos realizados no grupo buscam analisar a formação de professores da educação básica e suas práticas pedagógicas, sobretudo as referentes à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Há especiais investimentos no exame crítico da formação inicial e continuada de professores, nas relações destas com as práticas pedagógicas concretizadas na vida da escola e da sala de aula, na vida das crianças e das famílias. As abordagens teóricas que fundamentam as pesquisas realizadas pelos participantes do grupo são, prioritariamente: a tendência Histórico-crítica (na Pedagogia) e a teoria Histórico-cultural (na Psicologia). As produções dos pesquisadores tem sido publicadas em livros integrais, em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados e divulgadas através de apresentação em eventos científicos. Os participantes do grupo realizam, também, assessorias a Secretarias de Educação (em Campinas, Amparo, Itatiba e Pedreira) e tem tido, regularmente, oportunidade de ministrar cursos e palestras para professores, equipes gestoras e educadores das redes de ensino estadual e municipais.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI
  • HELOISA HELENA OLIVEIRA DE AZEVEDO
  • JUSSARA CRISTINA BARBOZA TORTELLA
  • MARIA SILVIA PINTO DE MOURA L DA ROCHA

GRAPSE - Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais

Com antecedentes no grupo Qualidade de Ensino, criado em 1998, pelo Dr. Newton Cesar Balzan, pesquisador senior do CNPq (QEPD), e no Grupo Gestão e Políticas Públicas em Educação, criado em 2010, o Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE) tem como objetivo produzir e disseminar conhecimento científico, empiricamente validado, no campo da avaliação educacional, com foco nas políticas, programas e sistemas de avaliação da educação básica e superior, tanto do setor estatal, privado e público-não estatal. Compõem o grupo, dois professores titulares do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Campinas, 4 doutorandos, 8 mestrandos e 2 bolsistas de iniciação científica. O grupo conta com o apoio de agências de fomento tais como CAPES, CNPq e FAPESP, participa de importantes associações científicas e de redes de pesquisa nacionais e internacionais (ABAVE, ANPAE, REIPPE, RIIED, RIAICES, REDE RANKINTACS).

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ADOLFO IGNACIO CALDERÓN
  • MONICA PICCIONE GOMES RIOS

Política e Fundamentos da Educação

O grupo investiga aspectos relativos aos fundamentos da educação no contexto das políticas públicas em educação, linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. Os projetos dos pesquisadores, em desenvolvimento no grupo no triênio (2020-2023), são: (i) Concepção de Pesquisa Educacional e Ciência e (ii) O Metaxo da Instituição Escola e o Problema Aceleração: Elaboração Teórica. Dos dois pesquisadores do grupo, um é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Os integrantes do grupo têm participado de eventos seletivos na área de Educação e de Direito e, além das publicações em periódicos qualificados, livros tem sido publicados, como é o caso de: Aristocratic Education in Nietzsche: individual achievement. USA, Maryland: GlobalSouth Press Inc, 2018. Um dos pesquisadores está na Presidência da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação e está na organização do IV Congresso da entidade, que tem como tema: Política e Filosofia na Escola: a urgência do pensamento.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ANDREZA BARBOSA
  • ARTUR JOSE RENDA VITORINO
  • SAMUEL MENDONÇA

Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Estuda a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e suas práticas pedagógicas, enfocando os processos de ensino-aprendizagem e de profissionalização docente, articulados com os contextos socioculturais em que ocorrem.

Políticas Públicas em Educação

Estuda os fundamentos e a atuação do Estado na perspectiva da garantia da Educação como direito social nos diversos níveis e modalidades de ensino, enfocando os processos de formulação, planejamento, implantação, gestão e avaliação das políticas públicas relacionadas com educação.

Data de defesaTítuloAutorOrientadorTipo de documento
26/11/2021 Dividir e/ou fracionar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma investigação sobre o uso de ações mitigadoras em ambiente virtual de aprendizagem Mei, Joelma da Silva Santos Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade Dissertação
22/11/2021 A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais Pozzebon, Paulo Moacir Godoy Mendonça, Samuel Tese
23/03/2021 Os direitos de aprendizagem em documentos curriculares relacionados à matemática referentes ao 1o ciclo do Ensino Fundamental Shirabiyoshi, Leticia Yumi Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade Dissertação
25/02/2021 Política e Ensino Médio: perspectivas de estudantes do município de Campinas Venturoso, Amanda Tavares Mendonça, Samuel Dissertação
24/02/2021 Afetividade e Permanência na Educação de Jovens e Adultos – Anos Iniciais Buzioli, Josiane Regina de Souza Tassoni, Elvira Cristina Martins Dissertação
23/02/2021 O contributo da arte para a construção da qualidade do ensino fundamental 1: uma perspectiva freinetiana Ceribelli, José Fernando Whitaker Rios, Monica Piccione Gomes Dissertação
19/02/2021 Promoção de habilidades de escrita e da autorregulação da aprendizagem com utilização de elementos de gamificação Andrade, Ariete Alves de Tortella, Jussara Cristina Barboza Dissertação
10/12/2020 Doutorados profissionais em educação física: Tendências em universidades de classe mundial (UCM) Lee, Rosemary Theodoro Mendonça, Samuel Dissertação
24/09/2020 Análise comparativa de didáticas museais em São Paulo e Londres Matos, Isla Andrade Pereira de Vitorino, Artur José Renda Tese
23/09/2020 Problem-Based Learning no Ensino Fundamental: uma pesquisa colaborativa Borochovicius, Eli, Tassoni, Elvira Cristina Martins Tese
28/02/2020 Representações sociais de professores diante das novas configurações familiares: a importância de discutir diversidade na educação básica Garcia, Alexandra Manoel Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de Dissertação
28/02/2020 Inovação curricular e SINAES: os casos de dois cursos de engenharia Teixeira Junior, Paulo Roberto Rios, Monica Piccione Gomes Tese
27/02/2020 Entre Cartas, fóruns e brincadeiras: vivências de crianças na travessia da educação infantil para o ensino fundamental Gonçalves, Luciana dos Santos Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Tese
14/02/2020 Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault Melo, Vinícius Dias de Vitorino, Artur José Renda Dissertação
13/02/2020 Análise Censitária do Perfil Socioeconômico e Desempenho Acadêmico dos Estudantes ProUni das Instituições de Ensino Superior Privadas Sem Fins Lucrativos no Enade (2010-2017) Paiva, Andressa Jackeline de Oliveira Mario e Pires, André Tese
19/12/2019 Ensino de Biologia: Ciência e Experiência Como Formas de Qualificação da Formação Continuada em Quirinópolis – GO Fialho, Wanessa Cristiane Gonçalves Mendonça, Samuel Tese
17/12/2019 Governança nas Universidades Católicas brasileiras em tempos de rankings acadêmicos Silva, Marco Wandercil da Contreras, Francisco Anibal Ganga Tese
13/12/2019 O ensino de filosofia como arte da existência: um estudo com estudantes do Ensino Médio em escolas do município de Campinas/SP Vieira, Sérgio Eduardo Fazanaro Mendonça, Samuel Tese
11/11/2019 Grupos LGBTs na Internet como educação não-formal pela autorrealização identitária Martins, Felipe Mattei Vitorino, Artur José Renda Tese
20/12/2017 Erziehung e Bildung em Hegel: a lei 11.684 em debate a partir de concepções de docentes e discentes do ensino médio em escolas da rede estadual do município de Campinas-SP Salvador, Ana Carolina Mendonça, Samuel Dissertação
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  • Coordenador
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XI Simpósio de Pesquisa em Educação

XII Simpósio de Pesquisa em Educação

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