Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte lança nova revista acadêmica

Produção é destinada a pesquisadores no campo interdisciplinar; dois volumes já estão disponíveis

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguagens, Mídia e Arte lançou, no mês de novembro, a revista acadêmica Pós-Limiar, cujo objetivo é promover um diálogo entre diversas áreas para a reflexão sobre fenômenos que constituem o campo interdisciplinar.

A publicação, vinculada ao sistema de revistas da PUC-Campinas, é destinada a pesquisadores, que terão acesso aos materiais duas vezes ao ano. O primeiro e segundo números, já disponíveis, apresentam artigos que discorrem sobre as temáticas abordadas nas disciplinas do Programa e sobre o tema “Memórias, Monumentos e Gambiarras”, respectivamente.

Entre os assuntos abordados no primeiro número, destacam-se as transformações da linguagem em código alfabético ocidental; a conectividade na cultura do compartilhamento e do acesso; as atividades que organizam o conceito de reprodutibilidade; além de outras abordagens de pesquisadores de instituições estrangeiras, como a Universidad de Cádiz, na Espanha, e a Princeton University, nos Estados Unidos. Há, ainda, um ensaio visual, intitulado “O informe das matérias moles”, que explora os fluxos da imagem matricial.

A segunda edição, que contou com a contribuição de pesquisas realizadas na University of Chicago, aponta reflexões sobre a dimensão histórica da memória na contemporaneidade. Os artigos contemplam estratégias de proteção da arte, dos arquivos e do patrimônio; as origens da arte da memória; a construção da narrativa e os materiais iconográficos; bem como certos aspectos sobre processos de conservação. No ensaio visual, desta vez chamado “Memória em Construção”, o autor mobiliza a nossa percepção do espaço arquitetônico.

De acordo com a Profa. Dra. Luisa Paraguai Donati, a relevância do periódico está em mapear e divulgar pesquisas, que substituem as estratégias disciplinares por ações transversais entre distintos campos do saber. “Neste sentido, a proposta está intimamente articulada com o nosso Programa de Mestrado em Linguagens, Mídia e Arte, que visa promover atitudes protagonistas do investigador”, destacou a docente, que é uma das editoras da revista.

As duas primeiras edições estão disponíveis no link abaixo:

Vinícius Purgato
20 de dezembro de 2018