“Portais RP” apresenta Relações Públicas a estudantes e famílias

Evento organizado por alunos e alunas da graduação de RP contou com palestra, apresentação musical e estandes com as agências dos grupos

Estudantes do curso de Relações Públicas da PUC-Campinas realizaram, nesta quarta-feira (31), o evento “Portais RP”. A iniciativa é parte do componente curricular “Comunicação e Estratégias Digitais”, que compõe o Projeto Integrador. Todo ano, um tema é escolhido para que seja desenvolvido pelos estudantes. Neste semestre, o projeto escolhido foi a criação de um evento aberto para estudantes de várias áreas, pais e até mesmo alunos e alunas do ensino médio, para que todos pudessem conhecer mais sobre o curso de Relações Públicas e a sua importância em vários ramos do mercado, até mesmo para a escolha de uma profissão no futuro.

“O projeto integrador dá oportunidade para os alunos trabalharem, na prática, o conteúdo que eles desenvolvem em sala de aula. Nós sempre falamos que, quando se trata de um evento, é na prática que se aprende, na organização e nos pequenos detalhes. E eles fizeram tudo, nós só tivemos a função de orientação”, comenta a Profa. Ma. Zuleica Guimarães Manente, do curso de Relações Públicas.

A abertura aconteceu em um dos espaços do Mescla e contou com uma fala da diretora da Faculdade de Relações Públicas, Profa. Ma. Cristina Micaroni Hilkner Altieri, reforçando a importância de uma empresa contar com um profissional qualificado de RP para cuidar da imagem e da reputação.

“É importante os estudantes saberem que cada componente curricular tem a sua importância na conclusão do módulo e materializar todo o aprendizado em um evento aberto é fundamental para isso. Muitas pessoas ainda não sabem a importância do profissional de RP. Por isso, precisamos fazer com que as pessoas saibam a importância da comunicação estratégica, focada na organização, em planejamento, para o mercado. Além disso, esse evento pode ser importante para escolha da profissão por alunos que ainda não decidiram o que cursar. Para PUC-Campinas, também é importante porque é um momento que abrimos as portas da Universidade para a comunidade”, comentou a professora Cristina.

A primeira atividade foi uma palestra com a ex-aluna da Universidade, Luísa Lorga, que hoje comanda a própria agência, chamada Lorga Assessoria. Ela foi escolhida para palestrar pelos próprios alunos organizadores, que a credenciaram como exemplo para o grupo, por ter se formado há pouco tempo e já ter alcançado bons resultados no mercado.

“Eu fiquei emocionada em retornar aqui. Me formei durante a pandemia e foi muito difícil ficar distante e apenas on-line na reta final. Então, vir aqui é retomar uma boa energia, dá vontade de voltar. Eu recebi uma homenagem com esse convite. Por mais que eu tenha poucos anos de formada, eu comecei uma empresa, me reinventei em vários aspectos, e é muito bom poder contar um pouco sobre a trajetória, sobre como é empreender, a diferença que faz estar sempre envolvido nas coisas da faculdade, o networking e a parceria com os professores, com quem eu sempre pude contar mesmo depois de formada”, disse a Luísa.

Depois, os participantes puderam acompanhar uma apresentação da bateria da Atlética de Comunicação e Artes em frente à Praça de Alimentação, no Campus I.

Ao final, os presentes foram apresentados às diversas funções do profissional de RP. Os estudantes foram divididos em grupos, previamente, e criaram agências. No espaço localizado em frente ao Mescla, eles desenvolveram estandes personalizados, cada um responsável por apresentar uma atividade. A agência Manati trabalhou Imagem e reputação; A Aruanã ficou com Institucional; a Adhara foi responsável pela Comunicação Interna; a Hermes falou sobre Estratégias Digitais; a Auá montou uma apresentação e atividades sobre Eventos; e a Mulban apresentou a Comunicação Mercadológica.

“É legal termos contato com as pessoas para saber o que elas conhecem sobre a profissão e poder também contribuir e explicar o quanto é importante o trabalho do RP”, comentou o aluno Renan Mendes, do curso de Relações Públicas.

“É uma agência experimental, mas divulgamos como se, de fato, estivéssemos no mercado. E aqui podemos apresentar nosso curso e as temáticas de maneira profissional. Isso permite que eu tenha esse tato como profissional enquanto eu estou na graduação”, explicou Daniel Henrique Cristiani, aluno de Relações Públicas.

“Está sendo muito bom, porque eu trabalho com eventos e, hoje, estou no estande de eventos. É bom falar sobre aquilo que nós amamos”, reforça Laura Maria de Sousa, aluna de Relações Públicas.

Os visitantes receberam explicações completas sobre cada uma das funções desempenhadas pelo profissional de relações públicas, por meio de bate-papos, apresentações interativas, vídeos e brincadeiras. E deixaram o local levando brindes das agências experimentais.

Quer saber mais sobre o curso de Relações Públicas? Clique aqui!

A PUC-Campinas está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2023. Confira detelhes!

Carlos Giacomeli
1 de junho de 2023