Pesquisa de docente da PUC-Campinas analisa transição entre Educação Infantil e o Ensino Fundamental

Projeto, com apoio da Fapesp, tem duração de dois anos e quer construir programa de ações para auxiliar nessa etapa da educação básica

A pesquisa “Construindo Pontes entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, conduzida pela Prof. Dra. Silvia Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUC-Campinas, completa, em janeiro, o primeiro ano de trabalhos, com um objetivo muito claro: construir um programa de ações sistemáticas envolvendo o período de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, buscando consolidar as relações entre essas duas etapas da Educação Básica. E o trabalho já colhe bons frutos no primeiro ano de atuação.

O programa, que tem apoio da FAPESP, pelo edital Proeduca, conta também com a participação da Prof. Dra. Elvira Cristina Martins Tassoni, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em educação, a Profa. Dra. Fernanda Theodoro Roveri, da Secretaria de Educação de Campinas, e 32 bolsistas da rede de ensino municipal da cidade.

Entre os bolsistas que participam da pesquisa, estão professoras de Educação Infantil e de primeiros anos, orientadores pedagógicos, diretores e vice-diretores, supervisores e coordenadores pedagógicos. O objeto de análise são seis escolas – quatro de educação infantil e duas municipais de Ensino Fundamental, escolhidas porque boa parte dos alunos destes centros infantis seguem para a vida escolar nessas unidades do Ensino Fundamental.

A pesquisa, que segue até janeiro de 2025, tem a proposta de disponibilizar, para as escolas da Rede Municipal de Educação de Campinas, um material digital sobre a transição, no formato de um e-book, com a apresentação do Programa.

“Com o desenvolvimento da pesquisa, tem sido possível fazermos, em grupo, um levantamento de ações que já são realizadas, visando propiciar para as crianças e suas famílias uma transição propulsora do desenvolvimento e vivenciada sem grandes ansiedades e temores. Refletimos, também, sobre a importância de ações que permitam um diálogo entre os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, fazendo circular um conjunto de informações sobre o desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno, que possa ajudar na construção do trabalho pedagógico nos primeiros anos, ajustado às necessidades, interesses e capacidades das crianças”, explicou a professora Silvia Rocha, que também falou dos primeiros resultados. “Destacamos, como resultados, uma forte motivação das crianças para o ingresso no Ensino Fundamental, mas também alguns temores e receios. Estes temores das crianças entrevistadas na Educação Infantil referem-se, principalmente, ao medo de não serem capazes de realizarem as tarefas no primeiro ano”, completou.

Nessa fase, segundo a docente, é importante que os professores, pais e familiares deem relevo às aprendizagens que já foram conquistadas, mostrando através das atividades já produzidas, o quanto as crianças já se desenvolveram. Outro ponto destacado é leva-las a conhecer a escola antes do início das aulas, apresentando o local e as atividades que serão feitas, além de outras informações. O objetivo é que, com menos preocupações, as crianças podem se sentir mais seguras para passar pelo processo.

O documento completo com soluções desenvolvidas por meio da pesquisa deve sair com o final dos trabalhos, no primeiro semestre de 2025.

Carlos Giacomeli
4 de janeiro de 2024