Parceria da PUC-Campinas com a CPFL pode gerar economia de R$ 30 mil ao mês com energia

Diversos projetos de reciclagem e economia de energia, água e insumos estão em implantação nos campi

Um projeto de redução de consumo de energia da PUC-Campinas foi aprovado pela CPFL Paulista dentro do Programa de Eficiência Energética da distribuidora. A Universidade receberá R$ 1,407 milhão a fundo perdido para a troca de 20 mil lâmpadas fluorescentes por LED e instalação de uma usina fotovoltaica.

Segundo o Prof. Dr. Marcos Carneiro da Silva, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica e assessor da Pró-Reitoria de Administração, a sua implantação deverá gerar uma economia de cerca de R$ 30 mil por mês à Universidade. Além da economia, o projeto possibilita ganhos ambientais.

“A PUC-Campinas já implantou outros projetos no âmbito dos Programas de Eficiência Energética – PEE com a CPFL. Um deles foi a troca de lâmpadas de salas de aula e de prédios acadêmicos por LED. Depois fizemos a troca e melhoria da iluminação externa dos dois campi. Estas duas ações promovem economias mensais significativas no consumo de energia e nos custos de manutenção da Universidade. Agora vamos trocar lâmpadas de prédios administrativos, do Hospital PUC-Campinas e instalar uma usina fotovoltaica no alto do prédio de Direito. Com isto a eficientização do uso final Iluminação estará finalizada nos Campus I e II da PUC-Campinas”, explica o professor.

A capacidade de geração de energia dessa usina tem como objetivo suprir todo o consumo  do prédio do Direito, no Campus I, que é climatizado, fazendo-se um balanço anual. Nos períodos do ano em que o consumo é menor, como no inverno e nas férias, o excedente é lançado na rede elétrica e gera crédito para a Universidade, que pode descontar do consumo maior em períodos de muito calor.

Por lei, as distribuidoras de energia são obrigadas a destinar 0,5% de suas rendas líquidas para apoiar projetos de eficiência energética, ajudando a reduzir o consumo e aumentar a utilização de energia limpa.

A implantação do novo projeto nos campi e no Hospital PUC-Campinas deve começar ainda neste ano, assim que forem cumpridas as etapas burocráticas.

Sustentabilidade

“Desde 2016, estamos com vários projetos sendo implantados nessa linha de sustentabilidade, que é um dos eixos estratégicos da Universidade. Foram ações planejadas para diminuir o consumo de energia e água, além de produzir energia em uma pequena usina fotovoltaica, tratar e reciclar resíduos sólidos e colocar para funcionar uma estação de tratamento de águas cinzas, que foi construída há muitos anos, mas nunca funcionou. Agora estamos com esse novo projeto com a CPFL”, disse o Pró-Reitor de Administração, Prof. Dr. Ricardo Pannain.

Para isso, a Pró-Reitoria destacou dois diretores de cursos de engenharia para acompanhar os projetos, um deles somente para a área de energia e outro para economia de água. Há também diversas ações sendo desenvolvidas diretamente pelas faculdades, como a de produção de produtos de limpeza para uso nos prédios da Universidade e o desenvolvimento de um carro elétrico que, inicialmente, será utilizado nos campi. Uma usina fotovoltaica (foto) já funciona abastecendo um dos prédios do Campus I e foi implantada com recursos da própria instituição.

Marcelo Andriotti
16 de outubro de 2019