Palestra de ex-ministro da Justiça encerra a 62ª Semana Jurídica

José Eduardo Cardozo falou sobre “A crise do Estado Democrático de Direito”

Uma palestra do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo no Auditório Dom Gilberto, no Campus I, encerrou a 62ª Semana Jurídica da PUC-Campinas. O evento foi realizado na noite de sexta-feira, 4 de outubro, e teve a participação de estudantes e professores da Universidade.

Cardozo falou sobre “A crise do Estado Democrático de Direito” e foi a primeira vez que participou de um evento na PUC-Campinas. Ele destacou a importância de falar com o público universitário. “A universidade é um celeiro de ideias e de ações. É onde se produzem as grandes teses, as grandes reflexões. O papel da universidade é essencial em momentos de crise como a que vivemos”, afirmou.

O ex-ministro também comentou como é falar com estudantes de Direito em um período em que o papel do Judiciário é questionado em diversos meios de comunicação. “Está ocorrendo uma crise de estado de direito em todo o mundo, mas no Brasil isso está muito agudo, afetando todos os poderes”, disse.

Ele também afirmou que estamos vivendo um período em que temos duas opções. “Ou seguimos no caminho do autoritarismo, do estado ditatorial, ou o caminho da liberdade e pluralidade, que é o que defendo”, afirmou.

A Semana abordou, neste ano, os 100 anos da Constituição de Weimar e os impactos nos direitos sociais. O evento foi realizado em uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Direito e o Centro Acadêmico XVI de Abril. Veja aqui fotos do evento.

Marcelo Andriotti
2 de outubro de 2019