Outubro Rosa termina com palestras sobre a saúde da mulher na PUC-Campinas

Projeto “Cuidando da Saúde” conscientiza os funcionários da Universidade

A PUC-Campinas, por intermédio do Departamento de Medicina do trabalho, realizou, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, uma série de palestras sobre a saúde da mulher para conscientizar seus funcionários. Com o objetivo de concluir a série de atividades do Outubro Rosa, as palestras aconteceram em ambos os campi da Universidade e no Colégio de Aplicação PIO XII.

Ministrado por Illymack Canedo, professora de Enfermagem da PUC- Campinas, o projeto “Cuidando da Saúde” buscou estimular a conscientização da comunidade quanto às situações de risco à saúde. “Esse conhecimento tem que ser divulgado, a partir do momento que você faz pequenas colônias de conhecimento, ele vai adiante”, explica a palestrante.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil se encaixa na segunda faixa mais alta de incidência de câncer de mama com uma taxa de 62,9 casos por 100 mil mulheres. Os países são divididos em cinco faixas.

Dessa forma, a divulgação dos cuidados com a saúde feminina continua de extrema importância. Durante as palestras, Illymack traçou o processo da vida reprodutiva feminina da adolescência à menopausa, listando as precauções necessárias para evitar uma possível doença.

Além disso, a pedido dos funcionários, a professora abrangeu ainda os cuidados com a saúde do homem, introduzindo as preocupações do Novembro Azul, campanha da prevenção contra o câncer de próstata.

*Por Julia Barbara  – estagiária sob supervisão do Departamento de Comunicação (DCOM)

Gabriel Souza
31 de agosto de 2019