Amanhã (19 de setembro), a PUC-Campinas recepciona a campanha Operação Eleições Limpas, promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O evento, com apoio da Associação Paulista dos Magistrados, será realizado no Auditório Nobrão, localizado no Campus Central (Rua Marechal Deodoro, n° 1099- Centro), às 10h30, e é aberto ao público em geral.

Lançada em maio deste ano, a Operação Eleições Limpas visa fornecer subsídios para que os cidadãos denunciem ao Ministério Público Eleitoral quaisquer indícios de fraudes. Segundo a entidade, a vigilância dos juízes e da população resultará em eleições mais éticas, com menor chance de que sejam eleitos candidatos que adotam práticas políticas duvidosas. “Esse movimento visa conscientizar a população da importância do voto e o quanto essa atitude interfere no destino do País. Além de esclarecer muitas dúvidas sobre o processo eleitoral”, comenta Luís Arlindo Feriani, diretor da Faculdade de Direito.

Durante a apresentação da campanha no Campus Central, a jornalista Luciene Viegas e o professor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas Manuel Carlos Cardoso realizarão palestras sobre as eleições.

Para esclarecer a população sobre as eleições e a importância de integrar o processo democrático, a AMB produziu a cartilha ‘Operação Eleições Limpas – A luta dos juízes pela ética na política’ que apresenta dicas para um voto consciente, explica as principais regras sobre recebimento e gastos de recursos em campanhas eleitorais em 20 pontos, e conta também com itens sobre o que pode e o que não pode ser feito em propaganda eleitoral.

A Associação fez também uma cartilha da Operação Eleições Limpas para crianças, com a presença do Menino Maluquinho — personagem criado pelo cartunista Ziraldo- que leva aos pequenos noções básicas sobre o sistema eleitoral brasileiro.

A campanha já foi apresentada em 10 estados brasileiros e a sociedade mostrou grande interesse pela mobilização dos magistrados em prol da ética na política.

Informações sobre a campanha Operação Eleições Limpas no site: www.amb.com.br/portal/eleicoes.

Apresentação da Campanha Operação Eleições Limpas
Dia:19 de setembro (terça-feira)
Horário: 10h30
Auditório Nobrão – Campus Central da PUC-Campinas, localizado na Rua Marechal Deodoro, n° 1099- Centro