Observatório registra queda nas importações e exportações da RMC em maio

Dados consolidado do mês passado foram retirados de informes governamentais

O Observatório PUC-Campinas divulga os resultados da análise dos dados consolidados da balança comercial da RMC (Região Metropolitana de Campinas) relativos ao mês de maio. O estudo foi coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira com a assistência técnica de João Lucas Alves da Silva

Os dados utilizados nas análises são da base do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além dos dados quantitativos, agregados e desagregados por município, apresenta-se a qualificação da pauta de exportação e importação da RMC a partir de cruzamentos dos dados de comércio com os Índices de Complexidade de Produtos (PCI), calculados pelo Observatório de Complexidade Econômica do MIT Media Lab.

“Além dos problemas estruturais do déficit comercial regional causados pela dependência das importações de insumos externos, as exportações mostram piora da atividade do setor externo da RMC, em 05/2023, em relação ao mesmo período do ano anterior”, disse o Prof. Paulo.

Clique aqui para ver estudo completo

Foi constatada a diminuição de -0,29% nas exportações e diminuição de -25,12% nas importações da RMC, resultando em queda de -37,34% no déficit comercial regional.

As participações nas importações e exportações do estado de São Paulo (SP) foram de 18,82% e 7,48%, respectivamente, representando uma pequena redução na participação da RMC tanto nas importações quanto nas exportações em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em 12 meses, houve aumento de 11,09% nas exportações e de 8,31% nas importações da RMC, resultando em alta de 7,03% no déficit comercial regional. Destaca-se o crescimento do valor das exportações de tratores, medicamentos e automóveis de passageiros. Houve crescimento do valor importado de agroquímicos, compostos heterocíclicos de nitrogênio e ácidos nucleicos e seus sais.

Foi registrado aumento relativo das exportações para praticamente todos os principais destinos, com destaque para Argentina, Estados Unidos, México, Alemanha e Paraguai. Também houve aumento relativo das importações de praticamente todas as principais origens, com destaque para China, Estados Unidos, Alemanha e México.

Previsão 2023

As análises mais recentes do Observatório PUC-Campinas apontam para um ano de queda expressiva nas importações (-17,54%) e aumento das exportações (4,71%). Em relação as últimas previsões, nota-se que os dados de exportação do mês 04/2023, comparados com a deste mês, indicam uma aceleração na taxa de crescimento das exportações previstas no ano (previsão anterior era de aumento de 0,77%), e uma redução ainda maior das importações (previsão anterior era de queda de 12,76%).

O contexto de tendência de redução das importações pode ter base na queda dos principais produtos importados pela RMC, mas também pode indicar desaceleração no ritmo da produção industrial.

Marcelo Andriotti
12 de junho de 2023