Observatório PUC-Campinas apresenta novos estudos sobre a RMC

O I Fórum, que tem o tema “Metrópole em Discussão”, acontece no dia 23 de novembro, no Campus I; evento é aberto ao público

A PUC-Campinas, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, realiza, no próximo dia 23 de novembro, das 8h30 às 17h30, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I, o “I Fórum Observatório PUC-Campinas: Metrópole em Discussão”, cujo propósito é mostrar e discutir dados socioeconômicos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), resultantes de Projetos de Extensão.

O evento busca estreitar o diálogo com os públicos de interesse, como secretariais municipais da RMC, representantes de organizações do setor privado, e veículos de imprensa, mostrando o balanço dos indicadores analisados ao longo do semestre, além de apresentar novos estudos sobre diversas temáticas: perspectivas para o mercado de trabalho na RMC; vulnerabilidade de jovens na RMC; panorama da educação básica; políticas municipais de saneamento e resíduos sólidos; entre outras.

Atualmente, todo o mapeamento do Observatório PUC-Campinas está concentrado em quatro eixos temáticos: Desenvolvimento Social, Educação e Saúde; Trabalho, Produção e Comércio; Inovação e Sustentabilidade; e Trabalho, Emprego e Renda. Os indicadores são processados e analisados por professores doutores da Faculdade de Ciências Econômicas e, posteriormente, compartilhados com vários setores da sociedade.

“Esses indicadores permitem uma leitura da realidade da Região Metropolitana de Campinas sob muitos aspectos, sendo uma importante contribuição da Universidade para os órgãos de opinião pública, prefeituras e outras entidades governamentais, que podem aproveitar essas informações para propor as ações necessárias”, afirmou o Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários.

As duas mesas-redondas poderão ser acompanhadas gratuitamente mediante inscrição neste link.

Observatório PUC-Campinas

O Observatório PUC-Campinas, lançado no dia 12 de junho de 2018, nasceu com o propósito de atender às três atividades-fim da Universidade: a pesquisa, por meio da coleta e sistematização de dados socioeconômicos da Região Metropolitana de Campinas; o ensino, impactado pelos resultados obtidos, que são transformados em conteúdo disciplinar; e a extensão, que divide o conhecimento com a comunidade.

A plataforma, de modo simplificado, se destina à divulgação de estudos temáticos regionais e promove a discussão sobre o desenvolvimento econômico e social da RMC.  As informações, que englobam indicadores sobre renda, trabalho, emprego, setores econômicos, educação, sustentabilidade e saúde, são de interesse da comunidade acadêmica, de gestores públicos e de todos os cidadãos.

Região Metropolitana de Campinas (RMC)

Foco dos estudos do Observatório PUC-Campinas, a Região Metropolitana de Campinas (RMC), a segunda maior do Estado de São Paulo em população, com 3,2 milhões de habitantes, é composta por 20 Municípios.

A região ocupou, nos últimos anos, uma relevante posição econômica nos níveis estadual e nacional. Em 2015, por exemplo, foi responsável por 8,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

A RMC se destaca, ainda, pela presença de centros inovadores no campo das pesquisas científica e tecnológica, e pela significativa estrutura agrícola e agroindustrial. Além disso, abriga o Aeroporto de Viracopos, o segundo maior do país em transporte de carga.

RMC

Vinícius Purgato