Novo Hospital Veterinário da PUC-Campinas funcionará para público externo a partir de 2020

Suas instalações já estão prontas e sendo utilizadas pelos estudantes em atividades práticas

O novo Hospital do Curso de Medicina Veterinária da PUC-Campinas deverá abrir para atendimento externo a partir de 2020, mas as suas instalações já estão prontas e sendo utilizadas pelos estudantes em atividades práticas. O prédio ficou pronto neste segundo semestre e recebeu equipamentos para começar a funcionar como um laboratório e espaço para aulas.

Segundo o diretor do Curso de Veterinária, João Flávio Panattoni Martins, a abertura para o público ainda depende de regularização da parte burocrática, com a liberação de alvarás e licenças. O atendimento será pago e os dias e horários de funcionamento ainda serão definidos.

O novo Hospital Veterinário é o principal equipamento do complexo de 2 mil metros quadrados construído no Campus II da PUC-Campinas para atender ao Curso de Veterinária, que entrou em 2019 em seu terceiro ano de funcionamento.

O prédio principal abriga dois centros cirúrgicos para pequenos animais, um para grandes animais, oito ambulatórios, quatro ambulatórios internos e dois para casos de maior gravidade, que funcionam como uma espécie de UTI. Também há um espaço destinado especialmente para atendimento de gatos e aves.

“Ele é a espinha-dorsal do nosso curso. Nós projetamos o espaço para ser um hospital-escola modelo, moderno e pensado para o ensino da veterinária”, disse o professor.

Atualmente, a Veterinária tem 300 alunos em suas turmas. São duas modalidades, uma integral, com quatro anos de duração, e outra noturna, com aulas também aos sábados, com cinco anos de duração. As inscrições para o vestibular, que será em outubro, já estão abertas, e as provas serão realizadas em Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Pouso Alegre (MG).

Os estudantes passarão a atuar no hospital em aulas práticas sob orientação dos professores a partir do quarto semestre.

“Estão previstos os atendimentos clínico e cirúrgico de pequenos animais e cirúrgico de grandes animais. A parte clínica de grandes animais é feita em ambiente externo, em uma área própria para isso”, disse.

O hospital também fará exames, análises clínicas, eletrocardiografia, e análise de imagens com radiografia, endoscopia e ultrassonografia. “É um hospital-modelo, muito bem estruturado e que deverá ser uma referência em medicina veterinária seguindo os padrões consagrados de qualidade da PUC-Campinas”, afirmou o professor João Flávio.

Marcelo Andriotti
2 de setembro de 2019