Laboratório do Espaço Mescla passa a fazer parte da Rede Fab Labs

A vantagem da Rede está no acesso aos softwares, processos e projetos de todos os Labs do mundo

O Espaço Mescla, da PUC-Campinas, oficialmente, faz parte da Rede Fab Labs, uma rede global de laboratórios locais. Para fazer parte dela, os laboratórios compartilham um inventário dos principais recursos para fazer (quase) tudo, permitindo que processos e projetos sejam compartilhados.
Criados em 2001 em universidades dos Estados Unidos, os Fab Labs fazem parte de um modelo de laboratório que visa incentivar a troca de informações e conhecimentos. Na prática, são laboratórios abertos ao público para que a comunidade possa participar, contribuir e aprender com ferramentas tecnológicas que estão disponíveis no mercado, mas dificilmente podem ser utilizadas por um cidadão comum.
O Fab Lab oferece assistência operacional, educacional, técnica e logística, além do que está disponível em um laboratório (máquinas e ferramentas).
Segundo o professor Daniel Paz de Araújo, coordenador do Laboratório, a grande vantagem em participar da Rede está no acesso aos softwares, processos e projetos de todos os Labs filiados no mundo, além de possível intercâmbio para realização de projetos.
O Laboratório do Espaço Mescla já tem sido usado para auxiliar a comunidade. A principal iniciativa foi a confecção de protetores faciais para hospitais da região. Segundo o Prof. Dr. Marcos Carneiro, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, onde o projeto foi desenvolvido, o objetivo é chegar a 5 mil máscaras fabricadas na Universidade.
Para saber mais sobre o FabLab Mescla, com todas as informações e contatos, acesse o link https://www.fablabs.io/labs/mescla

Marcelo Andriotti
1 de junho de 2020