
Jornada Extensionista do PDHI:LA debate “O Direito de (Ser) Humano” com agentes do Centro Pop II
Iniciativa promoveu reflexão sobre desafios no atendimento à população vulnerável com especialista em Direitos Humanos
Neste mês de abril, agentes que atuam na linha de frente do atendimento no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop II) tiveram uma tarde dedicada à reflexão e ao aprofundamento sobre Direitos Humanos, em uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Humano Integral: Levanta-te e Anda, da PUC-Campinas. A atividade ocorreu na Casa Orozimbo e reuniu 11 profissionais para discutir os desafios da garantia da dignidade no trabalho cotidiano.
A palestra foi conduzida pela Profa. Dra. Paola Fernanda Silva Mineiro, advogada especialista na área de Direitos Humanos. O objetivo central foi promover uma análise crítica e, sobretudo, humanizada sobre o tema, conectando a teoria às complexas realidades enfrentadas pelos agentes no dia a dia. O conteúdo abordado explorou dimensões éticas, jurídicas e sociais que envolvem os direitos humanos. Um ponto de destaque foi a abordagem do conceito de “Ser Humano”, não apenas como um status biológico, mas como um direito fundamental em si, que precede e fundamenta as garantias legais formais. A discussão enfatizou o direito à dignidade como pilar central.
A jornada não se limitou a uma apresentação teórica. Um espaço significativo foi dedicado à interação, permitindo que os agentes do Centro Pop II compartilhassem suas próprias vivências, expusessem os desafios práticos encontrados no atendimento e levantassem questões pertinentes à aplicação dos direitos humanos no contexto da vulnerabilidade social.
Sobre o PDHI:LA da PUC-Campinas
O PDHI:LA (Programa de Desenvolvimento Humano IntegraL: Levanta-te e Anda) é uma iniciativa da PUC-Campinas que visa a promoção da justiça social, do desenvolvimento sustentável e a construção de uma sociedade mais equitativa, fraterna e humanizada.
Funcionando como um ecossistema acadêmico social, o programa conecta os pilares da Universidade – Ensino, Pesquisa e Extensão – para formar cidadãos críticos e comprometidos com uma transformação social duradoura, atendendo diretamente às demandas de comunidades vulnerabilizadas.
Suas ações incluem a oferta de capacitação, acesso a direitos, fomento à economia solidária e estratégias de sustentabilidade socioambiental para essas comunidades. Além disso, o PDHI:LA promove eventos e seminários focados em temas sociais relevantes, como a Jornada Extensionista, realiza intervenções comunitárias com workshops e ações culturais, oferece cursos de formação abordando temas como comunicação não violenta, economia solidária e inclusão digital e desenvolve projetos de pesquisa e extensão interdisciplinares envolvendo diversos cursos da Universidade.