O trabalho com atores, profissionais de comunicação, políticos e empresas de telemarketing vem ampliando as frentes de trabalho para os profissionais de fonoaudiologia. Sem contar os atendimentos específicos na área da saúde nos quais já exercem importantes papéis, como no caso de processos de queimaduras, reabilitação de cabeça e pescoço, reabilitação auditiva, entre outras. As mudanças no panorama profissional para a área estarão entre os temas abordados, de 8 e 10 de maio, na 3ª Jornada de Fonoaudiologia da PUC-Campinas, que ocorrerá no Campus II da Universidade. O evento, que ocorrerá no Auditório Monsenhor Salim, no Campus II, é aberto ao público. Os interessados devem confirmação participação pelo telefone (19) 3729.6840 ou pelo e-mail fono@puc-campinas.edu.br.

A programação, durante os três dias, terá início às 8h e se encerra às 12h. Nesta segunda-feira, dia 8, após a abertura serão apresentados projetos de pesquisa coordenados pela professora Iara Bittante de Oliveira. Das 8h30 às 10h, a fonoaudióloga do Hospital de Clínicas da Unicamp Ana Lúcia Spina apresentará a palestra sobre o tema “A fonoaudiologia na reabilitação de cabeça e pescoço: história, epidemiologia e tratamento”. Fechando o primeiro dia, das 10h30 às 12h, o professor da Faculdade de Fonoaudiologia da Santa Casa/SP Paulo Eduardo Melo falará sobre o tema “Intervenção fonoaudiológica nos processos cicatriciais em queimados”.

No terça-feira, dia 9, além da apresentação de projetos de pesquisa coordenados pelas professoras Emilse Merlin Servilha e Ivone Panhoca, ocorrerão duas palestras. A primeira das 8h30 às 10h, sobre o tema “Processamento auditivo: avaliação e reabilitação”, com a fonoaudióloga do Laboratório Fleury Maura Ligia Sanchez. Na seqüência, das 10h30 às 12h, a palestra sobre o tema “A inserção do fonoaudiólogo no Serviço Público”, com a profissional da Prefeitura Municipal de Araraquara Roberta Reis.

Na quarta-feira, último dia do evento, das 8h às 8h30 a professora Maria Helena Mourão Alves Oliveira fará apresentação dos projetos de pesquisa por ela coordenados. Entre às 8h30 e 10h, dois temas serão abordados pela fonoaudióloga Vaneli Colombo Rossi e pela fisioterapeuta Siomara Malta: “Home Care e fonoaudiologia: história e atuação” e “Fisioterapia em Home Care”, respectivamente. Finalizando a Jornada as profissionais Luciana Borghi e Patricia Faro falarão das 10h30 às 12h sobre “Motricidade estética orofacial: abordagem de tratamento fonoaudiológico com base na motricidade orofacial”.

Serviço

A 3ª Jornada de Fonoaudiologia da PUC-Campinas ocorre de 8 a 10 de maio, das 8h às 12h, no Auditório Monsenhor Salim, no Campus II da Universidade (Avenida John Boyd Dunlop, s/n – Jardim Ipaussurama). O evento é aberto aos profissionais e estudantes universitários de outras áreas. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (19) 3729.6840 ou pelo e-mail fono@puc-campinas.edu.br.

8 de maio de 2006