Jane K. Aparecido

Formada em Direito pela PUC-Campinas, Jane K. Aparecido é atualmente gerente acadêmica no escritório da  Ohio State University no Brasil, o Brazil Gateway. Entre outras funções, ela auxilia na criação de parcerias e oportunidades entre a Ohio State University e as faculdades brasileiras.

Sua última visita à PUC-Campinas aconteceu no dia 21 de março de 2017, quando conversou com alunos do Curso de Direito sobre as oportunidades na Moritz College of Law, além de contar sua experiência, já que é formada pelo LL.M (Master of Laws) da Moritz, desde 2015.

Na apresentação, que ocorreu na sala 900 do Prédio H-02, Campus I, Jane contou aos alunos que a Ohio State University está entre as 70 melhores universidades do mundo. “A Faculdade de Direito, Moritz College of Law está entre as 30 melhores dos Estados Unidos e seu curso em Alternative Dispute Resolution é o segundo melhor do país (US News & World Report)”, disse a alumni da PUC-Campinas.

“Expliquei aos alunos que a Moritz College of Law tem um curso de Mestrado profissional em Direito, o LL.M (Master of Laws), de duração de 1 ano, voltado principalmente para bacharéis, advogados e profissionais do Direito. As turmas de LL.M da Moritz não admitem mais de 40 alunos por ano, para que as aulas e o relacionamento com os professores sejam mais individualizados”, reforçou.

Jane também salientou as várias atividades extras das quais os alunos podem participar, tais como: estágios em órgãos públicos ou ONGs, competições nacionais de júri simulado, clínicas jurídicas, assistência à pesquisa de professores, preparação para o Bar Exam (a OAB dos Estados Unidos), muitos eventos de networking e a existência de um escritório de carreiras para auxiliar o aluno a encontrar estágios e empregos durante e após o curso (após formados, alunos podem estender o visto de estudante por um ano para estagiar nos Estados Unidos pelo OPT – Optional Practical Trainining).

“Outra possibilidade é o curso de curta duração para quem não pode ficar um ano todo fora do país. O American Law & Language Program é um curso que pode durar de 1 a 3 semanas, de acordo com o interesse do aluno. Nesse curso, o aluno terá um contato mais breve com as matérias ensinadas no curso de LL.M, praticará inglês jurídico, e visitará tribunais e órgãos do governo do estado de Ohio”, complementou Jane.

Um pouco da história de Jane K. Aparecido

Depois de formada na PUC-Campinas, Jane iniciou sua atuação em Direito Criminal, mas tinha vontade de mudar de área. Nessa busca, decidiu investir em um Mestrado profissional, nos Estados Unidos, optando pela Ohio State University devido à flexibilidade das aulas, às turmas menores, além de estar localizada em uma capital bem desenvolvida, e ao mesmo tempo segura.

“Consegui uma bolsa de estudos da faculdade (a Moritz oferece duas bolsas de estudos para alunos estrangeiros: a Moritz LL.M oferece US$15 mil a alunos que demonstram mérito e a Scholarship for the Americas cobre 40% do curso para candidatos excepcionais dessa região). Como ainda não era o suficiente para que eu conseguisse ir, me candidatei a bolsas de organizações externas e consegui uma bolsa da American Association of University Women que auxilia mulheres de países em desenvolvimento a estudarem nos Estados Unidos”, ressalta.

Dessa forma, Jane conseguiu ir para a Moritz College of Law em 2014, em que se formou em International & Comparative Law, com estágio na Ohio Attorney General’s Office e em uma ONG que auxilia refugiados. Ela ainda prestou e passou no Bar Exam de Nova Iorque.

“Foi uma experiência única que gosto de compartilhar, principalmente, para mostrar aos alunos interessados que é possível estudar no exterior sem assumir grandes dívidas. Sou de uma família de operários de Itatiba/SP, trabalho desde os 16 anos de idade, tive bolsa para estudar na PUC-Campinas, e sempre pesquisei muito sobre como alcançar meus objetivos e como superar obstáculos. Contei com a ajuda de pessoas e instituições que respeitam esse tipo de mérito. Hoje, trabalhando para a Ohio State University posso ajudar alunos e alunas do Brasil a realizarem esse sonho e investimento de estudar nos Estados Unidos”, finalizou Jane K. Aparecido.

Para entrar em contato com Jane e saber mais sobre o escritório Ohio State Brazil Gateway, envie um e-mail para aparecido.1@osu.edu.

Armando Martinelli Neto
1 de dezembro de 2017