Regresso à PUC-Campinas
Procedimentos a serem adotados após intercâmbio
Conforme Termo de Compromisso assinado e encaminhado ao DRE antes do período da viagem, solicitamos aos alunos que nos encaminhem impreterivelmente até 7 dias após o retorno, um relato sobre a experiência vivida no exterior, abordando pontos positivos e negativos sobre:
-Preparação da viagem;
-Chegada ao país;
-Recepção na IES;
-Moradia (a IES de destino possuía moradia acadêmica?);
-Valores (moradia, alimentação, transporte, etc.);
-Custo de vida estimado;
-Adaptação e convivência em outro país;
-Entre outros.
1) O boleto de pré-matrícula para o aluno (e/ou responsável financeiro) regularizar sua situação de vínculo com a Instituição será disponibilizado no Site do Aluno → Área financeira, para a emissão e pagamento no vencimento;
2) Será disponibilizada uma mensagem para que o aluno (e/ou o responsável financeiro)dirija-se ao Departamento de Contas a Receber, para regularizar a situação financeira, visando seu retorno;
3) O aluno poderá realizar sua pré-matrícula, desde que atenda ao estabelecido nos Itens 1 e/ou 2.
Atenção: Alunos que efetuaram o pagamento da pré-matrícula para renovar o vínculo com a Instituição no semestre anterior ao da viagem e passaram o referido semestre em intercâmbio, sem usufruir dos serviços prestados pela PUC-Campinas (disciplinas, prática de formação, etc.), terão o valor reaproveitado para a matrícula do semestre de retorno.
Realizar a matrícula acadêmica para o semestre de retorno, via Site do Aluno, entre os dias especificados no Calendário Geral do ano letivo vigente, seguindo as orientações do Novo Regulamento de Matrícula: Regulamento de Matrícula
Aos alunos de intercâmbio do Ciência sem Fronteiras, é necessário fazer o pedido de aproveitamento de estudos das disciplinas cursadas em intercâmbio. Não haverá cobrança de tais disciplinas.
Os alunos de outros programas de Intercâmbio Acadêmico podem optar pelo pedido de aproveitamento, cabendo à eles o pagamento de disciplinas cursadas em intercâmbio que venham a ser aproveitadas na PUC-Campinas.
Para pedir o aproveitamento de estudos, o aluno deve preencher requerimento no DRE, apresentando os seguintes documentos:
1. Critério de avaliação da IES estrangeira;*
2. Ementas das disciplinas;*
3. Carga Horária das disciplinas;*
4. Histórico Escolar. **
* Os documentos deverão ser apresentados juntamente com tradução simples, exceto documentos que estejam em português, espanhol ou inglês.
** O Histórico deverá ser apresentado juntamente com tradução juramentada, exceto Históricos que estejam em português.
É possível pedir Aproveitamento fora do prazo de realocação de disciplinas. O tempo de processamento do requerimento é de no mínimo um mês.
Para que a informação de participação em intercâmbio seja inserida no Histórico escolar, o aluno também precisará fazer um requerimento no DRE munido de:
– Histórico Escolar com tradução juramentada (exceto documentos que estejam em português);
– Critério de avaliação da IES estrangeira.
ATENÇÃO: A solicitação de Aproveitamento de Estudos para dispensa de disciplina e possível readequação da Grade Horária para o semestre letivo de retorno deve ser requerida até prazos específicos, atentando ao Calendário Acadêmico da PUC-Campinas.
É responsabilidade do aluno providenciar toda a documentação exigida para o pedido de Aproveitamento de Estudos e/ou Inserção de intercâmbio no Histórico Escolar na PUC-Campinas. Antes de voltar ao Brasil, o aluno deve se certificar de que todos os procedimentos necessários para o fornecimento dos documentos foram cumpridos na IES estrangeira. Recomendamos também que o aluno tenha os dados de contato do departamento responsável pelos intercâmbio da instituição.