Rir é o melhor remédio e pode ser uma colaboração no processo de recuperação do paciente internado. Promover esta atividade de humanização é o principal objetivo da parceria entre o Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP), da PUC-Campinas, e a Associação Hospitalhaços.

A primeira visita do grupo ao hospital será realizada no dia 24 de junho (sábado), das 14h30 às 17h, nas Enfermarias de Clínica Médica (blocos 2 e 5), onde estão internados pacientes adultos, e no Pronto-Socorro Infantil. Os voluntários, sempre de dois a quatro integrantes, deverão visitar cerca de 300 pessoas por sábado.

Segundo a coordenadora dos Hospitalhaços, Walkiria Camelo, o objetivo é desenvolver atividades lúdicas realizadas pela figura do palhaço e envolver não só os pacientes como também seus acompanhantes e os próprios profissionais do hospital.

“A humanização hospitalar através do aspecto lúdico, contribui para a recuperação mais rápida dos pacientes, propicia descontração e relaxamento aos familiares e acompanhantes, diminui o estresse dos profissionais que atuam nos hospitais e também colabora para o crescimento pessoal do voluntariado”, observa Walkiria.

Segundo a gerente de Internação do Hospital Celso Pierro, Luciane Cunha, o trabalho dos Hospitalhaços é importante para valorizar a dimensão humana e subjetiva presente no ato da assistência a saúde.

Serviço
As Unidades de Internação do Hospital e Maternidade Celso Pierro atendem por mês cerca de 1.300 pessoas e 15 mil pacientes passam pelo atendimento de urgência e emergência, ambos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Associação Hospitalhaços é resultado de um trabalho voluntário desenvolvido desde abril de 1999 na cidade de Campinas. Entre pacientes, acompanhantes e equipe da área de saúde nos sete hospitais onde atuam, mais de 18 mil pessoas são beneficiadas mensalmente pelo projeto. Mais informações sobre os Hospitalhaços estão no site www.hospitalhacos.org.br ou podem ser obtidas diretamente com Mariana Campos pelo celular (19) 9611-9945.

Este e outros press releases sobre a PUC-Campinas e o Hospital e Maternidade Celso Pierro, assim como contatos com fontes e canais para divulgação de pesquisas e envio de sugestões de pauta para esta Assessoria de Imprensa podem ser acessados pelo endereço www.puc-campinas.edu.br/imprensa.

23 de junho de 2006