O Serviço de Dermatologia do Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas, oferece orientações sobre psoríase às pessoas que passam por consultas durante a semana. Psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele que atinge mais de 5 milhões de pessoas no Brasil e afeta de 1 a 3% da população mundial (cerca de 190 milhões de pessoas).

A atividade do Celso Pierro está integrada a ações nacionais de esclarecimento sobre a doença, além da consolidação da data 29 de outubro como Dia Nacional da Psoríase coordenadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Segundo a chefe do Serviço de Dermatologia, Lúcia Helena Fávaro de Arruda, a psoríase manifesta-se em homens e mulheres de todas as idades, inclusive em crianças. Caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

A dermatologista adverte ainda que a doença causa grande impacto na qualidade de vida dos pacientes que, muitas vezes, se sentem rejeitados ou discriminados em seus ambientes sociais e de trabalho. “No entanto, a psoríase pode ser controlada e não é contagiosa. O estresse e a ansiedade são fatores que a desencadeiam ou a agravam”, informa Lúcia.

A SBD publicou em setembro o Censo Dermatológico, uma pesquisa realizada com cerca de 55 mil pessoas atendidas em hospitais públicos e clínicas particulares em todo o país. Participaram da pesquisa 916 instituições, sendo 636 consultórios particulares e 377 hospitais públicos. Dos participantes da pesquisa, 1.375 brasileiros foram diagnosticados com psoríase, sendo que no Celso Pierro participaram 12 pacientes.

O Serviço de Dermatologia do HMCP participará também no dia 18 de novembro (sábado), das 9h às 15h, da Campanha Nacional de Câncer de Pele, com atendimento gratuito e orientações aos usuários de seus serviços.

Serviço

O Hospital e Maternidade Celso Pierro está localizado np Campus II da PUC-Campinas que fica na avenida John Boyd Dunlop s/nº, Jardim Ipaussurama.

Portal Puc-Campinas
23 de outubro de 2006