Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
  • Turno \ Duração Matutino - 8 Semestres
    Noturno - 8 Semestres
  • Campus Campus I
  • Carga Horária 2709 horas
  • ReconhecimentoDECRETO Nº 74.959 - 25/11/1974 - D.O.U.: 26/11/1974 PORTARIA Nº 948 - 30/8/2021 - D.O.U.: 31/8/2021

Razões para estudar na PUC-Campinas


A PUC-Campinas figura entre as melhores universidades do mundo pelo QS World University Ranking 2024, um dos três rankings mais conceituados entre os avaliadores globais de qualidade. No Brasil, 35 instituições atingiram a pontuação para figurar no ranking 2024, sendo apenas sete particulares.

O ranking Times Higher Education (THE) para a América Latina 2023, apontou a PUC-Campinas como a melhor universidade privada brasileira fora das capitais e uma das sete melhores do Brasil. Ela também aparece em sexto lugar no quesito qualidade de ensino pelo ranking, que avaliou 197 instituições em 15 países.

A PUC-Campinas está entre as 10 melhores instituições de ensino superior privadas do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, da Folha de São Paulo, que avaliou 203 universidades brasileiras. No Guia da Faculdade 2023, feita pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, a Universidade está no ranking das 11 particulares com o maior número de cursos cinco estrelas do país, sendo a única fora das capitais. O ranking avaliou mais de 18 mil instituições de ensino superior.

45% dos estudantes da Universidade fazem estágio remunerado e já estão conectados ao mundo do trabalho. Isso devido ao Escritório de Talentos e Carreiras da PUC-Campinas. Além de criar uma Central de Vagas e gerenciar os estágios obrigatórios e não obrigatórios dos alunos da Universidade, o Escritório de Talentos e Carreiras também ajuda o estudante em seu processo de capacitação, confecção de currículo, network, preparação para entrevistas, entre outros.


Sobre o Curso


O Curso de Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing, tem por objetivo primeiro, a capacitação profissional do egresso para atuação no segmento ocupacional da propaganda regional. Assim sendo, assume, nesta nova concepção curricular, uma ênfase voltada ao Marketing, já que essa perspectiva, além de mais adequada às exigências atuais do mercado de trabalho, visa a absorção mais eficiente do egresso pelo setor empresarial / industrial. A formação orientada para o Marketing abre inúmeras possibilidades de atuação profissional, não se limitando, como prescreve a atual grade curricular, às agências de propaganda ou veículos de comunicação.

Secundariamente, a habilitação em Publicidade e Propaganda pretende semear o interesse pela continuidade no processo de formação intelectual do aluno, através da introdução de disciplinas voltadas ao entendimento, aprofundamento, reflexão e produção, em caráter rudimentar, de pesquisas na área das Ciências da Comunicação e da Propaganda.

DIRETORIA DA FACULDADE

Perfil do Profissional

Se caracteriza pelo conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos voltados para o diagnóstico, proposição e execução de soluções éticas de comunicação para o mercado, visando a consecução eficaz de objetivos e metas mercadológicos para empresas, anunciantes e instituições; Pelo desempenho de funções típicas do seu segmento ocupacional, em suas interfaces e interações com atividades correlatas ao campo da comunicação, e também com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais as atividades de publicidade, propaganda e marketing possam interagir sinergicamente; Pela capacidade de diagnosticar problemas e oportunidades e propor, estrategicamente, soluções específicas e adequadas às situações e à realidade do mercado no qual o cliente se insere; Pelo planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária; Pelo trabalho como agente de comunicação em empresas, instituições, agências de propaganda, promoção, merchandising; assessorias ou consultorias de comunicação e marketing ou na indústria midiática; Pelo exercício das atividades de marketing de acordo com a realidade e as especificidades de mercado; Pela capacidade de planejar e realizar pesquisa durante sua formação na graduação, com vistas à continuidade de seus estudos na área da Comunicação Social, como instrumento gerador de conhecimento e crítica da realidade, enquanto agente potencial de mudança; Pelo comportamento ético, crítico e moral, de modo a contribuir construtivamente na solidificação de uma sociedade fraterna e justa, promovendo o equilíbrio efetivo entre a busca do sucesso profissional e a construção de valores individuais e coletivos alicerçados na conduta e nos princípios cristãos; Pelo exercício de todas as demais atividades que, no estado então vigente da profissão, sejam reconhecidas pelo compromisso ético, pelo bom senso, pelas entidades representativas ou pela legislação vigente, como características do profissional de Marketing, Publicidade e Propaganda.

Corpo Docente

  • ANDRE LUIZ OLZON VASCONCELOS

    Titulação: Doutorado

    Qualificação: Graduação em Música - Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Música - Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura - Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Tempo de Casa: 8 Ano(s) 9 Mês(s)

  • ARLINDO FERREIRA GONCALVES JUNIOR

    Titulação: Doutorado

    Qualificação: Graduação em Psicologia - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialização em Fotografia Aplicada - Centro Universitário SENAC, Mestrado em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Doutorado em Filosofia - Universidade Gama Filho

    Tempo de Casa: 23 Ano(s) 9 Mês(s)

  • CAIO DE SALVI LAZANEO

    Titulação: Doutorado

    Qualificação: Graduação em COMUNICAÇÃO SOCIAL - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA, Mestrado em CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Doutorado em CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

    Tempo de Casa: 3 Mês(s)

  • CARLOS ALBERTO ZEM

    Titulação: Mestrado

    Qualificação: Graduação em Administração - Universidade Metodista de Piracicaba, Especialização em Administração de Marketing - Instituto Nacional de Pós-Graduação, Mestrado em Administração - Universidade Metodista de Piracicaba

    Tempo de Casa: 4 Ano(s) 2 Mês(s)

  • CAUE FERNANDES NUNES

    Titulação: Doutorado

    Qualificação: Graduação em Comunicação Social - Hab.: Jornalismo - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Graduação em Ciências Sociais - Universidade Estadual de Campinas, Especialização em Jornalismo Ciêntífico - Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Doutorado em Ciências Sociais - Universidade Estadual de Campinas

    Tempo de Casa: 13 Ano(s) 9 Mês(s)

  • DANIELLA RUBBO RODRIGUES RONDELLI

    Titulação: Doutorado

    Qualificação: Graduação em Comunicação Social - Universidade Mestodista de Piracicaba, Mestrado em Mestrado em Comunicação Social - Universidade Metodista de São Paulo, Doutorado em Doutorado em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas

    Tempo de Casa: 1 Ano(s) 3 Mês(s)

  • DUARCIDES FERREIRA MARIOSA

    Titulação: Doutorado

    Qualificação: Graduação em Ciências Sociais - Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Sociologia - Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Sociologia - Universidade Estadual de Campinas

    Tempo de Casa: 17 Ano(s) 1 Mês(s)

  • FELIPE DE CARVALHO MATTEI

    Titulação: Pós-Doutorado

    Qualificação: Graduação em Comunicação Social - Pontificia Universidade Catolica de Campinas, Especialização em Gestão de Marketing - Escola Superior de Administração , Marketing e Com, Especialização em Gestão Empreededora de Negócios - Escola Superior de Administração e Negócios, Mestrado em Mestrado - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Doutorado em Educação - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós-Doutorado em PÓS-DOUTORADO EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

    Tempo de Casa: 14 Ano(s) 1 Mês(s)

  • HUGO GIMENES DE LIMA

    Titulação: Mestrado

    Qualificação: Graduação em Comunicação Social (Bacharelado) - Universidade Metodista de Piracicaba, Mestrado em Educação - Universidade Metodista de Piracicaba

    Tempo de Casa: 9 Ano(s) 2 Mês(s)

  • KATIA MIKA NISHIMURA

    Titulação: Doutorado

    Qualificação: Graduação em Ciências Sociais (Bacharelado) - Universidade Estadual de Campinas, Graduação em Ciências Sociais (Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Ciência Política - Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Ciências Sociais - Universidade Estadual de Campinas

    Tempo de Casa: 9 Ano(s) 2 Mês(s)

  • MARCIO ANTONIO BRAS ROQUE

    Titulação: Mestrado

    Qualificação: Graduação em Publicidade e Propaganda - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialização em Marketing - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Mestrado em Educação - Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Tempo de Casa: 37 Ano(s) 2 Mês(s)

  • MARCOS GERALDO GONZALEZ

    Titulação: Mestrado

    Qualificação: Graduação em Comunicação Social - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialização em MBA Executivo em Gestão de Marketing - Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação, Mestrado em Mestrado em Sustentabilidade - Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Tempo de Casa: 13 Ano(s) 9 Mês(s)

  • MARIA BEATRIZ ARDINGHI

    Titulação: Mestrado

    Qualificação: Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado em Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo

    Tempo de Casa: 8 Ano(s) 2 Mês(s)

  • MATHEUS ALBERTO BUENO

    Titulação: Especialização

    Qualificação: Graduação em COMUNICAÇÃO SOCIAL - FACULDADE DE HORTOLÂNDIA, Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO 'LATO SENSU" EM GESTÃO DE MARKETING DIGITAL" - FACULDADE DOM BOSCO

    Tempo de Casa: 5 Ano(s) 8 Mês(s)

  • MAURICIO PINHEIRO DA SILVA

    Titulação: Mestrado

    Qualificação: Graduação em Comunicação Social - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado em Multimeios - Universidade Estadual de Campinas

    Tempo de Casa: 25 Ano(s) 9 Mês(s)

  • RITA DE CASSIA LUNARDI

    Titulação: Mestrado

    Qualificação: Graduação em Comunicação Social: Jornalismo - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Graduação em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialização em Marketing - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado em Ciência da Informação - Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Tempo de Casa: 22 Ano(s) 2 Mês(s)

  • RODRIGO HIPOLITO ROZA

    Titulação: Pós-Doutorado

    Qualificação: Graduação em Ciência da Computação - Universidade Paulista, Mestrado em Ciência da Informação - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Doutorado em Psicologia - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós-Doutorado em Psicologia - Universidade São Francisco

    Tempo de Casa: 11 Ano(s) 2 Mês(s)

  • SERGIO DE GODOY PERES

    Titulação: Mestrado

    Qualificação: Graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado em Comunicação e Letras - Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Tempo de Casa: 19 Ano(s) 8 Mês(s)

  • STELA CRISTINA DE GODOI

    Titulação: Doutorado

    Qualificação: Graduação em Ciências Econômicas - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Sociologia - Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Sociologia - Universidade Estadual de Campinas

    Tempo de Casa: 11 Ano(s) 2 Mês(s)

  • TARCISIO TORRES SILVA

    Titulação: Doutorado

    Qualificação: Graduação em Comunicação Social - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Graduação em Ciências Sociais - Universidade de São Paulo, Mestrado em Artes - Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Artes Visuais - Universidade Estadual de Campinas

    Tempo de Casa: 13 Ano(s) 2 Mês(s)

  • VANIA BITENCOUR SERRASQUEIRO

    Titulação: Mestrado

    Qualificação: Graduação em BACHARELADO EM DESENHO INDUSTRIAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JULIO DE MESQUITA FILHO", Especialização em GESTÃO DE MARKETING - ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO, Mestrado em DESIGN - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

    Tempo de Casa: 2 Ano(s) 7 Mês(s)

  • VITOR BARLETTA MACHADO

    Titulação: Doutorado

    Qualificação: Graduação em Ciências Sociais - Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Sociologia - Universidade de São Paulo - USP, Doutorado em Sociologia - Universidade Estadual de Campinas

    Tempo de Casa: 10 Ano(s) 4 Mês(s)

VESTIBULAR DE INVERNO 2025

Compartilhe:


Avaliação

  • Ministério da Educação - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO
    Conceito: 3
    Ano: 2018
  • Ministério da Educação - CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO
    Conceito: 3
    Ano: 2018
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 4
    Ano: 2015
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 4
    Ano: 2016
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 4
    Ano: 2017
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 4
    Ano: 2018
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 3
    Ano: 2019
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 4
    Ano: 2020
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 4
    Ano: 2021
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 4
    Ano: 2022
  • Ministério da Educação - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO
    Conceito: 2
    Ano: 2022
  • Ministério da Educação - CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO
    Conceito: 2
    Ano: 2022
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 4
    Ano: 2023
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 4
    Ano: 2024

CONTATO DO CURSO

(19) 3343-7158

Horário: Das 8h às 21h

Cursos relacionados


Notícias relacionadas


Vídeos relacionados


Publicidade e Propaganda | Made in PUC

Agência Experimental

#SAIUNAREDE