MEDICINA VETERINÁRIA

Sobre o Curso

Objetivo Geral

 

Graduar Médicos Veterinários diferenciados com sólida formação generalista, com domínio dos instrumentais e com capacidade analítica que facilite o aprendizado de novas técnicas e visão crítica da realidade. O egresso será um profissional apto à tomada de decisões habilitado para atuar em qualquer área do mercado de trabalho.

 

Objetivos Específicos

Contribuir para a formação de um profissional comprometido com a realidade social e para a busca de soluções para os problemas de modo crítico e transformador.

Fornecer suporte técnico, teórico e prático que possam embasar o profissional da natureza crítica e investigativa para a produção e difusão do conhecimento científico.

Formar o Médico Veterinário pesquisador, por meio da integração das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da articulação do conhecimento cientifico-acadêmico com a realidade em que se insere.

Dar ao Médico Veterinário uma orientação humanista (forma de ser); uma formação intelectual (saber); e proporcionar o desempenho de suas atividades de forma eficiente, criativa e ética (saber fazer).

Perfil do Egresso

O Curso de Medicina Veterinária deve assegurar a formação de profissional nas áreas específicas de sua atuação, como sanidade e produção animal, saúde pública, biotecnologia e preservação ambiental, com competências e habilidades específicas para:

 

a) respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
b) interpretar sinais clínicos, exames laboratoriais e alterações morfofuncionais;
c) identificar e classificar os fatores etiológicos, compreender e elucidar a patogenia, bem como, prevenir, controlar e erradicar as doenças que acometem os animais;
d) instituir diagnóstico, prognóstico, tratamento e medidas profiláticas, individuais e populacionais;
e) elaborar, executar e gerenciar projetos agropecuários e ambientais;
f) desenvolver, programar, orientar e aplicar as modernas técnicas de criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético, produção e reprodução animal;
g) planejar, executar, gerenciar e avaliar programas de saúde animal, saúde pública e de tecnologia de produtos de origem animal;
h) executar a inspeção sanitária e tecnológica de produtos de origem animal;
i) planejar, elaborar, executar, gerenciar e participar de projetos nas áreas de biotecnologia da reprodução e de produtos biológicos;
j) planejar, organizar e gerenciar unidades agroindustriais.

 

O profissional terá conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à produção animal e de alimentos, saúde animal e de forma ambientalmente consciente, numa perspectiva de educação de excelência pública e gratuita, contribuindo para o desenvolvimento socioambiental, econômico e cultural. Serão comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade democrática, inclusiva, social e ambientalmente equilibrada. Deve-se fomentar no futuro profissional, a responsabilidade com as vocações regionais, com a preservação dos ecossistemas, de tal maneira que o desenvolvimento da agropecuária se processe, priorizando as bases da vida, sem comprometer o futuro do homem e da humanidade. Além disso, é preciso sublinhar o elevado e irrecusável compromisso da profissão, com a produção de alimentos, saúde animal e saúde pública, na geração de riquezas e elevação da qualidade de vida da população brasileira.

Recursos

  • Salas de aula
  • Laboratórios de Informática
  • Centro de Apoio Didático (CAD) CAMPUS II
  • Laboratórios Específicos

Laboratório de Química e Bioquímica
Laboratório de Fisiologia
Laboratório de Microbiologia, Imunologia e Virologia
Laboratório de Biologia Celular
Laboratório de Parasitologia
Laboratório de Anatomia e Neuroanatomia
Laboratório de Análises Clínicas
Laboratório de Histologia e Histopatologia
Laboratório de Técnica Dietética
Laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental
Biotério

  • Hospital Veterinário

  • Turno \ Duração Integral: Matutino/Vespertino - 8 Semestres
    Noturno - 10 Semestres
  • Campus Campus II
  • Carga Horária 4124 horas
  • Reconhecimento521ª REUNIÃO DO CONSUN - 28/6/2016 521ª REUNIÃO DO CONSUN - 28/6/2016