Perfil do Profissional
Engenheiro de Produção capaz de projetar e coordenar processos produtivos, considerando as pessoas e o meio ambiente, e adequando as decisões aos fatores situacionais como tecnologia e contexto.
Foco no desenvolvimento de competências para diagnosticar e resolver problemas complexos nas organizações.
Estratégias inovadoras de ensino que favorecem a formação de um profissional tecnicamente competente e ético.
Ênfase na gestão da Tecnologia e da Inovação, assumindo as tendências da transformação digital e da indústria 4.0
Formação ampla e multidisciplinar, que aumenta a empregabilidade e favorece visão humanista, possibilitando a promoção do empreendedorismo sustentável.
A construção do Projeto Pedagógico da Engenharia de Produção assumiu o conceito de competência de Perrenoud “saber mobilizar”, isto é, ser competente é ser capaz de mobilizar recursos cognitivos, emocionais, motores, atitudinais entre outros. Portanto, uma competência mobiliza saberes, mas não somente isso.
A formação do Engenheiro de Produção foi repensada para que o estudante desenvolva uma compreensão do “todo” da organização e de suas interdependências, e busquem efetividade em suas ações. Para isso, é necessária uma formação interdisciplinar que será favorecida por estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem, que não apenas trabalhem o referencial teórico-científico, mas também desenvolvam competências, o saber como e quando utilizar os conceitos e as ferramentas, mediante a construção de um mapa conceitual-prático, contribuindo assim para a formação de gestores competentes e éticos.
Tanto os projetos integradores como o projeto final de intervenção foram modelados com base nos princípios orientadores da VDMA para implantação da Indústria 4.0 em pequenas e médias empresas. Foi considerada também a discussão sobre competências e habilidades do Fórum Econômico Mundial em seu relatório anual sobre o futuro do trabalho.
O projeto integra os componentes curriculares mediante métodos de aprendizagem ativa, tais como Project-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projeto), Jogos, Simuladores, Peer Instruction (Aprendizagem por Pares), Problem-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) e Estudos de Caso. A utilização destas metodologias ativas favorece a articulação e a integração dos componentes curriculares da formação do Engenheiro de Produção, para que este profissional desenvolva a habilidade de problematização/diagnóstico e de resolução prática de problemas reais.
Dessa maneira, o currículo da Engenharia de Produção da PUC-Campinas está alinhado com as novas Diretrizes Curriculares das Engenharias 2019, que discutem e orientam o foco na formação por competências mediante utilização de metodologias inovadoras.
Engenheiro de Produção capaz de projetar e coordenar processos produtivos, considerando as pessoas e o meio ambiente, e adequando as decisões aos fatores situacionais como tecnologia e contexto.