Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
  • Estude na PUC
    • PROCESSOS EM ANDAMENTO
    • Vestibular de Inverno 2022
    • Remanejamento Interno, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma – 2º semestre de 2022, Edital nº 003/2022
    • Processo Seletivo – Vestibular de Teologia – 2º semestre de 2022
    • Projeto Mulheres na Engenharia – Sulzer – Brasil – Edital nº 002/2022
    • Vestibular 1º semestre de 2022 – Chamada de Lista de Espera
    • PROCESSOS ENCERRADOS
      • Novo Vestibular – 1º semestre de 2022 (3º Edital VR)
      • Novo Vestibular – 1º Semestre de 2022 (ARTIGO 22)
      • Novo Vestibular – 1º semestre de 2022 (2º Edital VR)
      • 1º Edital de Vagas Remanescentes 2022
      • 1º Edital de Vagas Remanescentes – 1º semestre de 2022
      • Processo Seletivo Teologia 2022
      • Edital nº 013/2021 – Mulheres na Engenharia
      • Edital nº 012/2021 – Remanejamento Interno, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma – 1º semestre de 2022.
      • Novo Vestibular – 2º Semestre de 2021
    • OUTROS
    • Processos anteriores
    • Crédito Estudantil
    • Bolsas e Financiamentos
    • CURSOS
    • Graduação
    • Pós-Graduação
    • Atualização
    • Educação Digital
  • ALUMNI (Ex-Alunos)
  • Colaboradores
    • Intranet
    • Webmail
  • Área Logada
    • Central de Atendimento ao Aluno
    • Área do Aluno
      • Cursos de Graduação
      • Cursos de Pós-Graduação
      • Cursos de Educação Digital
      • Cursos de Atualização
    • Área do Docente
    • Área do Funcionário
    • Usuário Externo
    • Calendário Acadêmico
    • Canvas
  • EN
  • ES
Vestibular Inverno
  • Institucional
    • Nossa História
    • Reitoria e Pró-Reitorias
    • Centros
    • Avaliação Institucional
    • Consulta Pública de Documentos
    • Processo SER
    • Programa de Acessibildade
    • Parcerias e Convênios
    • Sociedade Campineira de Educação e Instrução
    • Secretaria Geral
    • Planejamento Estratégico
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Trabalhe Conosco
    • Como Chegar
    • Ouvidoria
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós-Graduação
    • Atualização
    • Educação Digital
    • Bolsas e Financiamentos
    • Diplomas
  • Notícias
  • Vida no Campus
    • Campus I
    • Campus II
    • Campus Central
    • Eventos
    • Segurança Universitária
    • Núcleo de Fé e Cultura
    • Atenção à Comunidade Interna
    • Centro de Cultura e Arte
    • Voluntariado
    • Práticas de Formação
    • Mostra de Talentos
    • Colação de Grau
  • Futuro e Tendência
    • Meio Ambiente
    • Coworking
    • HIDS
    • Laboratório Digital
    • Núcleo de Inovação Tecnológica
    • Startups
    • Vitalità: Envelhecimento e Longevidade
  • Pesquisa
    • Biblioteca
    • Comitê de Ética
    • Comitê de Integridade Científica
    • Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador – EAIP
    • Iniciação Científica
    • Grupos de Pesquisa
    • Periódicos Capes
    • Periódicos PUC-Campinas
    • Postgraduate Meeting
    • Plataforma Lattes
    • Diretrizes
  • Comunidade
    • Assistência Judiciária
    • Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência – CIAPD
    • Clínica de Fisioterapia
    • Clínica de Fonoaudiologia
    • Clínica de Odontologia
    • Clínica de Terapia Ocupacional
    • Juizado Especial Cível
    • Museu Universitário
    • Pastoral Universitária
    • Serviço Escola de Psicologia
    • Vestibular Social
  • Extensão

Engenharia de Produção

  • Home
  • Graduação
  • Engenharia de Produção
  • VESTIBULAR
  • EM ANDAMENTO

VESTIBULAR

  • Turno \ Duração Integral: Matutino/Vespertino - 10 Semestres
  • Campus Campus I
  • Carga Horária 3700 horas
  • Reconhecimento480ª REUNIÃO DO CONSUN - 23/8/2012 PORTARIA Nº 919 - 27/12/2018 - D.O.U.: 28/12/2018

Razões para estudar na PUC-Campinas


Foco no desenvolvimento de competências para diagnosticar e resolver problemas complexos nas organizações.

Estratégias inovadoras de ensino que favorecem a formação de um profissional tecnicamente competente e ético.

Ênfase na gestão da Tecnologia e da Inovação, assumindo as tendências da transformação digital e da indústria 4.0

Formação ampla e multidisciplinar, que aumenta a empregabilidade e favorece visão humanista, possibilitando a promoção do empreendedorismo sustentável.


Sobre o Curso


A construção do Projeto Pedagógico da Engenharia de Produção assumiu o conceito de competência de Perrenoud “saber mobilizar”, isto é, ser competente é ser capaz de mobilizar recursos cognitivos, emocionais, motores, atitudinais entre outros. Portanto, uma competência mobiliza saberes, mas não somente isso.

A formação do Engenheiro de Produção foi repensada para que o estudante desenvolva uma compreensão do “todo” da organização e de suas interdependências, e busquem efetividade em suas ações. Para isso, é necessária uma formação interdisciplinar que será favorecida por estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem, que não apenas trabalhem o referencial teórico-científico, mas também desenvolvam competências, o saber como e quando utilizar os conceitos e as ferramentas, mediante a construção de um mapa conceitual-prático, contribuindo assim para a formação de gestores competentes e éticos.

Tanto os projetos integradores como o projeto final de intervenção foram modelados com base nos princípios orientadores da VDMA para implantação da Indústria 4.0 em pequenas e médias empresas. Foi considerada também a discussão sobre competências e habilidades do Fórum Econômico Mundial em seu relatório anual sobre o futuro do trabalho.

O projeto integra os componentes curriculares mediante métodos de aprendizagem ativa, tais como Project-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projeto), Jogos, Simuladores, Peer Instruction (Aprendizagem por Pares), Problem-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) e Estudos de Caso. A utilização destas metodologias ativas favorece a articulação e a integração dos componentes curriculares da formação do Engenheiro de Produção, para que este profissional desenvolva a habilidade de problematização/diagnóstico e de resolução prática de problemas reais.

Dessa maneira, o currículo da Engenharia de Produção da PUC-Campinas está alinhado com as novas Diretrizes Curriculares das Engenharias 2019, que discutem e orientam o foco na formação por competências mediante utilização de metodologias inovadoras.

DIRETORIA DA FACULDADE

EDUARD PRANCIC

Fale Conosco
  • Perfil do Profissional
  • Grade
  • Professores
  • Ementas
  • Perfil do Profissional
  • Grade
  • Professores
  • Ementas

Perfil do Profissional

Engenheiro de Produção capaz de projetar e coordenar processos produtivos, considerando as pessoas e o meio ambiente, e adequando as decisões aos fatores situacionais como tecnologia e contexto.

Compartilhe:


Avaliação

  • Ministério da Educação - CONCEITO DE CURSO
    Conceito: 4
    Ano: 2017
  • Ministério da Educação - CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO
    Conceito: 3
    Ano: 2019
  • Ministério da Educação - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO
    Conceito: 3
    Ano: 2019
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 4
    Ano: 2019
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 4
    Ano: 2020
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 4
    Ano: 2021
  • CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ALUNO - CAA
  • 3343-7500
  • caa@puc-campinas.edu.br
  • www.puc-campinas.edu.br/caa/

Inscreva-se no Vestibular de Inverno

CONTATO DO CURSO

(19) 3343-7036 e (19) 3343-7374

Horário: Das 8h às 22h

EM ANDAMENTO

  • Ingressantes do Vestibular 2º sem 2019 Integral: Matutino/Vespertino - 11 Semestres
  • Turno \ Duração Integral: Matutino/Vespertino - 10 Semestres
  • Campus Campus I
  • Carga Horária 3700 horas
  • Reconhecimento480ª REUNIÃO DO CONSUN - 23/8/2012 PORTARIA Nº 919 - 27/12/2018 - D.O.U.: 28/12/2018

Razões para estudar na PUC-Campinas


Foco no desenvolvimento de competências para diagnosticar e resolver problemas complexos nas organizações.

Estratégias inovadoras de ensino que favorecem a formação de um profissional tecnicamente competente e ético.

Ênfase na gestão da Tecnologia e da Inovação, assumindo as tendências da transformação digital e da indústria 4.0

Formação ampla e multidisciplinar, que aumenta a empregabilidade e favorece visão humanista, possibilitando a promoção do empreendedorismo sustentável.


Sobre o Curso


A construção do Projeto Pedagógico da Engenharia de Produção assumiu o conceito de competência de Perrenoud “saber mobilizar”, isto é, ser competente é ser capaz de mobilizar recursos cognitivos, emocionais, motores, atitudinais entre outros. Portanto, uma competência mobiliza saberes, mas não somente isso.

A formação do Engenheiro de Produção foi repensada para que o estudante desenvolva uma compreensão do “todo” da organização e de suas interdependências, e busquem efetividade em suas ações. Para isso, é necessária uma formação interdisciplinar que será favorecida por estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem, que não apenas trabalhem o referencial teórico-científico, mas também desenvolvam competências, o saber como e quando utilizar os conceitos e as ferramentas, mediante a construção de um mapa conceitual-prático, contribuindo assim para a formação de gestores competentes e éticos.

Tanto os projetos integradores como o projeto final de intervenção foram modelados com base nos princípios orientadores da VDMA para implantação da Indústria 4.0 em pequenas e médias empresas. Foi considerada também a discussão sobre competências e habilidades do Fórum Econômico Mundial em seu relatório anual sobre o futuro do trabalho.

O projeto integra os componentes curriculares mediante métodos de aprendizagem ativa, tais como Project-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projeto), Jogos, Simuladores, Peer Instruction (Aprendizagem por Pares), Problem-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) e Estudos de Caso. A utilização destas metodologias ativas favorece a articulação e a integração dos componentes curriculares da formação do Engenheiro de Produção, para que este profissional desenvolva a habilidade de problematização/diagnóstico e de resolução prática de problemas reais.

Dessa maneira, o currículo da Engenharia de Produção da PUC-Campinas está alinhado com as novas Diretrizes Curriculares das Engenharias 2019, que discutem e orientam o foco na formação por competências mediante utilização de metodologias inovadoras.

DIRETORIA DA FACULDADE

EDUARD PRANCIC

Fale Conosco
  • Perfil do Profissional
  • Grade
  • Professores
  • Ementas
  • Perfil do Profissional
  • Grade
  • Professores
  • Ementas

Perfil do Profissional

Engenheiro de Produção capaz de projetar e coordenar processos produtivos, considerando as pessoas e o meio ambiente, e adequando as decisões aos fatores situacionais como tecnologia e contexto.

Compartilhe:


Avaliação

  • Ministério da Educação - CONCEITO DE CURSO
    Conceito: 4
    Ano: 2017
  • Ministério da Educação - CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO
    Conceito: 3
    Ano: 2019
  • Ministério da Educação - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO
    Conceito: 3
    Ano: 2019
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 4
    Ano: 2019
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 4
    Ano: 2020
  • Estadão - Guia da Faculdade
    Conceito: 4
    Ano: 2021
  • CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ALUNO - CAA
  • 3343-7500
  • caa@puc-campinas.edu.br
  • www.puc-campinas.edu.br/caa/

Cursos relacionados


Engenharia de Controle e Automação

Noturno - 10 Semestres

Engenharia Mecânica

Integral: Matutino/Vespertino - 10 Semestres

Vídeos relacionados


Webinar PUC-Campinas e Fiocruz: “Produção da Vacina Covid-19 e Controle de Qualidade”

Gabriel Souza
20 de abril de 2021

Live Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica

Raphaela Reis
28 de outubro de 2020
Veja mais...

Notícias relacionadas


PUC-Campinas abre seleção para Projeto Mulheres na Engenharia

Marcelo Andriotti
1 de junho de 2022

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO – EDITAL DRE N° 03/22 – UNIVERSIDAD TÉCNICA FEDERICO SANTA MARÍA – CHILE

DRE
6 de abril de 2022
Veja mais...
  • Institucional
    • Nossa História
    • Reitoria e Pró-Reitorias
    • Avaliação Institucional
    • Programa de Acessibilidade
    • Parcerias e Convênios
    • Sociedade Campineira de Educação e Instrução
    • Secretaria Geral
    • Proteção de Dados Pessoais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós-Graduação
    • Atualização
    • Bolsas e Financiamentos
    • Diplomas
  • Notícias
    • Exclusivo PUC-Campinas
    • Acontece na PUC-Campinas
    • Observatório
  • Eventos
  • Vida no Campus
    • Campus I
    • Campus II
    • Campus Central
    • Segurança Universitária
    • Núcleo de Fé e Cultura
    • CACI
    • Centro de Cultura e Arte
    • Voluntariado
    • Práticas de Formação
    • Mostra de Talentos
  • Futuro e Tendência
    • Coworking
    • Laboratório Digital
    • Startups
    • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
  • Pesquisa e Inovação
    • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
    • Comitê de Ética
    • EAIP
    • Grupos de Pesquisa
    • Periódicos PUC-Campinas
    • Postgraduate Meeting
    • Plataforma Lattes
    • Diretrizes
  • Comunidade
    • Assistência Judiciária
    • CIAPD
    • Clínica de Fisioterapia
    • Clínica de Fonoaudiologia
    • Clínica de Odontologia
    • Clínica de Terapia Ocupacional
    • Juizado Especial Cível
    • Museu Universitário
    • Pastoral Universitária
    • Projetos de Extensão
    • Vestibular Social
  • Contato
    • Ouvidoria
    • Trabalhe Conosco
    • Contatos de atendimentos PUC-Campinas


Como chegar


Campus I

Endereço para correspondência:
Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 | Pq. Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas – SP | CEP: 13087-571

Campus II

Endereço para correspondência:
Av. John Boyd Dunlop, s/n | Jd. Ipaussurama Campinas – SP | CEP: 13060-904


Arquidiocese
Hospital

Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS)

A Sociedade Campineira de Educação e Instrução Mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e do Hospital e Maternidade Celso Pierro é uma Entidade Beneficente de Assistência Social, dedicada à educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS – Educação.


© PUC-Campinas. All rights reserved. © 1988-2022