Razões para estudar na PUC-Campinas

A PUC-Campinas figura entre as melhores universidades do mundo pelo QS World University Ranking 2024, um dos três rankings mais conceituados entre os avaliadores globais de qualidade. No Brasil, 35 instituições atingiram a pontuação para figurar no ranking 2024, sendo apenas sete particulares.

O ranking Times Higher Education (THE) para a América Latina 2023, apontou a PUC-Campinas como a melhor universidade privada brasileira fora das capitais e uma das sete melhores do Brasil. Ela também aparece em sexto lugar no quesito qualidade de ensino pelo ranking, que avaliou 197 instituições em 15 países.

A PUC-Campinas está entre as 10 melhores instituições de ensino superior privadas do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, da Folha de São Paulo, que avaliou 203 universidades brasileiras. No Guia da Faculdade 2023, feita pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, a Universidade está no ranking das 11 particulares com o maior número de cursos cinco estrelas do país, sendo a única fora das capitais. O ranking avaliou mais de 18 mil instituições de ensino superior.

45% dos estudantes da Universidade fazem estágio remunerado e já estão conectados ao mundo do trabalho. Isso devido ao Escritório de Talentos e Carreiras da PUC-Campinas. Além de criar uma Central de Vagas e gerenciar os estágios obrigatórios e não obrigatórios dos alunos da Universidade, o Escritório de Talentos e Carreiras também ajuda o estudante em seu processo de capacitação, confecção de currículo, network, preparação para entrevistas, entre outros.
Sobre o Curso
Este curso de graduação é ideal para pessoas que desejam obter conhecimentos e atuar profissionalmente com questões relacionadas a mudança na sociedade, cultura e política. O curso oferece uma formação social, política, cultural e tecnológica contemporânea, integra fundamentos e métodos das Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política) às ferramentas de IA, ciência de dados e tecnologias digitais, com formação transdisciplinar para compreender criticamente a sociedade e atuar de forma propositiva.
Grade Curricular
| Componente Curricular | Horas Aula |
|---|---|
| Vida Universitária e Desenvolvimento Integral | 19 |
| Práticas Empreendedoras | 19 |
| Antropologia: Estruturalismo | 76 |
| Ciência Política: Liberalismo e Socialismo | 76 |
| Sociologia: Materialismo histórico Marx e Engels | 76 |
| Inteligência Artificial e machine learning | 38 |
| Ciências Sociais e Inteligência Artificial (PI) | 76 |
| Total de horas | 380 |
| Componente Curricular | Horas Aula |
|---|---|
| Antropologia: etnologia indígena e das populações afro-brasileiras | 76 |
| Ciência Política: Pensamento político no Brasil | 76 |
| Sociologia: Pensamento Social Brasileiro | 76 |
| Inteligência Artificial Cognitiva | 38 |
| Inteligência Artificial e o Processamento de Linguagem Natural | 38 |
| Estatística nas Ciências Sociais | 76 |
| Atividades complementares 1 Ciências Sociais e IA | |
| Total de horas | 380 |
| Componente Curricular | Horas Aula |
|---|---|
| Antropologia: função e método | 38 |
| Antropologia: Teorias do Evolucionismo e funcionalismo | 38 |
| Ciência Política: Teoria das Elites | 38 |
| Ciência Política: Teorias da Democracia | 38 |
| Sociologia: Positivismo e a escola durkheimiana | 76 |
| Teologia e Fenômeno Humano | 38 |
| Mineração de dados e visualização (PI) | 76 |
| Introdução à Programação para Inteligência Artificial | 38 |
| Total de horas | 380 |
| Componente Curricular | Horas Aula |
|---|---|
| Antropologia: Culturalismo | 76 |
| Ciência Política: Contratualismo | 76 |
| Sociologia: Historicismo e as contribuições da escola weberiana | 38 |
| Sociologia: Ação Social e Racionalização | 38 |
| Ética e Antropologia Teológica | 38 |
| Inteligência Artificial na análise de dados digitais textuais (PI) | 76 |
| Epistemologia e pensamento científico | 38 |
| PF-Prática de Formação I | 19 |
| Total de horas | 399 |
| Componente Curricular | Horas Aula |
|---|---|
| Antropologia pós-colonial e decolonial |
38 |
| Ciência Política: Estado, governo e relações internacionais | 38 |
| Sociologia: Trabalho e Globalização | 38 |
| Sociologia: Movimentos sociais e sustentabilidade | 38 |
| Educação em Direitos Humanos: História, Cultura e Meio Ambiente | 38 |
| Métodos e Técnicas de Pesquisas Qualitativas para as Ciências Sociais | 38 |
| Ciências Sociais e Inteligência Artificial : Análise de dados qualitativos com machine learning | 76 |
| Inteligência Artificial na análise de estruturas de rede (PI) | 76 |
| Atividades complementares 2 – Ciências Sociais e IA | |
| Total de horas | 380 |
| Componente Curricular | Horas Aula |
|---|---|
| Antropologia Urbana e das Sociedades Complexas | 38 |
| Ciência Política: Estado, sociedade e políticas públicas | 38 |
| Ciência Política: Partidos, eleições e participação política | 38 |
| Sociologia: Desenvolvimento e Cidade | 38 |
| Economia e Sociedade | 38 |
| Métodos e Técnicas de Pesquisas Quantitativas para as Ciências Sociais | 38 |
| Ciências Sociais e Inteligência Artificial : Análise de dados quantitativos com machine learning | 76 |
| Inteligência Artificial na análise de territorialidades (PI) | 76 |
| Total de horas | 380 |
| Componente Curricular | Horas Aula |
|---|---|
| Temas de Antropologia: Memória e Patrimônio Histórico-Cultura | 57 |
| Temas de Ciência Política: Decolonialidade, territórios e poder local | 57 |
| Temas de Sociologia: Pós-estruturalismo e interseccionalidades | 57 |
| PF-Prática de Formação II | 19 |
| Temas de Ciências Sociais: questões em tempos de Inteligência Artificial (PI) | 76 |
| Trabalho Científico: Temas de Ciências Sociais | 38 |
| Ética e Inteligência Artificial | 38 |
| Total de horas | 342 |
| Componente Curricular | Horas Aula |
|---|---|
| Atualidades em Antropologia: Práticas etnográficas contemporâneas | 57 |
| Atualidades em Ciência Política: Política e opinião pública | 57 |
| Atualidades em Sociologia: vulnerabilidade social e Violências | 57 |
| Teologia e Sociedade | 38 |
| PF-Prática de Formação III | 19 |
| Atividades complementares 3 – Ciências Sociais e IA | |
| Trabalho Científico: atualidades em Ciências Sociais | 38 |
| Atualidades em Ciências Sociais: processos de Inteligência Artificial (PI) | 76 |
| Total de horas: | 342 |
Ementas
| Módulo 1: Ordem, estrutura, mudança sociais, tecnologias e inteligência artificial | |
|---|---|
| COMPONENTES CURRICULARES | EMENTA |
| Antropologia: Estruturalismo | Estuda a teoria do estruturalismo antropológico e seus desdobramentos. Apresenta os referenciais dos autores do antiestruturalismo. |
| Ciência Política: Liberalismo e Socialismo | Discute as teorias clássicas e contemporâneas do liberalismo e do socialismo. Analisa as transformações nos estados socialistas e as crises do liberalismo. |
| Sociologia: Materialismo Histórico e as Contribuições de Marx e Engels | Aborda os princípios do método dialético e sua atualização no materialismo histórico. Estuda as principais contribuições de Karl Marx para a análise sociológica da ordem social capitalista, sua formação histórica, determinações e tendências. |
| Inteligência Artificial e Machine Learning | Estuda os fundamentos da Inteligência Artificial e do Aprendizado de Máquina (Machine Learning). Aborda o aprendizado de máquina supervisionado, semi-supervisionado, não supervisionado e por reforço, com ênfase em seus conceitos, aplicações e algoritmos mais representativos. |
| Inteligência e Ciências Sociais Artificial (PI) | Compreende as mudanças nas relações sociais, simbólicas e de poder no bojo dos processos de digitalização, dataficação, plataformização e algoritmização. Discute as teorias clássicas e emergentes acerca da mediação da tecnologia na organização social e política. Problematiza o impacto da Inteligência Artificial na produção de conhecimento nas Ciências Sociais. Produz projetos integradores com os conteúdos abordados no módulo. |
| Vida Universitária e Desenvolvimento Integral | Insere o estudante na vida universitária apresentando as dimensões constitutivas da formação acadêmica. Discute a importância do desenvolvimento da autonomia, do protagonismo e da responsabilidade do estudante na trajetória do seu processo de formação pessoal, profissional e como agente de transformação social. |
| Práticas Empreendedoras | Desenvolve a criatividade, inovação e rede de contatos por meio de projetos, leituras e cultura empreendedora. |
| Módulo 2: Ciências Sociais no Brasil, tecnologias e inteligência artificial | |
| COMPONENTES CURRICULARES | EMENTA |
| Antropologia: Etnologia Indígena e das Populações Afro-brasileiras | Estuda as Teorias da etnologia indígena brasileira e referenciais dos estudos das populações afro-brasileiras. |
| Ciência Política: Pensamento Político no Brasil | Introduz as principais temáticas do pensamento político sobre o Brasil, articulando matrizes teóricas nacionais do passado e do presente. Analisa a formação do Estado nacional. Debate a formação das elites brasileiras. |
| Sociologia: Pensamento Social Brasileiro | Estuda a história da formação do pensamento social brasileiro e a construção da identidade nacional. Compreende o pensamento isebiano e o pensamento sociológico da Escola da USP. Analisa a crítica contemporânea à intelectualidade brasileira. |
| Inteligência Artificial Cognitiva | Apresenta os fundamentos e aplicações da Inteligência Artificial Cognitiva, com foco na integração entre modelos computacionais e os processos da cognição humana. Debate as aplicações da Inteligência Artificial Cognitiva e seus modelos na análise social, bem como os impactos sociais da sua utilização. |
| Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural (PLN) | Estuda a tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (PLN) como área da Inteligência Artificial (IA) amplamente utilizada na programação de máquinas interativas como os assistentes virtuais, chatbots de atendimento e nas ferramentas de pesquisa aplicada. Problematiza o (PLN) tendo em vista o debate sobre alteridade, princípio compreensivo e caráter relacional da linguagem humana. Aplica ferramentas de IA baseadas no PLN para extrair e tratar dados de natureza subjetiva, como percepções e sentimentos. |
| Estatística nas Ciências Sociais | Discute conceitos fundamentais da Estatística Descritiva, incluindo população, amostra, tipos de variáveis e organização de dados. Aborda a formulação de questões de pesquisa levantamento de dados associadas às Ciências Sociais. Estuda medidas de tendência central (média, mediana e moda) e medidas de dispersão (variância, desvio padrão, quartis e identificação de dados discrepantes). Apresenta os princípios da inferência estatística, com ênfase em intervalos de confiança e testes de hipóteses. |
| Módulo 3: Sistema social, alteridades, democracia, tecnologia e inteligência artificial | |
| COMPONENTES CURRICULARES | EMENTA |
| Antropologia: Função e Método | Estuda a escola funcionalista da antropologia e apresenta a metodologia da observação participante na formação do cientista social. |
| Antropologia: Teorias do Evolucionismo e Funcionalismo | Discute os paradigmas da escola evolucionista e estuda os autores fundamentais do funcionalismo antropológico. |
| Ciência Política: Teorias da Democracia | Discorre sobre o conceito de democracia na história política do Ocidente, suas possibilidades, limites e crises, com base em referenciais clássicos do pensamento democrático. |
| Ciência política: Teoria das Elites | Discorre sobre a teoria das elites ou elitismo na história política do Ocidente, sob influência das obras de Gaetano Mosca e Vilfredo Pareto. Estuda, ainda, a temática dos partidos políticos, segundo a contribuição de Robert Michels e do legado deixado por ele. |
| Sociologia: Positivismo e a Escola Durkheimiana | Situa o positivismo no modelo científico-natural de objetividade. Estuda os principais conceitos de Émile Durkheim, centrais para a análise da vida social na perspectiva funcionalista. |
| Teologia e Fenômeno Humano | Considera e dialoga com as diferentes perspectivas antropológicas. Reflete sobre as abordagens do fenômeno humano a partir de sua história, transitoriedade e transcendência. |
| Introdução à Programação para Inteligência Artificial | Apresenta os fundamentos da programação com foco em IA envolvendo aspectos como variáveis, tipos de dados, operadores, estruturas de controle, funções e módulos. Trabalha conceitos de programação em linguagens, como Python e suas potenciais aplicações. |
| Mineração de Dados e Visualização (PI) | Apresenta as principais tarefas relacionadas à Mineração de Dados e suas aplicações. Capacitar o aluno a realizar a coleta, tratamento, limpeza e visualização de dados utilizando ferramentas e elementos de programação para mineração de dados. |
| Atividades Complementares 1 Ciências Sociais com ênfase em Inteligência Artificial | Promove atividades de cunho acadêmico-científico-cultural. |
| Módulo 4: Ação social, cultura, contrato social, tecnologia e inteligência artificial | |
| COMPONENTES CURRICULARES | EMENTA |
| Antropologia: Culturalismo | Apresenta o conceito de cultura como ferramenta de compreensão da alteridade. Estuda a escola culturalista e seus principais autores. |
| Ciência Política: Contratualismo | Estuda as formulações dos principais contratualistas no pensamento político moderno, considerando a discussão a respeito de teorias de Estado e governo. |
| Sociologia: Ação social e Racionalização | Estuda conceitos da sociologia weberiana com ênfase na ação social e racionalização. Discute a contribuição da escola weberiana para a compreensão do processo de reprodução e suas relações com a educação, estado e sociedade. |
| Sociologia: Historicismo e as Contribuições da Escola Weberiana | Situa o método compreensivo no debate acerca da objetividade do conhecimento sociológico e suas especificidades. Estuda o entendimento da organização social da vida moderna no capitalismo. |
| Inteligência Artificial na Análise de Dados Digitais Textuais (PI) | Aborda as definições de Inteligência Artificial e as implicações metodológicas de sua aplicação na análise de textos. Discute os limites e as potencialidades da automação de tarefas no tratamento de dados textuais através da Inteligência Artificial. Produz projetos integradores com os conteúdos abordados no módulo. |
| Epistemologia e Pensamento Científico | Examina a epistemologia científica em seus aspectos fundacionais e metodológicos, em diálogo com as contribuições do mito, da arte, da religião, da filosofia e de outras formas de produção do conhecimento. Discute o estatuto epistemológico do pensamento científico em face das consequências do conhecimento produzido por Inteligência Artificial. |
| Ética e Antropologia Teológica | Promove uma reflexão ética sobre a sacralidade da vida considerando as exigências de um mundo em transformação, a ética teológica e o diálogo com as diferentes áreas do saber. |
| PF-Prática de Formação I | Constituem atividades eletivas, de naturezas diversas, que abrangem a inserção do aluno ao meio universitário, a ampliação do seu repertório cultural e a transição ao mundo do trabalho, contribuindo com a formação integral, com o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da interdisciplinaridade e da flexibilidade de conteúdo. |
| Módulo 5: Movimentos sociais, diásporas, relações internacionais, tecnologia e inteligência artificial | |
|---|---|
| COMPONENTES CURRICULARES | EMENTA |
| Antropologia Pós-colonial e Decolonial | Estuda as teorias da antropologia pós-colonial e seus desdobramentos. Apresenta os autores do giro decolonial. |
| Ciência Política: Estado, Governo e Relações Internacionais | Aborda as principais temáticas da Ciência Política na perspectiva das relações internacionais. Analisa o cenário das relações internacionais contemporâneas e a participação brasileira. |
| Sociologia: Movimentos Sociais e Sustentabilidade | Estuda os movimentos sociais, suas diferentes abordagens teóricas e determinantes empíricos. Discute a questão da sustentabilidade a partir das relações ambientais e sociais na era global. Analisa os principais problemas socioambientais da atualidade como vetores contemporâneos das lutas sociais, levando em consideração suas dimensões políticas, culturais e econômicas. |
| Sociologia: Trabalho e Globalização | Estuda os fundamentos da concepção moderna de trabalho. Compreende os diferentes padrões de organização do trabalho. Analisa as implicações da globalização nas lutas dos trabalhadores e trabalhadoras. |
| Métodos e Técnicas de Pesquisas Qualitativas para as Ciências Sociais | Apresenta a reflexão acerca dos diversos processos de construção do conhecimento nas Ciências Sociais envolvendo metodologias e técnicas da pesquisa qualitativa. Destaca as possibilidades de utilização dos métodos e técnicas para a investigação social na produção do conhecimento nas ciências sociais. |
| Ciências Sociais com ênfase em Inteligência Artificial: Análise de Dados Qualitativos com Machine Learning | Estuda a especificidade do aprendizado de máquina e da Inteligência Artificial no campo da pesquisa qualitativa. Discute o papel do/a cientista social na produção de dados para o treinamento da IA e na análise dos resultados da sua aplicação no estudo de fenômenos sociais. |
| Inteligência Artificial na Análise de Estruturas de Rede (PI) | Apresenta os modelos de redes de computadores e aborda como a inteligência artificial atua nessa área. Estuda padrões relacionais, agrupamentos e previsão de comportamentos em redes sociais, culturais e organizacionais. Produz projetos integradores com os conteúdos abordados no módulo. |
| Educação em Direitos Humanos: História, Cultura e Meio Ambiente | Debate temas relacionados aos direitos humanos, articulando questões históricas e contemporâneas na perspectiva da sustentabilidade ambiental, da sociodiversidade, do multiculturalismo, das relações étnico-raciais e da história e culturas africanas, afro-brasileiras e indígena. |
| Atividades Complementares 2 Ciências Sociais com ênfase em Inteligência Artificial | Promove atividades de cunho acadêmico-científico-cultural. |
| Módulo 6: Migrações, cidades, políticas públicas, tecnologia e inteligência artificial | |
| COMPONENTES CURRICULARES | EMENTA |
| Sociologia: Desenvolvimento e Cidade | Estuda o fenômeno do subdesenvolvimento, desenvolvimento e urbanização. Analisa o debate sobre segregação socioterritorial e os usos do espaço urbano no contexto brasileiro e latino-americano. Reflete sobre os principais temas e problemas analisados nas pesquisas contemporâneas sobre o futuro das cidades. |
| Ciência Política: Estado, sociedade e políticas públicas | Discute a construção e a crise do ideário do Estado de Bem-Estar Social. Analisa os processos de elaboração e impactos das políticas públicas na sociedade contemporânea. |
| Ciência Política: Partidos, Eleições e Participação Política | Apresenta as teorias acerca dos partidos políticos e dos sistemas partidários. Discute as instituições políticas de representação e participação política nos regimes democráticos, como eleições e o voto. |
| Métodos e Técnicas de Pesquisas Quantitativas para as Ciências Sociais | Apresenta os principais métodos e técnicas de pesquisa quantitativa em Ciências Sociais, abordando os desenhos da pesquisa social, o processo de construção dos dados quantitativos e as ferramentas para tratamento dos dados. |
| Economia e Sociedade | Apresenta os conceitos econômicos fundamentais da análise social. Compara indicadores econômicos pertinentes ao contexto social brasileiro e internacional na atualidade. Discute as críticas sociais aos sistemas econômicos. |
| Ciências Sociais com ênfase em Inteligência Artificial: Análise de Dados Quantitativos com Machine Learning | Debate os fundamentos metodológicos em pesquisas quantitativas nas Ciências Sociais. Apresenta a utilização de modelos de inteligência artificial na análise de diferentes dados quantitativos. |
| Inteligência Artificial na Análise de Territorialidades (PI) | Apresenta o conceito de território nas ciências sociais e realiza análises com o uso de ferramentas de georreferenciamento e sensoriamento remoto. Produz projetos integradores com os conteúdos abordados no módulo. |
| Módulo 7: Patrimônios, territórios, diversidades sociais, tecnologia e inteligência artificial | |
|---|---|
| COMPONENTES CURRICULARES | EMENTA |
| Temas de Antropologia: Memória e Patrimônio Histórico-Cultural | Aborda temas de pesquisa em antropologia aplicada: memória coletiva, lugares de memória, patrimônio histórico-cultural e hibridismo cultural. Discute a atuação das Ciências Sociais nos Museus e Centros de Memória. |
| Temas de Ciência Política: Decolonialidade, Territórios e Poder Local | Estuda as teorias políticas latino-americanas sobre periferia e subalternidade. Analisa as relações de poder, disputas territoriais e direitos das comunidades. |
| Temas de Sociologia: Pós-Estruturalismo e Interseccionalidades | Estuda as principais produções sociológicas recentes de matriz pós-estruturalista. Analisa o debate sobre as interseccionalidades de classe, raça, gênero e sexualidade. Discute as implicações dessas novas abordagens sociológicas no mundo fático. |
| Temas de Ciências Sociais: Questões em Tempos de Inteligência Artificial (PI) | Desenvolve projetos integradores que articulem os componentes curriculares a partir dos objetos do conhecimento doódulo, oferecendo subsídios teórico-práticos para a elaboração do trabalho científico. |
| Ética e Inteligência Artificial | Compreende a Inteligência Artificial como uma nova fase da tecnologia, com consequências singulares na história, a transformar relações humanas, sociais, econômicas, políticas, educacionais. Discute o estabelecimento de uma ética a estabelecer parâmetros para a utilização da Inteligência Artificial, com o objetivo de garantir a integridade e o bem comum. Avalia os marcos legais regulatórios para o uso da Inteligência Artificial no Brasil e em outros países do mundo. |
| Trabalho Científico: Temas de Ciências Sociais | Apresenta e discute os principais métodos e técnicas para elaboração e desenvolvimento de trabalho científico acerca de Temas de Ciências Sociais a partir do projeto integrador do módulo. |
| PF-Prática de Formação II | Constituem atividades eletivas, de naturezas diversas, que abrangem a inserção do aluno ao meio universitário, a ampliação do seu repertório cultural e a transição ao mundo do trabalho, contribuindo com a formação integral, com o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da interdisciplinaridade e da flexibilidade de conteúdo. |
| Módulo 8: Vulnerabilidades, etnografia, cultura política, tecnologia e inteligência artificial | |
| COMPONENTES CURRICULARES | EMENTA |
| Atualidades em Antropologia: Práticas Etnográficas Contemporâneas | Estuda as metodologias etnográficas. Aplica as técnicas etnográficas através de exercícios em campo. Fornece subsídios para a construção de registros em diferentes formatos, incluindo textos, vídeos, sonoridades e fotografias. |
| Atualidades em Ciência Política: Política e Opinião Pública | Apresenta e discute as teorias acerca da temática da opinião pública e análise de conjuntura no mundo contemporâneo. |
| Atualidades em Sociologia: Vulnerabilidade Social e Violências | Estuda o fenômeno da vulnerabilidade social em suas múltiplas dimensões. Discute os processos de violência e criminalização da pobreza. Problematiza as novas configurações da divisão sexual e racial do trabalho. |
| Atualidades em Ciências Sociais: Processos de Inteligência Artificial (PI) | Desenvolve projetos integradores que articulem os componentes curriculares a partir dos objetos do conhecimento do módulo, oferecendo subsídios teórico-práticos para a elaboração do trabalho científico. |
| Teologia e Sociedade | Reflete sobre a pessoa humana, na complexidade de suas relações, em vista do desenvolvimento de uma ecologia integral e da prática da cultura do diálogo. Propõe uma ação de extensão, em diálogo com as diversas áreas do conhecimento, a fim de sensibilizar o aluno a ser agente de transformação da realidade. |
| Trabalho Científico: Atualidades em Ciências Sociais | Apresenta e discute os principais métodos e técnicas para elaboração e desenvolvimento de trabalho científico acerca de Temas de Ciências Sociais a partir do projeto integrador do módulo. |
| PF-Prática de Formação III | Constituem atividades eletivas, de naturezas diversas, que abrangem a inserção do aluno ao meio universitário, a ampliação do seu repertório cultural e a transição ao mundo do trabalho, contribuindo com a formação integral, com o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da interdisciplinaridade e da flexibilidade de conteúdo. |








