Administração – Comércio Exterior

foto-curso-adm-comex

  • Turno \ Duração Matutino - 8 Semestres
    Noturno - 8 Semestres
  • Campus Campus I
  • Carga Horária 3020 horas
  • ReconhecimentoDECRETO FEDERAL nº 69698 - 3/12/1971 - D.O.U.: 8/12/1971 PORTARIA Nº 271 - 3/4/2017 - D.O.U.: 4/4/2017

Sobre o Curso

Transformações crescentes na sociedade têm exigido de seus cidadãos, de modo geral, mais responsabilidade social, foco em sustentabilidade e equidade social. Mudanças rápidas nas organizações, decorrentes de inúmeras e constantes inovações tecnológicas, têm exigido de seus administradores, de modo específico, novos e efetivos modelos de gestão. Contribuir para as organizações alcançarem novos patamares de eficiência e eficácia que levem à melhoria da qualidade de vida das pessoas e da sociedade é objetivo primordial da ciência da Administração. Portanto, a fim de alinhar-se a esta realidade, a proposta pedagógica do curso de Administração da PUC Campinas, baseada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, tem focalizado, para além dos fundamentos e modelos teóricos de gestão, no desenvolvimento de um perfil que permita ao seu egresso ser reconhecido como um administrador cidadão e profissional com sólida formação técnico-científica, ética e humana, apto a empreender com autonomia suas competências nas áreas de formação da administração, assegurando a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Perfil do Egresso

Transformações crescentes na sociedade têm exigido de seus cidadãos, de modo geral, mais responsabilidade social, foco em sustentabilidade e equidade social. Mudanças rápidas nas organizações, decorrentes de inúmeras e constantes inovações tecnológicas, têm exigido de seus administradores, de modo específico, novos e efetivos modelos de gestão. Contribuir para as organizações alcançarem novos patamares de eficiência e eficácia que levem à melhoria da qualidade de vida das pessoas e da sociedade é objetivo primordial da ciência da Administração. Portanto, a fim de alinhar-se a esta realidade, a proposta pedagógica do curso de Administração da PUC Campinas, baseada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, tem focalizado, para além dos fundamentos e modelos teóricos de gestão, no desenvolvimento de um perfil que permita ao seu egresso ser reconhecido como um administrador cidadão e profissional com sólida formação técnico-científica, ética e humana, apto a empreender com autonomia suas competências nas áreas de formação da administração, assegurando a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Recursos

As aulas acontecem nos mais diversos espaços pedagógicos a fim de propiciar um rico ambiente de aprendizagem. São utilizadas salas de aulas equipadas com equipamentos de multimídia, biblioteca, laboratório de informática e de práticas gerenciais, onde o aluno pode desenvolver habilidades e atitudes de gestão além dos conhecimentos necessários a sua boa prática. São utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, além de jogos on-line de simulação empresarial.

Visitas a empresas, aeroporto de Viracopos e Porto de Santos também são atividades pedagógicas que acontecem durante o curso.

Mercado de Trabalho

A economia globalizada estimula as atividades de comércio exterior, exigindo das empresas atenção especial junto ao mercado externo. Seja para encontrar novos mercados consumidores ou encontrar fornecedores mais adequados as necessidades das empresas. Por esse motivo, têm surgido inúmeras oportunidades no campo de atuação profissional nas áreas de administração, comercial, jurídica, diplomática, entre outras.  À medida que as empresas se internacionalizam, aumenta a procura por esse perfil profissional para atuar diretamente nos processos de importação e exportação e, também nas áreas comerciais voltadas ao mercado externo. Pois, ele desenvolve habilidades para trabalhar com diferentes culturas e responsabilidades por toda a parte burocrática e documental, necessária para a efetivação dos tramites de importação e exportação. Além de tomar ou apoiar decisões sobre a melhor forma de receber e entregar produtos/serviços dentro e fora do país. No setor comercial, atuam aqueles que vão buscar o cliente no exterior ou ainda no setor de suprimentos/compras na busca de fornecedores internacionais. O domínio de idiomas, como inglês e espanhol, coloca o profissional em vantagem, bem como a atualização em relação a assuntos mundiais. Os salários podem variar de acordo com a responsabilidade agregada a cada profissional e com o volume de operações internacionais da empresa.

Avaliação

  • Ministério da Educação - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO
    Conceito: 3
    Ano: 2015
  • Ministério da Educação - CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO
    Conceito: 3
    Ano: 2015