Neste sábado (23/06), das 8h às 17h, os apreciadores de comidas típicas, doces caseiros e artesanato terão uma opção a mais de diversão. Os moradores do bairro Carlos Gomes em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas realizam a Feira Cultural Carlos Gomes, na Estação Carlos Gomes (parada da Maria Fumaça). O evento conta ainda com a colaboração do Departamento de Turismo da Secretaria de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Campinas, Restaurante Prosa Caipira e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Na Feira, os moradores farão exposição e venda de artesanato, doces, salgados e laticínios produzidos na região. Além de haver música, jogos e brincadeiras. Aqueles que desejarem chegar ao bairro utilizando como meio de transporte a Maria Fumaça terão desconto na passagem. O objetivo da Feira é divulgar o potencial produtivo dos moradores da região e promover o resgate histórico do local.

A PUC-Campinas, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, desde 2002 desenvolve o projeto de extensão que busca promover a integração entre a Universidade e a sociedade, com base nas necessidades das comunidades onde atua. Um dos primeiros locais escolhidos para atuar foi a região do Bairro Carlos Gomes, situada a 30 quilômetros do centro de Campinas, no limite com Jaguariúna e reúne cerca de 5 mil moradores.

Baseado em atividades já existentes na região, o Programa implementou alternativas para a geração de renda para a população local, desenvolvendo projetos de capacitação profissional da comunidade e incentivando a comercialização de produtos e serviços com identidade cultural própria da região.

Com um patrimônio arquitetônico de grande importância histórica, a região guarda as marcas da época em que a agricultura cafeeira foi a principal atividade econômica no Estado de São Paulo. As quatro estações ferroviárias (Carlos Gomes, Desembargador Furtado, Pedro Américo e Tanquinhos), juntamente com os vários casarões das antigas fazendas, a Capela Santa Rita do Mato dentro e o cemitério onde foram enterrados os soldados da Revolução de 32, são exemplos disso.

O Projeto Restaurante Prosa Caipira, inaugurado em dezembro de 2005, foi idealizado a partir desse contexto, como proposta de turismo auto-sustentável, responsabilidade social e ambiental, para estimular um novo ciclo de desenvolvimento local.

Serviço:
Feira Cultural Carlos Gomes