Feira de Estágios atrai milhares de estudantes e amplia número de empresas e vagas

Empresas participantes estão propondo novas parcerias e integração com diversos cursos

Cerca de 10 mil estudantes visitaram a Feira de Estágios da PUC-Campinas realizada dia 28 de agosto no Campus I da Universidade. O evento, em sua sexta edição, ofereceu quase 2 mil vagas em empresas da região e teve 38 expositoras, que divulgaram para os estudantes como funcionam seus processos de seleção. Outras realizaram entrevistas na própria Universidade, recrutando estudantes durante a mostra.

Em 2018, foram 500 vagas oferecidas e 20 empresas montaram seus stands. Neste ano o número de empresas quase dobrou e foram oferecidas quatro vezes mais vagas. Foram realizadas 24 palestras, cinco oficinas e cinco programas de seleção, com 800 inscritos nas palestras, 250 nas oficinas e 300 nas seleções. Mais de mil currículos foram cadastrados por e-mail.

Segundo a Professora Rose Bars, Coordenadora do Programa de Estágios da PUC-Campinas, a ampliação dos participantes é sinal de reconhecimento da qualidade de ensino e pesquisa da PUC-Campinas por parte das empresas. “Elas constataram que nossos estudantes têm currículos exemplares e demonstram em seus programas de estágio as competências, responsabilidade e postura que elas buscam. Isso criou um laço que não desmancha mais”, disse.

A coordenadora diz que as empresas participantes demonstraram interesse não só de continuarem participando, como também estão propondo novas parcerias de integração com diversos cursos. Atualmente, 45% dos estudantes de graduação da Universidade fazem estágios remunerados.

Praticidade

A estudante de Estudos Literários da Unicamp Mônica Beatriz Guidi gostou da experiência. “Eu acho muito prático e, como não sabia bem por onde começar, aqui é bom porque posso ir de stand em stand e conhecer as empresas nas quais eu mais me encaixo”, disse.

Vitor Felício de Camargo, estudante de primeiro ano de Administração – Marketing e Inovação da PUC-Campinas, também visitou o espaço. “É muito positivo, pois a gente pode ver onde precisa melhorar para participar de um recrutamento”, disse.

Geovana Beletati, estudante de Comércio Exterior, também na PUC-Campinas, participou da Feira de Estágios do ano passado e foi recrutada. Neste ano ela já voltou representando a empresa no evento. “No ano passado fui direto ao stand da empresa em que estou, onde já tinha muita vontade de trabalhar, e fui muito bem recebida, me explicaram direitinho como deveria fazer para participar dos processos seletivos. Eu já tinha participado antes, em vagas pontuais, e não tinha conseguido. Com a orientação que recebi, acabei selecionada”, disse.

Juliana Rasteiro Silva, coordenadora de RH da Deloitte, disse que o contato com os estudantes é importante para a empresa, que já participou de outras edições na Universidade. “Temos muitos estagiários da PUC-Campinas e também profissionais formados aqui contratados pela empresa. Sempre fazemos um balanço depois da feira e o retorno é muito grande”, afirma.

Clique aqui para ver galeria de fotos.

Marcelo Andriotti
29 de agosto de 2019