Manacás é inaugurado com perspectiva de inovação no processo de aprendizagem

Ambiente traz ferramentas e infraestrutura para revolucionar ensino, com base em tendências e objetivo de potencializar processo de aprendizagem

A PUC-Campinas lançou, nesta quinta-feira (7), um passo importante para o futuro da Universidade. O Manacás é um ambiente que utiliza tecnologias híbridas e experiências educativas de caráter inovador na formação de professores da rede de Ensino Básico e Superior e de estudantes das licenciaturas e dos bacharelados. Ele reúne infraestrutura, ferramentas e possibilidades para que esses professores possam trabalhar novas formas de ensino com os estudantes.

O evento de inauguração contou com a presença do Arcebispo Metropolitano e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom João Inácio Müller; o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; o Cardeal e Prefeito do Dicastério para Cultura e Educação da Santa Sé, José Tolentino Calaça de Mendonça, o Vice-Reitor da Universidade, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; autoridades, Pró-Reitores, Decanos, Diretores, professores, e responsáveis técnicos pelo espaço.

Antes, o Cardeal participou da abertura do Clóquio, realizado no Auditório do Campus I. Clique aqui para saber mais

A cerimônia teve o descerramento da placa com a bênção do local e, em seguida, o plantio de uma árvore, como lembrete constante de compromisso da Universidade em promover a Educação Integral e o desenvolvimento sustentável, com o lema “Crescer, Florescer e Transformar”.

O Reitor da Universidade ressaltou a importância de se pensar no futuro e do olhar da Universidade para a inovação. “Queria agradecer todo o trabalho feito pelos arquitetos na concepção do espaço e equipes que participaram desse processo. É a criação de um programa que foi concebido, conjuntamente, pela Pró-Reitoria de Graduação e a Pró-Reitoria de Inovação. O Manacás é também um espaço aberto para parcerias e vivências com outras instituições irmãs, escolas públicas e todos aqueles que querem se aventurar nesse projeto, que visa desenvolver tecnologias como meio para melhorar estratégias de ensino e aprendizagem”, comentou o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

Inovação no ensino

O Prof. Dr. Victor Kraide Corte Real, gerente do Manacás, fez questão de agradecer o apoio de todos, o envolvimento dos Pró-Reitores e equipe diretamente envolvida na criação do espaço: o Prof. Me. Alexandre Monteiro da Silva; o Prof. Me. César da Silva Peixoto; a Profa. Dra. Fernanda Taxa; e o Prof. Me. Paulo Henrique Nascimento Kielwagen, e falou sobre o ambiente recém-inaugurado.

“Entre muitos recursos, no espaço acoplado à sala de multipráticas, há uma arena: um palco redondo com uma arquibancada para o desenvolvimento de palestras e apresentações.  Ele pode ser integrado, para funcionar junto ou de forma independente”, comenta o Prof. Dr. Victor Kraide Corte Real, gerente do Manacás.

Localizado no prédio H10, no Campus I, o laboratório terá três áreas principais: a primeira delas é um espaço de convivência, que terá acesso livre de toda a comunidade acadêmica. O objetivo é que estudantes, professores e toda a comunidade da PUC-Campinas se sintam acolhidos para estudar, desenvolver projetos e realizar reuniões.

Outro setor será uma ala multipráticas, que terá flexibilidade para se transformar em ambientes diversos, de acordo com a demanda. Ela será formada por mesas que, juntas, formam octógonos, com estrutura completa para as aulas, para que os docentes possam desenvolver atividades acadêmicas e pedagógicas dedicadas à licenciatura e ao bacharelado. E com um ponto bastante importante: também será espaço para capacitação de professores da rede pública da educação básica.

O Manacás terá, também, salas para reuniões, um ambiente para realidade virtual, com uso de óculos, além de um local amplo que levará o nome de Cave, que será um espaço de projeções 360 graus.

“Os professores das escolas públicas e privadas poderão estar aqui conosco desenvolvendo atividades e eventos que tenham como finalidade a educação. É um compromisso da Universidade, de acordo com sua missão institucional, prestar um serviço em prol da educação”, acrescenta o gerente do Manacás.

Escolha do nome

O nome Manacás foi escolhido em razão da árvore Manacá da Serra, típica da região Sudeste. Ela possui uma flor que nasce em um tom claro de lilás e, com o passar do tempo, muda e fica em tom rosa marcante. Esse processo de florescimento foi inspiração para o nome, acompanhado de três palavras-chave: crescer, florescer e transformar, que são também a síntese do que busca o ambiente lançado pela PUC-Campinas. “Para que o local possa proporcionar um movimento de crescimento, de florescimento, e, também, o processo do crescer e transformar, de acordo com questões relacionadas à inovação e à tecnologia”, completou o professor.

Confira mais no vídeo:

Veja mais fotos da inauguração:

Carlos Giacomeli
7 de março de 2024