Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Domingo da Páscoa

Jesus Cristo Ressuscitou. Aleluia! A Vida venceu a morte. Aleluia!

Na madrugada e manhã do domingo, dia 16 de abril, as Comunidades da Arquidiocese de Campinas celebram a Missa da Páscoa na Ressurreição do Senhor, com Procissões e Missas. Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano, preside a Missa das 09h30 na Catedral Nossa Senhora da Conceição.

A programação da Semana Santa das Paróquias está disponível no site da Arquidiocese de Campinas, www.arquidiocesecampinas.com ou pode ser acessada clicando aqui.

Na manhã do primeiro dia da semana, ainda escuro, Maria Madalena encontrou o sepulcro vazio. É o primeiro dia da semana, o início de uma nova era, de um novo tempo, uma nova realidade, onde se cumpre plenamente o projeto do Pai. A Comunidade dos discípulos de Jesus estava perdida, desamparada, acreditando que a morte havia triunfado e, por isso, foram procurá-lo no sepulcro. Pela lógica do mundo, tudo estava acabado, Jesus havia fracassado, pois a sua entrega em favor dos pobres e excluídos o levaram à morte, à derrota. A Ressurreição prova que a vitória sobre a morte é resultado de uma vida vivida no amor e na fraternidade.

Começa agora, na Igreja, o Tempo Pascal, cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo. Somos chamados a celebrar esse Tempo “com alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa” (Diretório Litúrgico CNBB).



Silvia Perez de Freitas
12 de abril de 2017