Docente da PUC-Campinas é palestrante em congresso sobre sustentabilidade e empreendedorismo na Amazônia

Evento acontece de 12 a 14 de setembro na Faculdade Católica de Rondônia

A Profa. Dra. Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon, da Faculdade de Teologia da PUC-Campinas, será palestrante do “I Congresso Interdisciplinar Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia: rumos para uma realidade humanística”, que acontece de 12 a 14 de setembro, na Faculdade Católica de Rondônia.

O evento interdisciplinar articula saberes da Teologia, Filosofia e Administração. O objetivo principal, a partir de reflexões humanísticas, é verificar implicações decorrentes de discursos sobre o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo na Amazônia.

O congresso traz um debate na busca por compreender conflitos e impactos para a sustentabilidade e que são decorrentes de interesses políticos do capitalismo, sejam no âmbito emocional, cultural ou religioso e socioeconômico das populações nas regiões rurais e ribeirinhas, especialmente, as amazônicas. No evento serão tratados temas de impacto na Amazônia, onde no desempenho geral de ESG (Environmental, Social and Governance) verificou-se que, embora mais capacitadas, há ainda a ausência de mulheres na gestão de estruturas hierárquicas, incluindo as religiosas, onde são a maioria.

A docente da PUC-Campinas relembra que o convite partiu de um ex-aluno. “Fui convidada pelo responsável do evento, o Prof. Dr. Renato Fernandes Caetano, nosso ex-aluno no curso de Teologia, de Porto Velho, nos anos de 2007/2011. Nós ministrávamos aulas no Seminário João XXIII, no projeto entre PUC-Campinas e Faculdade Católica de Rondônia, e o convite veio em decorrência da minha pesquisa de doutorado realizada com mulheres católicas ribeirinhas, em Porto Velho, o qual teve como tema as Relações de Poder e Gênero após o Concílio Vaticano II, com análise do trabalho das mulheres nas comunidades e pastorais de Rondônia”, explica a professora.

O tema da conferência de encerramento ministrada por ela será “Sustentabilidade e Gênero: Rumos Humanísticos”, em que serão abordados aspectos como preconceitos, discriminações e interferências teológicas e sócio-político-ambientais que impactam no desenvolvimento da humanidade.

Carlos Giacomeli
13 de setembro de 2023