Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Design em Moda promove workshop de tingimento têxtil

O evento foi realizado no Laboratório de Solos do Campus I

O Curso de Design em Moda da PUC-Campinas promoveu, na manhã de terça-feira (24), um workshop de Tingimento Têxtil. O objetivo foi trazer aos alunos não só as técnicas e melhores práticas relacionadas aos processos de tingimentos de tecidos, como mostrar novidades e práticas sustentáveis relacionadas ao setor.

O evento, realizado no Laboratório de Solos do Campus I, foi coordenado pela Profa. Me. Roseana Sathler Portes Pereira, diretora do Curso de Moda. “A oficina trata de uma etapa importante da curricularização da extensão do componente curricular Projeto Integrador, do Módulo II do curso Design de Moda, que acontece em parceria com a empresa Corantes Guarany. O objetivo da atividade é que os estudantes aprendam diferentes técnicas e formas de uso de corantes no tingimento têxtil e de aviamentos para aplicarem em um projeto de criação de moda conceitual”, disse.

A especialista Roseli Madalozzo, que realizou o workshop, é designer de moda e consultora da Guarany, empresa especializada no desenvolvimento de produtos para artesanato e tingimento industrial, corantes e auxiliares, entre outros segmentos.

Ela explicou que a divulgação das técnicas é uma forma de garantir sustentabilidade, ensinando como usar corretamente os produtos, evitando agressões ao meio ambiente. Esse trabalho é realizado especialmente com estudantes de moda, que serão os criadores e que vão ditar as tendências e conduzir a produção diretamente com o mercado fabril de moda.

Além desse workshop, a empresa também desenvolve cursos livres a pedido das universidades e mantém um ateliê que pode receber estudantes e profissionais para treinamentos e oficinas, com possibilidade de parcerias e aproximação com outras áreas da Universidade, além do Curso de Moda. Ao final do semestre, a equipe Corantes Guarany participará da banca avaliadora dos projetos dos estudantes.



Marcelo Andriotti
25 de outubro de 2023