Da redução de riscos à qualidade dos resultados: entenda a importância do Gerenciamento de Projetos nas organizações

Atividade vem ganhando força nas empresas, sobretudo em meio às transformações digitais

A ausência de planejamento, coordenação, comunicação e engajamento é, sem dúvidas, um dos elementos-chave para o insucesso de qualquer projeto: desde os mais simples, como programar uma viagem de férias com a família, até os mais complexos, como elaborar um novo produto ou serviço para o mercado.

No contexto das organizações, sobretudo diante das inúmeras transformações digitais, errar ou negligenciar esse processo pode gerar uma série de consequências: perda de credibilidade junto aos clientes, dados à imagem, prejuízos financeiros, entre outras. Por essa razão, empresas têm apostado em profissionais com competências para o gerenciamento de projetos.

Gerenciar projetos compreende a aplicação de conhecimentos, técnicas e habilidades na criação de atividades para atingir determinados objetivos. É uma metodologia que permite transformar estratégias em resultados, especialmente no mundo dos negócios. Para que isso aconteça, uma série de etapas precisa ser cumprida: análise de importância e efetividade; estabelecimento de prazos; disposição dos recursos humanos, financeiros e instrumentais necessários; distribuição e organização das tarefas; revisão e adequação de processos etc.

Esse conjunto de boas práticas, que envolve diversas áreas dentro das empresas, é considerado fundamental para reduzir riscos, uma vez que assegura o controle das etapas preestabelecidas. O gerenciamento apropriado orienta a execução eficiente das tarefas, permitindo otimização de recursos e alcance dos resultados esperados.

Como adquirir competências nessa área?

O PMI (Project Management Institute), entidade que propaga as melhores práticas da atividade, é responsável pelo PMBOK (Project Management Body Of Knowledge), um guia elaborado para a gestão de projetos.

O conhecimento da ferramenta é essencial para profissionais que pretendem atuar nesta área. As abordagens ágeis e híbridas de gestão de projetos também compõem o conjunto de técnicas necessárias à execução dessa atividade, em especial quando se busca a integração dos projetos e o atendimento às exigências dos consumidores.

Todo esse conteúdo está disponível na Pós-Graduação EAD em Gerenciamento de Projetos da PUC-Campinas, concebida em quatro blocos temáticos: gestão de projetos nas organizações; gestão de projetos (método preditivo); gestão de projetos (método ágil); e gestão de pessoas. O curso é 100% on-line, com duração de 12 meses, e estruturado por modelos de aprendizagem flexíveis, ativos e conectados. Assim, permite acesso às atividades nos horários e locais desejados pelos estudantes. (Clique e saiba mais sobre a especialização)

Conheça a Educação Digital da PUC-Campinas.

Vinícius Purgato
9 de maio de 2022