Curso de Artes Visuais realiza oficinas com a comunidade da Escola Estadual Bernardo Caro

Estudantes da PUC-Campinas engajam alunos, pais e mestres em diferentes vertentes artísticas, como pintura, música, teatro e fotografia

Oficinas de Desenho, Pintura, Gravura, Escultura, Fotografia, Animação, Teatro e Música fizeram parte de um dia feliz na comunidade da Escola Estadual Bernardo Caro, na Vila Olímpia. Orientados pelo Padre Antônio Alves, da Paróquia do Jardim São Marcos, e pelo corpo docente do curso, os estudantes de Artes Visuais da PUC-Campinas promoveram atividades interativas para alunos de todas as idades, além dos pais e professores, que também participaram das oficinas.

A ação faz parte da disciplina de Projeto Integrador, que busca levar o conhecimento produzido durante as aulas para além da Universidade. Nesse semestre, a partir dos temas “Artes e Direitos Humanos” e “Produção Cultural e Economia Criativa”, os estudantes do segundo e terceiro módulo do curso foram os protagonistas da criação do projeto.

Para o Prof. Dr. André Olzon, a integração é essencial para a formação humana e profissional dos estudantes. “É o 4º semestre que o curso de Artes Visuais coloca em prática ações de extensão que atendem o projeto pedagógico e as diretrizes estabelecidas pelo MEC. Percebemos que, a cada semestre, tanto os estudantes quanto o corpo docente avançam nas interlocuções com os parceiros externos”, assegura o professor.

A ação contou com uma importante colaboração do Padre Antônio Alves, que atua em uma das paróquias da Vila Olímpia. Ciente das necessidades da comunidade, ele descreve a importância do projeto para as crianças.  “Isso pode inspirá-los a querer ingressar na Universidade e ter uma profissão, buscando algo além da sua realidade difícil e sofrida”, comenta o Padre Antônio.

Quem abriu as portas da escola Bernardo Caro vê os benefícios que a ação trouxe aos seus alunos. “O contato com a arte proporciona conhecimento e abertura de horizontes, pois desperta neles a curiosidade. As diversas formas de expressão artística permitem a liberdade tanto cognitiva quanto emocional, e, ‘pra’ eles, isso é muito rico”, afirma a diretora do centro educacional, Caroline Martins.

Beatriz Candiotti

sob supervisão do Dcom