Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Conheça as possibilidades de financiamento estudantil, descontos e bolsas da PUC-Campinas

Financiamento possibilita que o Curso de Graduação seja pago no dobro do tempo de sua duração

A PUC-Campinas oferece opções de financiamento estudantil, descontos e bolsas de estudo para alunos de Cursos de Graduação e Pós-Graduação. São vários benefícios para estimular o aluno a estudar em uma Instituição de Ensino reconhecida por sua qualidade e tradição.

Licenciatura

Todos os alunos dos Cursos de Licenciatura tem descontos concedidos, na mensalidade, com percentuais diferenciados.

Irmãos

Alunos de Cursos de Graduação, regularmente matriculados e frequentando, que tenham irmãos também em Cursos de Graduação, nas mesmas condições, tem desconto de 5% (cinco por cento) concedido a cada irmão, em razão do vínculo familiar. O desconto é condicionado ao pagamento da parcela da anuidade até a data de vencimento (5º dia útil de cada mês).

Prouni

Benefício vinculado ao Programa Universidade para Todos, cujos critérios e procedimentos de seleção de candidatos e manutenção do benefício estão previstos na Lei no 11.096/2005, no Decreto no 5.493/2005 e na regulamentação expedida pelo Ministério da Educação disponível no site http://prouni.mec.gov.br/.

Vestibular Social

Estudantes classificados no Processo Seletivo Social oferecido pela Universidade têm condições especiais que obedecem aos critérios e procedimentos de seleção e manutenção do benefício de acordo com as normas internas e os Editais do Processo de Seleção, divulgados anualmente no site da Universidade.

Bolsa Extensão

É um benefício que visa estimular a participação de alunos, dos Cursos de Graduação, na execução de Planos de Trabalho de Extensão. Os processos de seleção, acompanhamento e avaliação dos bolsistas são feitos com base no Regulamento dos Planos de Trabalho de Extensão de Alunos e nos Editais específicos, disponíveis na página da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT) no site da Universidade.

Escola da Família

Benefício vinculado ao Programa Escola da Família, destinado a alunos matriculados na Universidade, egressos da rede pública estadual, em atuação, nos finais de semana, na qualidade de bolsistas, em atividades socioeducativas que contemplem temáticas diversas, tais como: Saúde, Qualificação Profissional, Cultura e Esportes, Artes etc. e outras emergentes nas realidades específicas das unidades escolares da rede pública estadual. O programa é regulamentado por meio do Termo de Convênio com o Governo Estadual – FDE nº 54/00243/12/06. A gestão de vagas, a classificação, a seleção e o encaminhamento dos bolsistas às unidades escolares são realizados pelas Diretorias de Ensino de Campinas (Leste e Oeste). As atividades realizadas pelos bolsistas são acompanhadas pelos Educadores Profissionais presentes nas escolas. O link de acesso às informações básicas sobre o benefício é: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/Subpages/bolsa_universidade.html. Concessão de bolsa na mensalidade.

Estudantes Estrangeiros

A PUC-Campinas apoia e é parceira do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), administrado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Educação, concedendo vagas em cursos da graduação. Para mais informações sobre o Programa, consulte o site da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores. Concessão de bolsa na mensalidade.

Intercâmbio

O Programa de Intercâmbio – Modalidade Acolhida tem por objetivo possibilitar a estudantes regularmente matriculados em Instituições de Ensino nacionais e estrangeiras, que mantêm Acordo de Cooperação com a PUC-Campinas, o desenvolvimento de atividades acadêmicas na Universidade, conforme Plano de Estudos aprovado. Fazem parte desse Programa as IES Parceiras e Aluno Especial. Concessão de Bolsa Integral.

Iniciação Científica

O Fundo de Apoio à Iniciação Científica (FAPIC/Reitoria) é programa mantido pela Reitoria da PUC-Campinas, com os mesmos objetivos das bolsas de Iniciação Científica do CNPq, disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) no site da Universidade.

Monitoria

Monitoria é a atividade discente, de âmbito acadêmico, alicerçada em projeto específico, que visa à dinamização do processo de ensino e de aprendizagem, propiciando condições de aprofundamento teórico e desenvolvimento de habilidades relacionadas à docência por parte do aluno-monitor. O desconto é concedido nas mensalidades e é destinado ao aluno que atua como monitor somente a partir do 3º período, conforme disciplinado em Resolução Normativa.

Programa de Educação Tutorial

Benefício vinculado ao Programa de Educação Tutorial – PET –, desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da dissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.  Os cursos que possuem este benefício são Arquitetura e Urbanismo, Biologia e Enfermagem. As normas, os Editais e as orientações básicas sobre o Programa estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Graduação no site da Universidade.

Pós-Graduação Stricto Sensu

BOLSA CAPES/PROSUP – Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior Particulares: tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos por Instituições Particulares de Ensino Superior, contribuindo para a formação e manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, imprescindíveis ao desenvolvimento do País; apoia as instituições com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo (mestrado e doutorado) para manutenção do aluno e taxas escolares. É regulamentada pela Portaria CAPES 181/2012, disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no Portal PUC-Campinas, site da Universidade.

BOLSA CNPq (Mestrado e Doutorado): tem como finalidade apoiar a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e apoia com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo, tanto para manutenção do aluno quanto para cobrir parte das taxas escolares; o repasse das taxas escolares é feito diretamente às instituições privadas sem fins lucrativos, exclusivamente para os cursos com conceito superior. (Resolução Normativa CNPq nº 017/2006), disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no Portal PUC-Campinas.

DESCONTO “STRICTO SENSU”: a Reitoria, como contrapartida institucional, concede 50% (cinquenta por cento) de bolsas de estudo aos alunos de todos os seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu que, embora tenham sido aprovados no Processo Seletivo de Ingresso, não obtiveram bolsas provenientes das agências federais – CAPES e CNPq –, por insuficiência de cotas disponibilizadas por essas agências à PUC-Campinas; concede, também, o benefício àqueles que tenham obtido bolsa proveniente da agência estadual FAPESP. Informação na página de cada Programa.



Silvia Perez de Freitas
5 de novembro de 2018