Concluintes de 16 Cursos devem realizar cadastro para Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Questionário também deve ser respondido até o dia 21 de novembro, no site do Inep; situação irregular impede colação de grau

Alunos concluintes de 16 Cursos da PUC-Campinas – Arquitetura e Urbanismo, Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Odontologia – devem realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em 2019. Para isso, é necessário fazer cadastro e preencher questionário no site do Inep até 21 de novembro.

As provas, que serão aplicadas no dia 24 de novembro, buscam avaliar o rendimento dos alunos concluintes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares de cada curso, o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao aprofundamento da formação profissional, além do nível de atualização sobre a realidade brasileira e mundial. O teste é composto por dez questões de formação geral e trinta de componente específico.

A boa realização do exame, além de fundamental ao estudante – que não poderá colar grau em caso de não comparecimento ou situação irregular –, garante uma avaliação positiva do diploma perante o mercado de trabalho, uma vez que o resultado tem por objetivo mensurar a qualidade da Educação Superior. O baixo desempenho, por sua vez, acarretará, ainda que indiretamente, em consequências negativas à formação dos profissionais.

Para o Pró-Reitor de Graduação da PUC-Campinas, Prof. Me. Paulo Moacir Godoy Pozzebon, o exame não deve ser visto como obrigação, mas sim como oportunidade. “Primeiramente, é uma chance de avaliar sua formação e seu próprio desempenho, realizando uma prova de âmbito nacional e comparando os resultados com formandos de todo o país. Uma boa nota garante a valorização do currículo profissional, pois será observada em concursos, processos seletivos e por empresas contratantes”, afirmou.

Após o cadastro, a ser realizado no site http://enade.inep.gov.br/enade/#!/cadastrarEstudante, os alunos devem responder ao questionário e acompanhar a situação de suas inscrições, como a consulta do local de prova e a conferência do resultado individual.

Vinícius Purgato
3 de outubro de 2019