Comissão Própria de Avaliação funciona na PUC-Campinas desde 2004

O objetivo é manter um processo contínuo de análises internas

Desde 2004, a PUC-Campinas mantém a sua CPA. Ela foi instituída por uma Lei Federal que determinou que cada instituição de ensino superior deveria constituir sua comissão. O objetivo é manter um processo contínuo de análises internas visando à melhoria de qualidade em todos os seus níveis e serviços prestados.

A comissão deve ter assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada. Por isso, é vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos e ela deve ter atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

A CPA da PUC-Campinas foi criada pelo Conselho Universitário seguindo essas normas. Está regulamentada em norma específica e tem a seguinte composição: quatro membros do Corpo Docente, três membros do Corpo Técnico-Administrativo, dois membros do Corpo Discente e dois membros da sociedade civil organizada.

Cabe à comissão a coordenação dos processos internos de avaliação institucional, a sistematização e prestação de informações relativas à avaliação institucional solicitadas pelo MEC/INEP, bem como o planejamento e acompanhamento das avaliações externas promovidas pelo MEC/INEP. Uma de suas principais atividades é a realizada pelo Proavi (Programa de Autoavaliação Institucional).

Marcelo Andriotti
1 de março de 2024