PUC-Campinas assina convênio de cooperação com o Exército

Universidade e Exército atuarão em parceria nos campos científico, tecnológico e da inovação

A PUC-Campinas formalizou, na tarde dessa quinta-feira (02/05), um convênio com o Exército Brasileiro para promover a cooperação mútua nos campos científico, tecnológico e da inovação, por meio da transferência de conhecimentos. A assinatura aconteceu no Espaço Mescla do Campus I, com a presença do Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, de pró-reitores, decanos, diretores e da Dra. Diane Teo de Moraes, Gerente de Inovação da PUC-Campinas.

Representando o Exército, estiveram no evento o General Sinclair James Mayer, Chefe do Escritório de Ligação do Sistema Defesa, Indústria e Academia (Sisdia), em Campinas; o General de Brigada Santiago Cesar França Budó, Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Campinas; e o Coronel Edson Bellini Chiavegatto. Também participaram representantes de empresas parceiras da Universidade em pesquisas e projetos.

O Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior abriu o evento ressaltando a importância da criação do vínculo entre a Universidade e o Exército. “A história da PUC-Campinas e do Exército, em especial por causa da Escola de Cadetes, se desenvolveram em épocas próximas e marcam a história de Campinas. Nosso convênio é resultado de um longo percurso, de dois a três anos de negociações, e esperamos que tudo o que está proposto nele seja implementado”, disse.

Ele ressaltou que algumas áreas, como biotecnologia, tecnologias emergentes, cibersegurança e pós-graduações devem ser as primeiras a desenvolverem projetos em conjunto, envolvendo pesquisadores, professores e integrantes do exército que atuam nessas áreas.

O General Sinclair James Mayer também manifestou sua alegria em assinar o convênio e falou de sua ligação com a PUC-Campinas, onde cursou Engenharia nos anos 70.

“Estamos deslumbrados com as possibilidades dessa parceria, sabemos da tradição e da competência da PUC-Campinas em diversas áreas do conhecimento. O Exército, que é um dos precursores da área de engenharia no país desde a época do Brasil colônia, também tem muito a oferecer. Temos laboratórios por todo o Brasil, que estarão à disposição dos pesquisadores. Também temos fábricas, em especial no setor químico, para a produção de nossos insumos, que desenvolvem pesquisas. E a inovação é essencial para as Forças Armadas. Temos, inclusive, agora, uma lista de prioridades nessa área, elaborada pelo Ministério da Defesa, que poderemos trabalhar por meio desse convênio”, disse.

Além das pesquisas conjuntas, o general também citou o apoio logístico que o Exército pode dar para pesquisadores, como algumas expedições realizadas recentemente a locais inóspitos e de difícil acesso por parte de pesquisadores da área de biologia que contaram com o auxílio e a estrutura do Exército.

Marcelo Andriotti
2 de maio de 2024