Mescla recebe evento de aproximação entre HIDS e Finep

Reunião apresentou o potencial do HIDS e também projetos da Finep para possível aliança

O Mescla, da PUC-Campinas, recebeu nesta terça-feira (30) um encontro entre empresários, membros do HIDS (Hub de Inovação e Desenvolvimento Sustentável) e a Finep, empresa pública financiadora de estudos e projetos, para a possibilidade de alinhar uma aliança entre as partes. A Finep é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e atua com fomento a essas áreas em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

O evento contou com a presença do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; Dr. Eduardo Gurgel do Amaral, Presidente da Fundação Fórum Campinas; Prof. Dr. Mariano Laplane, Coordenador do HIDS; Rodrigo Carvalho, Gerente do Departamento Regional do Sudeste da Finep; Márcio Yoshihiro Ikegami, consultor de Negócios da FInep; Mabel Alvarado, CEO da Alcance Consulting; Pró-Reitores e empresários do setor.

As apresentações foram abertas com a fala do Reitor da PUC-Campinas. O Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior agradeceu a presença de todos, falou sobre o Mescla e reforçou a importância da tríplice hélice (parceria de empresas, Universidade e de entes públicos). O Reitor reforçou ainda que o esforço de cada parte é fundamental para o fortalecimento do ecossistema.

Depois, foi apresentado ao Finep o projeto do HIDS, pelo coordenador Mariano Laplane e por Eduardo Gurgel do Amaral. Na sequência foi a vez de Márcio Yoshihiro Ikegami e Rodrigo Carvalho falaram pelo Inep, apresentando os programas de investimento.

Após as apresentações feitas, houve uma palestra de Mabel Alvarado, para falar de alianças estratégicas entre ICT’s e um debate com os presentes.

Carlos Giacomeli
2 de maio de 2024