Coletânea com textos de professores da Faculdade de Serviço Social será lançada no Campus I e em São Paulo

A coletânea Serviço Social e Interdisciplinaridade, que tem a participação de professores da Faculdade de Serviço Social da PUC-Campinas e convidados, será lançada pela Cortez Editora na Sala do Júri – Faculdade de Direito – CCHSA, no dia 25 de abril, às 19h30. O evento no Campus I é aberto ao público em geral. Posteriormente será lançada em São Paulo, em evento promovido pela editora na PUC-SP.

A coletânea é organizada pela Profa. Dra. Jeanete Liasch Martins de Sá, da PUC-Campinas, e conta com artigos da própria organizadora e dos Professores Antônio Joaquim Severino, Edna Maria Goulart Joazeiro, Jane Valente, Maria Virginia Righetti Fernandes Camilo (Diretora da Faculdade de Serviço Social), Camilla Marcondes Massaro e Fabiana Aparecida de Carvalho.

livro original foi lançado em 1989 e reeditado nove vezes. Foi referência nacional e fez parte da bibliografia de inúmeros concursos. A nova versão que será lançada é resultado da necessidade de se ampliarem os fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos sobre a interdisciplinaridade.

Além disso, as experiências apresentadas por professores e alunos referiam-se ao resultado do Curso de Especialização “Trabalhos Comunitários e Interdisciplinaridade”, promovido, na época, pela Faculdade de Serviço Social. Outras experiências relevantes e mais atuais despontavam no ensino, pesquisa e extensão. Isso, atrelado à insuficiência de produção relativa a essa temática, levou a editora a sugerir uma nova versão.

Na primeira edição, participaram duas professoras e alunas do Curso de Especialização “Trabalhos Comunitários e Interdisciplinaridade” da PUC, além do Professor Antônio Joaquim Severino, da USP, que também foi professor no Mestrado em Filosofia na Universidade.

Na nova coletânea, o Professor Severino foi convidado para atualizar a base filosófica da interdisciplinaridade. Foram convidadas também Edna Maria Goulart Joazeiro, ex-professora da Faculdade de Serviço Social, e Jane Valente, ex-secretária Municipal da Assistência Social e ex-aluna da Universidade.

As demais participantes são professoras que ainda atuam na PUC. Uma delas da Faculdade de Ciências Sociais −Camilla Marcondes Massaro − e as outras da Faculdade de Serviço Social: Jeanete Liasch Martins de Sá, Maria Virginia Righetti Fernandes Camilo, Diretora da Faculdade, e Fabiana Aparecida de Carvalho.

“A inter e a transdisciplinaridade são hoje requisitos básicos para a formação profissional do assistente social e sua intervenção, tendo em vista o compromisso ético da profissão com a liberdade, democracia, cidadania, justiça e igualdade social, dimensões essas carregadas de valores que perpassam as disciplinas”, diz a Professora Jeanete.

Marcelo Andriotti
8 de abril de 2019