Cesta básica em Campinas recuou 5,30% em 2023 segundo Observatório PUC-Campinas

Nos últimos meses do ano passado, entretanto, houve alta dos alimentos

O Observatório PUC-Campinas publica o custo da cesta básica e variações de preços na cidade de Campinas referente ao mês de dezembro e dados finais do ano de 2023. O trabalho é coordenado pelo Prof. Me. Pedro de Miranda Costa e começou a ser realizado mensalmente em setembro de 2022.

No mês de dezembro, a cesta apresentou valor de R$ 714.04, variando 1,18% em relação ao mês de novembro. Ela fecha 2023 com recuo de 5,30% em relação a 2022. Durante o ano houve ganho no poder de compra do trabalhador. No entanto, a cesta encerrou o ano passado com tendência de alta.

Clique aqui para ver estudo completo

Observa-se, ao longo de 2023, dois movimentos distintos. Até a metade do ano, uma tendência geral de baixa no valor da cesta básica. Vindo de uma tendência de alta ainda no final de 2022 (R$ 754 em dez/22), ela iniciou em janeiro de 2023 com o valor de R$ 756, que terminou sendo o maior valor verificado no ano.

Embora não de forma contínua, os valores recuaram até agosto. Houve oscilações pequenas até outubro, seguida então de altas importantes em novembro e dezembro. No ano de 2023 houve safra recorde de alimentos, que impactou para baixo os preços na metade do ano. No balanço geral do ano, a cesta apresentou recuo de 5,66%, o que representa ganho importante no poder de compra dos trabalhadores, principalmente os de menor renda.

No entanto, o ano que se encerrou com a cesta básica com tendência de alta. Embora não possam ser descartados novos recuos, a questão climática e a dependência de safras em 2024 que se aproximem das de 2023 indicam tendência de alta nos alimentos para 2024.

Marcelo Andriotti
12 de janeiro de 2024