CCA/ PROEXT da PUC-Campinas realiza o “Arte na Cidade”

Com uma programação diversificada de música e teatro, o Centro de Cultura e Arte (CCA), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da PUC-Campinas, realiza o “Arte na Cidade”, um evento que busca levar a produção cultural da Universidade para outros locais do município.

O “Arte na Cidade” vai apresentar os trabalhos realizados pelos grupos artísticos e profissionais do CCA, proporcionando o intercâmbio cultural com outros agentes culturais de Campinas e região.

A primeira apresentação do projeto acontece nesta quinta-feira, dia 28 de junho. Confira a agenda:

Apresentação no Shopping Parque das Bandeiras (Campinas)

28/06/18 (quinta), às 19h – Grupo de Música de Câmara

05/07/18 (quinta), às 19h – Grupo de Música de Câmara

12/08/18 (domingo), às 14h – Grupo de Música de Câmara

16/08/18 (quinta), às 19h – Grupo de Música Popular

Apresentação no Teatro Ralino Zambotto (Itatiba)

11/11/18 (domingo), às 19h – Grupo de Teatro (O Terceiro Sinal)

No repertório proposto para o primeiro dia de apresentação, estão músicas conhecidas e que fizeram grande sucesso junto ao público. O grupo vai apresentar versões pops especialmente arranjadas para formação de orquestra, incluindo instrumentos tidos tradicionalmente como populares, como a bateria e baixo elétrico.

Repertório

Arranjos:

Moisés Cantos

Sobre o Grupo

Música de câmara é o termo utilizado para formações de pequenos grupos de instrumentos ou vozes, com repertório de música erudita, que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio.

Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos. A palavra câmara indica que a música pode ser executada em salas pequenas, geralmente com uma atmosfera mais íntima. Nesta categoria geralmente não está incluída a música para instrumento solo, entretanto, é comum incluir obras para piano solo, dependendo da ambientação.

O Grupo de Música de Câmara do CCA foi fundado em 2006 e busca contribuir para o fomento da música erudita na Universidade através de formações instrumentais diversas. As formações podem ser integradas por alunos, funcionários e membros da comunidade externa em geral. O objetivo é formar grupos de música de câmara para o desenvolvimento pessoal de cada músico, permitindo o acesso a uma das maneiras mais representativas de fazer música em conjunto, na história da música universal. O trabalho é apoiado na pesquisa e na performance de cada grupo.

Serviço:

“Arte na Cidade”

Local: Shopping Parque das Bandeiras (Campinas)

Datas: 28/06/18 (quinta), às 19h – Grupo de Música de Câmara

05/07/18 (quinta), às 19h – Grupo de Música de Câmara

12/08/18 (domingo), às 14h – Grupo de Música de Câmara

16/08/18 (quinta), às 19h – Grupo de Música Popular

Local: Teatro Ralino Zambotto (Itatiba)

Data: 11/11/18 (domingo), às 19h – Grupo de Teatro (O Terceiro Sinal)

Entrada: Gratuita

Silvia Perez de Freitas